A estruturação da Contabilidade da Coroa nos reinados de D. João I e de D. Duarte (Os Regimentos mais antigos da Casa dos Contos).

July 17, 2017 | Autor: A. Cardoso | Categoria: Economic History, Accounting History, History of Medieval Accounting, Casa dos Contos
Share Embed


Descrição do Produto

A estruturação da Contabilidade da Coroa nos reinados de D. João I e de D. Duarte (Os Regimentos mais antigos da Casa dos Contos) XXXIV Encontro da APHES (2014)

Ana Clarinda Cardoso Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Um dos temas que tem sido menos explorado na História Económica de Portugal na Idade Média diz respeito à contabilidade e aos processos contabilísticos. Assim, neste trabalho, que tem como tema o estudo da contabilidade da Coroa portuguesa na Idade Média, começaremos por elaborar um estado da arte. De seguida, centrar-nos- emos no estudo da organização da Casa dos Contos, nos reinados de D. João I e de D. Duarte. A escolha destes reinados prende-se com o facto de ter sido neste período que se publicaram os mais antigos regimentos dos Contos. Um dos pontos do trabalho consiste numa reflexão sobre estes regimentos. Em relação às fontes utilizadas, trabalhamos com as Chancelarias dos dois monarcas, com especial atenção para o Livro 5 de D. João I e para o Livro 2 de D. Duarte, uma vez que os mesmos correspondem aos antigos registos da Casa dos Contos. Importa notar que em relação ao Livro 5 de D. João I, que não se encontra transcrito na totalidade, incidimos o estudo sobre os respectivos documentos que se encontram publicados noutras obras. Com este trabalho, temos por objectivo perceber de que forma se estruturava a organização da Casa dos Contos, quem eram os seus funcionários e quais as suas atribuições, bem como qual era o papel deste organismo na sua época.

Palavras-chave: contabilidade, Casa dos Contos, finanças, Idade Média

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.