Sumário Resumo.........................................................................................3 Introdução................................................................................4 Capítulo 1 Gramática, vocabulário e fala: WhatsApp....................7 Capítulo 2 Gramática: Twitter.............................................................10 Capítulo 3 Compreensão Auditiva: LearnEnglish Podcasts......13 Capítulo 4 Escrita: Google Drive........................................................16 Capítulo 5 Fluência e Pronúncia: Talking Tom..............................19 Considerações finais..........................................................22
Resumo
Quer tornar sua aula de inglês mais interessante e moderna? Quer parar de disputar a atenção dos alunos com o celular? Neste livro, você conhecerá maneiras de conseguir tudo isso utilizando aplicativos. Veja o passo-a-passo de 5 atividades especialmente preparadas para deixar suas aulas mais divertidas e engajar mais seus alunos!
3
Introdução
Segundo pesquisa da Anatel, em março de 2014 o Brasil totalizou 273,58 milhões de celulares ativos. E, a cada nova geração, fica mais evidente o quão necessário esses dispositivos se tornaram na vida das pessoas. :: população x celulares
273,58 milhões
202,78
milhões
Fontes: Anatel e IBGE
4
Introdução
Hoje em dia, vemos pessoas cada vez mais jovens com celular, inclusive dentro das escolas. O professor, em sala, é constantemente exposto à presença desses aparelhos que acabam por distrair os alunos durante a aula. É natural que o professor, tendo tal experiência, se sinta intimidado pela presença do celular na sala de aula e reaja de forma negativa a ele. Por isso, quero trazer aqui algumas formas de tornar o aparelho um aliado ao invés de um inimigo. Dessa forma, podemos tornar a aula mais moderna, interessante e, ao mesmo tempo, satisfazer a necessidade que nossos alunos digitais têm de estar conectados ao celular o tempo todo. Que tal começar a adotar o m-learning você também?
Abreviação de mobile learning (aprendizagem móvel), ocorre quando a interação se dá por meio de dispositivos móveis, como celulares, ipods, laptops e tablets
5
Introdução :: Vantagens de usar
aplicativos nas aulas Conveniente O celular permite que o aluno interaja em qualquer lugar e a qualquer hora
Fácil Cada aluno pode usar seu próprio celular
Rápido de preparar Muitos aplicativos já têm exercícios prontos para serem usados
Motivante Os alunos podem usar a tecnologia que gostam e que já usam diariamente
1
2
3
4
5
6
1 3 5
2 4 6
1
2
3
4
5
6
Relevante O aluno pode ver aplicação prática do que está aprendendo
Eficaz Há muitos aplicativos específicos para cada matéria e desenvolvidos por especialistas da área
Econômico Pode substituir materiais em papel
Agora, que tal colocar tudo isso em prática nas suas aulas? Veja a seguir 5 sugestões de atividades que podem ser incluídas no seu plano de aula de ensino da língua inglesa dentro e fora da sala de aula usando aplicativos para dispositivos móveis.
6
Capítulo 1
Gramática, vocabulário e fala: WhatsApp
O que é Um aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones. O usuário se cadastra por meio de seu número de celular e pode enviar mensagens para outros usuários que tenham o aplicativo e estejam em sua lista de contatos do celular. Além de mensagens de texto, podem-se enviar imagens, vídeos, mensagens de áudio e fazer chamadas telefônicas. As mensagens podem ser individuais ou para um grupo, que pode interagir como em um chat. Disponível para: Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone. Preço: Gratuito. Como usar em sala: Para praticar gramática, vocabulário e fala.
1 2 3 Preparação
Certifique-se de que todos os seus alunos tenham um smartphone e o WhatsApp instalado.
Pegue o número do celular de cada um deles e adicione aos contatos do seu smartphone.
Então, crie um grupo no WhatsApp e adicione os alunos.
7
Capítulo 1
Gramática, vocabulário e fala: WhatsApp Atividade O professor pode utilizar do recurso de mensagens em grupo e criar um grupo da classe. Dessa forma, qualquer mensagem enviada para o grupo será visível para todos. Há muitas possibilidades como bate-papo livre (qualquer um pode iniciar a conversa sem um tema específico), temas semanais para discussão ou o professor propõe alguma atividade através de perguntas para os alunos. As mensagens podem ser escritas ou faladas, dependendo do que você quiser que seus alunos pratiquem. Passo-a-passo Crie um grupo no aplicativo e adicione seus alunos. Oriente os estudantes sobre como devem interagir: por meio de mensagens escritas ou por mensagens faladas. Oriente seus alunos a dar respostas completas quando quiser praticar gramática. Faça uma pergunta para praticar o conteúdo estudado (ex: “what did you do yesterday?” para simple past; “what’s your best friend like?” para personality vocabulary; “what have you been studying at school lately?” para present perfect continuous; etc.).
8
Capítulo 1
Gramática, vocabulário e fala: WhatsApp Envie uma mensagem de voz com uma palavra e peça para eles escreverem, como um ditado. Para estimular a participação ativa, você pode dar pontos para o primeiro que responder corretamente. Depois, peça para que eles façam o mesmo e enviem uma palavra por mensagem de voz para os colegas escreverem. Você também pode fazer o contrário e enviar uma palavra ou frase escrita e pedir para eles gravarem. Dê uma tarefa para seus alunos (ex: encontre um exemplo na internet de presente perfect; encontre um nome de fruta diferente dos que vimos na aula e encontre sua foto também; faça uma pergunta para seus colegas no futuro; conte sobre o seu último aniversário; descreva a sua família; etc.). Oriente seus alunos a enviar a fonte de pesquisa. Observação Procure escolher um nome de grupo que seja fácil de ser identificado. Adicionar uma foto também ajudará os alunos a encontrar o grupo entre os outros. É importante lembrar que, para interagir com outros usuários por meio do aplicativo, é necessário ter seus números de celular na memória do aparelho. Portanto, se o professor não quiser compartilhar seu número pessoal com os alunos, ele deve escolher um outro aplicativo para estas atividades.
9
Capítulo 2
Gramática: Twitter O que é Um aplicativo de rede social no estilo microblogging, desenvolvido como alternativa de acesso ao conteúdo do site www.twitter. com. Para usar o serviço é preciso fazer um cadastro, gratuito. Com o perfil criado, o usuário pode adicionar (seguir) pessoas e, assim, receber suas postagens. Ele também pode ser seguido, ou seja, outros usuários podem adicioná-lo às suas redes de amizade e assinar para receber suas atualizações. As interações são feitas por meio de postagens de até 140 caracteres, chamadas de tweets. Disponível para: iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone. Preço: Gratuito. Como usar em sala: Para praticar gramática.
1 2 3 Preparação
Garanta que os alunos tenham uma conta no www.twitter.com e você também.
Siga os perfis dos estudantes e peça que façam o mesmo uns com os outros e com seu perfil.
Garanta que seus alunos tenham acesso a rede pelo aplicativo ou pelo site.
10
Capítulo 2
Gramática: Twitter
Atividade Este é um aplicativo de rede social que permite muitas possibilidades de interação. Você pode interagir da mesma forma como sugerido no capítulo anterior com o WhatsApp, pedindo que seus alunos façam perguntas aos outros ou que respondam as suas perguntas. Outra possibilidade é trabalhar com gramática. Dependendo do nível dos alunos, o professor pode fazer uma atividade mais ou menos guiada. Em uma atividade mais guiada, o professor pode selecionar “tweets” (mensagens postadas no Twitter) de pessoas famosas com erros gramaticais e “retuitá-los” para que os alunos os corrijam. Se os alunos já forem mais independentes, o professor pode pedir que eles busquem exemplos de tweets de pessoas famosas. Outra opção é encontrar tweets com exemplos de frases em um tempo gramatical específico e pedir para os alunos notarem seus usos. Passo-a-passo Siga seus alunos e peça para que sigam você e os outros alunos também. Faça uma pergunta para praticar o conteúdo estudado (ex: “what are you going to do on the weekend?” para future with going to; “if you won 10.000 dollars, where would you go on your next vacation?” para conditional; “what did you have for breakfast/lunch today?” para food and drink vocabulary; etc.). Oriente seus alunos sobre o limite de caracteres para resposta
11
Capítulo 2
Gramática: Twitter
permitido pela rede social: 140 caracteres por mensagem. Faça disso um desafio para eles! Oriente seus alunos a dar respostas completas quando quiser praticar gramática. Encontre tweets de pessoas famosas que contenham erros gramaticais e retuíte-os para que seus alunos os corrijam. Eles podem corrigir em casa e você pedir para que levem as respostas para a aula para discutirem em sala, ou eles podem tuitar a frase correta. Dê uma tarefa para seus alunos (ex: encontre um tweet de uma pessoa famosa no presente perfect; ou com erro gramatical; ou com uma palavra do vocabulário novo visto nas aulas; faça uma pergunta para seus colegas no passado; conte uma curiosidade sobre vocês; etc.). Oriente seus alunos a retuitar e não copiar e colar, assim todos podem ver quem foi o autor do tweet original. Observação Essa atividade pode ser feita usando um computador também. Se seus alunos não tiverem o aplicativo no celular, eles podem acessar o Twitter pelo site (www.twitter.com).
12
Capítulo 3
Compreensão Auditiva: LearnEnglish Podcasts
O que é Aplicativo criado pelo British Council – uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais – para a prática da compreensão auditiva, por meio de podcasts. O usuário pode fazer o download dos podcasts diretamente do aplicativo. Eles vêm acompanhados de script e são específicos para estudantes da língua inglesa. Apresentados por dois ingleses, têm duração de aproximadamente 20 minutos e incluem perguntas de compreensão que podem ser respondidas ao mesmo tempo em que se ouve o podcast. Do aplicativo, pode-se acessar as páginas do Twitter e o Facebook dos apresentadores para enviar perguntas sobre o programa ou outras questões relacionadas a inglês. Disponível para: iOS, Blackberry e Android. Preço: Gratuito. Como usar em sala: Para praticar a compreensão auditiva.
13
Capítulo 3
Compreensão Auditiva: LearnEnglish Podcasts
1
Preparação Garanta que todos os seus alunos tenham um smartphone ou tablet e o aplicativo LearnEnglish Podcasts instalado.
2
Caso não haja aparelhos para todos os alunos, eles podem compartilhar os fones de ouvido e fazer as atividades em dupla.
Atividade Exercício de listening em sala de aula. Dependendo do nível do grupo, o professor pode utilizar o script ou não. Como é um aplicativo específico para estudantes da língua inglesa, já vem com uma atividade de compreensão auditiva, o que economiza muito o tempo do professor. A atividade pode ser feita durante ou após a execução do áudio, além de cada aluno ter o conteúdo em seu próprio aparelho, o que permite um alto nível de personalização, atendendo necessidades específicas de cada aluno. Passo-a-passo Você terá que pesquisar antes da aula um podcast que se adeque ao conteúdo que queira praticar com seus alunos. Pode ser um tema, vocabulário ou conteúdo gramatical. Faça perguntas sobre o tema escolhido como uma atividade de pre-listening. É importante um bom direcionamento para que os alunos se familiarizem com o contexto e, assim, compreendam melhor. Você também pode fazer os alunos discutirem alguns pontos sobre o tema escolhido em pequenos grupos.
14
Capítulo 3
Compreensão Auditiva: LearnEnglish Podcasts Em seguida, passe o nome do podcast para que seus alunos localizem e façam o download no aplicativo. Se você quiser trabalhar com o script, lembre-se que a melhor forma é fazendo o download do aplicativo, já que na função live streaming o script não acompanha o áudio. Você pode pedir para os alunos fazerem os exercícios de compreensão ao mesmo tempo em que ouvem o podcast, assim cada um trabalharia individualmente. Outra forma é pedir que ouçam o podcast e façam o exercício ao final, em duplas, usando a oportunidade para praticar a fala ao discutirem as respostas. Ao final, abra uma discussão com toda a classe sobre o podcast. Pergunte o que mais gostaram e se gostariam de acrescentar algo ao que foi dito. Como será um pouco difícil de acompanhar individualmente os alunos enquanto fazem os exercícios, essa discussão final sobre o podcast pode ajudar a perceber o quanto os alunos compreenderam o que ouviram. Também é possível trabalhar com vocabulário, pedindo para que anotem uma ou duas palavras novas e procurem seus significados no dicionário. Observação: Ouça o podcast antes da aula e verifique se o nível está adequado ao conhecimento de seus alunos. Faça os exercícios de compreensão e veja se eles atendem aos objetivos de sua aula.
15
Capítulo 4
Escrita: Google Drive
O que é Um aplicativo do serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google, desenvolvido como alternativa de acesso ao conteúdo do site https://drive.google.com. Com ele, além de armazenar, é possível editar documentos, folhas de cálculos, apresentações, entre outros, e compartilhar arquivos com outras pessoas. É preciso ter uma conta no Gmail para ter acesso ao serviço. Disponível para: iOS e Android. Preço: Gratuito. Como usar em sala: Para praticar a escrita e fala.
1 23 PREPARAÇÃO
Certifique-se de que os alunos tenham conta no Gmail (cadastro gratuito em gmail.com).
Peça que instalem o aplicativo do Google Drive no celular.
Verifique se há conexão à internet para que a turma possa acessar e baixar o documento.
16
Capítulo 4
Escrita: Google Drive
Atividade Uma das muitas opções que este aplicativo permite executar é trabalhar com a criação de uma história colaborativa. Como é possível criar documentos de texto para serem editados por vários usuários, o professor pode criar um arquivo e começar uma história. A partir daí, cada aluno acessa o arquivo e continua a contá-la. Ao final, haverá uma estória escrita por todos. Para que os alunos tenham algum desafio, peça que incluam pelo menos 3 palavras novas aprendidas nas aulas e frases com um determinado tempo verbal que estejam aprendendo. Na sala de aula, o professor pode pedir que façam a correção de qualquer ponto necessário. Passo-a-passo Antes de iniciar a atividade, peça para os alunos contarem suas experiências sobre um tema, por exemplo “My first time at the beach”, “Practicing sports”, “Sleeping over at a friend’s”, etc. A ideia é ativar a memória e ajudá-los a organizar as informações e eventos ocorridos. É um bom momento para reforçar o uso de simple past e past continuous para descrever ações. Explique que o exercício será criar uma história colaborativa usando o simple past e o past continuous. Enfatize a importância de ser criativo, mas sem perder a noção de sentido. Crie um “Documento” no Google Drive e comece uma história. Procure fazer algo bem curto e simples para que seus alunos possam explorar melhor e usar a criatividade ao continuá-la.
17
Capítulo 4
Escrita: Google Drive
Compartilhe o documento com seus alunos (botão “Compartilhar” ou “Share”, se estiver em inglês). Lembre-se que você precisará digitar o endereço de e-mail de cada estudante nessa etapa para que consigam acessar o arquivo. Atenção: certifique-se de que a opção “Pode editar” esteja selecionada. Procure um título que seja facilmente identificável e que desperte a atenção dos alunos. Para turmas muito grandes é recomendável separá-las em grupos e enviar arquivos diferentes para cada um. Assim os alunos poderão praticar mais e você poderá monitorar melhor. Oriente os alunos a utilizar simple past e past continuous. Quando terminarem, peça que voluntários leiam para a classe. Você pode fazer uma votação para engajar mais os alunos e garantir que prestem atenção nas histórias uns dos outros. Algumas sugestões: mais engraçada, mais criativa, mais realista, etc. Redistribua, garantindo que cada grupo receba uma história diferente da que escreveu. Isso pode ser feito pelo aplicativo ou com uma cópia impressa. Nesse momento, os alunos irão corrigir uns aos outros. Dependendo do nível da turma, você pode pedir que corrijam somente gramática ou vocabulário também. Colete as histórias para que possa corrigir depois com mais calma e dar um feedback mais pontual para cada grupo.
18
Capítulo 5
Fluência e Pronúncia: Talking Tom
O que é Um aplicativo interativo cujo personagem principal é um gato que responde ao seu toque e repete tudo o que você diz com uma voz engraçada. É possível gravar vídeos do gato e compartilhá-los no YouTube, Facebook ou por e-mail. Há também uma sequência lançada intitulada Talking Tom 2. Disponível para: iOS e Android. Preço: Gratuito. Como usar em sala: Para praticar pronúncia e fala.
1 2 Preparação
Garanta que todos os seus alunos tenham um smartphone e o aplicativo Talking Tom instalado.
Se você pretende usar alguma rede social em conjunto com o aplicativo, é necessário que os alunos tenham conta nessa rede e a utilizem para acessar o Talking Tom.
19
Capítulo 5
Fluência e Pronúncia: Talking Tom atividade Com este aplicativo, é possível praticar a pronúncia, pois, como o gato repete o que o aluno disse (apenas com o tom de voz alterado), o aluno irá se escutar e pode notar como está pronunciando as palavras. Usado em combinação com as redes sociais, oferece mais possibilidades de interatividade entre os alunos – embora nesse caso o acesso à internet seja necessário. O professor pode trabalhar com discussões online ao gravar uma pergunta com o aplicativo e postá-la em uma rede social para que os alunos respondam da mesma forma, ou seja, cada um gravará sua resposta usando o aplicativo e postará o vídeo na rede social. O professor também pode sugerir que os alunos postem perguntas para seus colegas. Passo-a-passo Abra o aplicativo e clique no ícone de “câmera de cinema” no canto superior esquerdo para começar a gravar. Note que o ícone ficará piscando em vermelho enquanto estiver gravando. Faça uma pergunta ou proponha um desafio para seus alunos. (Sugestões: What did you have for breakfast? What have you done today? Name someone you look up to and explain why. Tell us two truths and a lie.) Clique no mesmo ícone para parar a gravação. Escolha nas opções que surgir qual rede social você gostaria de usar para compartilhar o vídeo. (Sugiro usar o Facebook pois é mais fácil para marcar os alunos na publicação).
20
Capítulo 5
Fluência e Pronúncia: Talking Tom Peça para os alunos entrarem no Facebook (ou a rede social que você escolheu para postar o vídeo) e assistir ao seu vídeo. Em seguida, oriente-os a entrar no aplicativo, gravar a resposta em forma de vídeo e postar na rede social escolhida. Peça também que eles marquem você e os outros alunos na publicação. Colete exemplos de palavras difíceis de pronunciar ou que seus alunos tiveram dificuldade e grave-as com antecedência no aplicativo Talking Tom, mas não compartilhe na rede. Na aula seguinte, entregue essas palavras em forma escrita para seus alunos. Você pode dividir a sala em grupos e fazer uma competição entre eles. O grupo que acertar a pronúncia correta da palavra, ganha um ponto. Após cada grupo dar sua sugestão de pronúncia, passe o vídeo com a palavra que você gravou no aplicativo. Você também pode pedir que eles falem a palavra no aplicativo para comparar com sua gravação. É uma forma divertida de eles fixarem a pronúncia.
21
Considerações finais
Espero que as atividades tenham sido úteis e que você consiga aplicá-las em suas aulas. Lembre-se que elas são sugestões e podem – e devem – ser adaptadas de acordo com o nível e perfil da sua classe, levando em consideração os objetivos da aula. As atividades foram elaboradas tentando levar em consideração a prática de compreensão auditiva, fluência, pronúncia, gramática e escrita.
22
Aplicativos Para Professores foi criado pensando naqueles professores interessados em tecnologia, que querem começar a aplicar alguns recursos tecnológicos em suas aulas e não sabem bem por onde começar. O Blog traz dicas de aplicativos que podem ser usados por professores e alunos em diversas áreas de conhecimento. Desde aplicativos para preparação de aulas, passando por aqueles que podem ser de grande ajuda em sala, até os que servem de referência e podem ser indicados para os alunos estudarem sozinhos. Quer ter mais informações sobre o blog? Então acesse www.appsparaprofessores.com.br Quem faz Melody Pablos é graduada em Letras - Tradutor e Intérprete em Inglês, mestre em Comunicação Social e especialista em língua inglesa pela UMESP. Tem experiência na área de tradução de textos e legendas em Inglês/Espanhol/Português. Atua na área de ensino da língua inglesa para crianças, jovens e adultos há mais de 10 anos. Atualmente, está se especializando em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Anhembi Morumbi e edita o blog Aplicativos para Professores. Quer entrar em contato para tirar dúvidas ou dar sugestões? Envie e-mail para
[email protected].
23
nas redes
Design Gráfico Maicon Silva maiconsilv4.wix.com/portfolio
[email protected]