A Influência da Internet na Busca de Informação: FEUP e FLUP

Share Embed


Descrição do Produto

RAFAEL DA SILVA FERNANDES 110793044

A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA BUSCA DE INFORMAÇÃO

PORTO Junho de 2013

Rafael da Silva Fernandes Aluno do segundo ano do curso de Ciência da Informação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto

A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA BUSCA DE INFORMAÇÃO

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Comportamento Informacional, orientada pelo Professor Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva.

Faculdade de Letras da Universidade do Porto Via Panorâmica, s/n, 4150-564 Porto, Portugal

Junho de 2013

Resumo

Cada vez mais a internet é a principal, e mais acessível, fonte de Informação para todos. No entanto, a internet também pode ser considerada um meio de comunicação, que está em igual crescimento. Este trabalho foi então realizado com o intuito de compreender e interpretar a busca de informação no meio de comunicação que é a internet. Para tal foram realizados 100 inquéritos nas duas faculdades envolvidas no curso de Ciência da Informação, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sendo que 50 foram feitos na FLUP e 50 na FEUP. Para isto foram delineados alguns parâmetros para a amostra, entre eles, um intervalo de idades, entre os 17 e os 25 anos, e de ambos os sexos. O principal objetivo desta pesquisa é então perceber se existe busca de informação neste campo (internet), que tipo de informação é procurada e de que forma. Com os resultados foram elaborados gráficos, apresentados ao longo deste trabalho. Para facilidade e rapidez no preenchimento do questionário foram usadas questões de fácil compreensão e com opções simples de resposta.

Palavras-chave: Informação. Internet. Comunicação. Busca de Informação.

Fonte

de

Informação.

Meio

de

Abstract

Increasingly, the internet is the main and most accessible source of information for everyone. However, the internet may also be considered a mean of communication, which is in equal growth. This work was then carried out in order to understand and interpret the information search on the medium that is the internet. For this, we conducted 100 surveys within the two colleges involved in the course of Information Science, Faculdade de Letras da Universidade do Porto and Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 50 were made at FLUP and 50 at FEUP. We outlined some parameters, including a range of ages, between 17 and 25 years, and both genders. The main objective of this research is to understand if there is search for information in this field (internet), what information is sought and how. With the results were drawn graphics presented in this work. For ease and speed in completing the questionnaire were used easy and understandable questions, and simple response options.

Keywords: Information. Internet. Source of Information. Means of communication. Information Search.

SUMÁRIO

1 – ENQUADRAMENTO DO TEMA: CONTEXTO, SITUAÇÃO E MEIO AMBIENTE ............................................................................................................. 6 1.1 - Problemática ............................................................................................... 7 2 – METODOLOGIA .............................................................................................. 7 3 – RESULTADOS ................................................................................................. 8 3.1 – Considera a internet um meio de obter informação viável? ....................... 8 3.2 – Quanto tempo despende por semana na internet? .................................... 8 3.3 – Prefere navegar em websites que tratam de assuntos generalistas ou específicos para o que pretende? ....................................................................... 9 3.4 – Se optou por específicos, que tipo de websites procura? .......................... 9 3.5 – Se optou por generalistas, quais são os websites que mais procura? ..... 10 3.6 – Utiliza websites de Redes Sociais? .......................................................... 10 3.7 – Tendo em conta os sites que mais frequenta, considera que estes se traduzem em informação educativa? ................................................................ 11 3.8 – Acha que a internet pode influenciar um jovem no seu modo de vida? ... 11 3.9 – Considera a informação virtual fidedigna? ............................................... 12 3.10 – Com que frequência utiliza a informação que extrai da internet no seu dia-a-dia (1 sendo muito pouco frequente e 5 sendo frequentemente)? ........... 12 3.11 – Considera a internet um meio de influência política para os jovens? ..... 13 3.12 – Acha que a informação virtual pode influenciar um aluno na escolha da área de ensino superior? ................................................................................... 13 3.13 – Qual o meio de informação mais eficaz atualmente na sua opinião? ..... 14 4 – AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS ................................................................ 15 5 – CONCLUSÃO ................................................................................................ 17 6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................. 18 7 – ÍNDICE DE GRÁFICOS.................................................................................. 18 8 – ANEXOS ........................................................................................................ 19

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa compreender de que forma a Informação recolhida é gerida por alunos de faculdades diferentes, neste caso Letras e Engenharia, e saber como é usada a internet como uma forma de buscar informação. Por fim é também um objetivo perceber que tipo de informação é procurada e, daí, que informação é de interesse para estes alunos inquiridos. A minha escolha recai sobre a internet pois é cada vez mais a fonte de informação mais utilizada, principalmente pelos jovens, alvos principais desta pesquisa. É também de interesse saber quanto tempo os alunos despendem neste meio, que websites preferem, e qual é a influência deste meio na sua posição ideológica na sociedade. O facto de os alunos inquiridos serem de faculdades diferentes, e daí serem de meios académicos diferentes, o que pode resultar em resultados bastante interessantes, apesar de serem alunos com idades relativamente próximas.

5

1 - ENQUADRAMENTO DO TEMA: CONTEXTO, SITUAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Este trabalho está inserido na análise de comportamentos de busca e de utilização da informação por parte dos jovens, da informação disponível na internet, a partir de um espaço próprio, neste caso em sua casa. Mas, antes de partir para o trabalho em si, é necessário olhar a alguns conceitos estudados no comportamento informacional. Citando Armando Malheiro, o comportamento informacional é “o modo de ser ou de reagir de uma pessoa ou de um grupo numa determinada situação e contexto, impelido por necessidades induzidas ou espontâneas, no que toca exclusivamente

à

produção/

emissão,

recepção,

memorização/

guarda,

reprodução e difusão de informação”1. Neste trabalho, e como já referi anteriormente, a situação (“estado circunstancial, temporário, de duração mais ou menos reduzida e contínua, que dá historicidade à acção informacional propriamente dita”2), o contexto (“a unidade agregadora de elementos materiais, tecnológicos

e

comunicacional

simbólicos através

que

envolve

o(s)

de

momentos

sujeito(s)

da

circunstanciais

acção

info-

delimitados

cronologicamente (situações)”3) e meio ambiente (“realidade política, económica, social e cultural que condiciona e envolve os contextos e situações comportamentais relativas ao fluxo e ao uso/reprodução de informação”) são facilmente identificados, sendo, respetivamente: a busca pela informação, através da internet, a partir de um espaço pessoal (casa). Deste modo, realizaram-se 100 inquéritos com o objetivo de recolher dados para a realização deste trabalho, que apesar de estarem ligados a uma amostra pequena, foram tratados de forma eficiente e bastante coerente. Assim, tanto os alunos de Letras, como os alunos de Engenharia disponibilizaram-se para responder aos inquéritos avaliativos, com questões de seleção de 1 a 5 e outras para optar entre o Sim e o Não.

1

SILVA, Armando Malheiro da - A Informação. Da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto: Edições Afrontamento, 2006. 2

SILVA, Armando Malheiro da – Op. cit. p. 163.

3

SILVA, Armando Malheiro da - A Informação. Da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico. Porto: Edições Afrontamento, 2006.

6

1.1 - Problemática

Numa exposição objetiva, procurarei responder de que forma é possível avaliar a informação encontrada na internet, analisando também a percentagem do seu uso. Inseridos no ensino superior, procuraremos entender de que forma esta informação televisiva influencia os comportamentos sociais dos alunos, tentando encontrar pontos de referência comuns, tal como diferenças, consoante a área de ensino escolhido (Engenharia e Letras, neste caso). Com isto usarei os diferentes ambientes para investigar sobre as opiniões dos alunos, e perceber se estes diferem, ou não, dependendo dá sua área de estudos, acerca da informação virtual.

2 - METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste trabalho foi escolhido o método de inquérito. Distribuindo uma certa quantidade, 100 para ser mais preciso, dividindo metade por cada faculdade, ou seja, 50 para cada. Os alunos inquiridos tinham entre 17 e 25 anos de idade, sem seleção específica de sexo. Apesar de mais tarde podermos concluir que a maioria dos alunos da FLUP que responderam eram do sexo feminino, enquanto que na FEUP a maioria foi do sexo masculino. Este resultado já seria de esperar, tendo em conta que a Faculdade de Letras tem maior percentagem de alunos do sexo feminino e a FEUP do sexo masculino. No entanto esse não era um dos parâmetros do trabalho, pelo que não tem influência nos resultados. Os inquéritos foram todos entregues pessoalmente, por mim, na respetiva faculdade, entrando em contacto direto com os alunos inquiridos, para o caso de haver dúvidas no preenchimento, o que seria mais difícil de fazer utilizando o email. 7

3 – RESULTADOS Gráficos construídos com base nas respostas dos inquiridos

3.1 – Considera a internet um meio de obter informação viável?

8%

FLUP

12%

FEUP Sim Não

Sim Não

88% 92%

Gráfico 1

3.2 – Quanto tempo despende por semana na internet? 0a2

FLUP

0a2

3a5

3% 9%

Mais de 5 horas

FEUP

3a5 20% 20%

71%

77% Gráfico 2

8

3.3 – Prefere navegar em websites que tratam de assuntos generalistas ou específicos para o que pretende?

FEUP

FLUP Específicos

Generalistas

Específicos

Generalistas

36% 54%

46%

64% Gráfico 3

3.4 – Se optou por específicos, que tipo de websites procura?

FLUP

FEUP

Literatura

Desporto

Videojogos

Televisão

Música

História

Outros

7%

Literatura Videojogos Música

12%

7%

Desporto Televisão História 7%

10%

8%

44%

19% 15% 10%

25%

14%

21%

Gráfico 4

9

3.5 – Se optou por generalistas, quais são os websites que mais procura?

FLUP IOL

LUSA

AEIOU

FEUP Sapo

9%

Outros

IOL

LUSA

AEIOU

Sapo

Outros

13%

14%

24%

9%

31%

37%

9%

23%

31% Gráfico 5

3.6 – Utiliza websites de Redes Sociais?

FEUP

FLUP Sim

Sim

Não

Não

6%

8%

92%

94%

Gráfico 6

10

3.7 – Tendo em conta os sites que mais frequenta, considera que estes se traduzem em informação educativa?

FLUP Sim

FEUP Sim

Não

Não

14%

9%

91%

86%

Gráfico 7

3.8 – Acha que a internet pode influenciar um jovem no seu modo de vida?

FLUP

FEUP

Sim

Sim

Não

Não

12% 18%

88%

82%

Gráfico 8

11

3.9 – Considera a informação virtual fidedigna?

FLUP Sim

FEUP Sim

Não

Não

28% 35%

72%

65%

Gráfico 9

3.10 – Com que frequência utiliza a informação que extrai da internet no seu dia-a-dia (1 sendo muito pouco frequente e 5 sendo frequentemente)?

FLUP 1 19%

2

3

4

FEUP 5

1 14%

2

3

4

5 12%

25% 17%

12%

25% 27% 25%

24% Gráfico 10

12

3.11 – Considera a internet um meio de influência política para os jovens?

FLUP Sim

FEUP

Não

Sim

Não

48% 45%

52%

55%

Gráfico 11

3.12 – Acha que a informação virtual pode influenciar um aluno na escolha da área de ensino superior?

FLUP

FEUP

Sim

Sim

Não

43%

Não

41% 57%

59%

Gráfico 12

13

3.13 – Qual o meio de informação mais eficaz atualmente na sua opinião?

FLUP Internet Jornais

FEUP Revistas Televisão

Internet

Revistas

Jornais

Televisão

14%

18% 9% 12%

5%

5%

72% 65%

Gráfico 13

14

4 – AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Os dados resultantes dos inquéritos, apresentados acima na forma de gráficos, dão-nos uma ideia clara das opiniões dos alunos das duas faculdades. Mesmo sendo de ambientes académicos diferentes, e provavelmente com diferentes interesses, partilham da mesma opinião em relação à informação virtual, proveniente da internet. Apesar de em algumas questões os alunos divergirem um pouco, essas não são significativas para alterar os resultados gerais. O que nos leva a admitir que, tal como seria previsto, os estudantes vêm a internet como um dos principais meios de informação dos dias de hoje (92% e 88%), passando, numa esmagadora maioria (71% e 77%), mais de 5 horas por semana navegando na internet. Notamos agora uma diferença no que toca aos sites preferidos dos alunos, sendo que os alunos da FLUP (64%) preferem visitar sites generalistas, enquanto os alunos da FEUP ficam um pouco divididos entre os dois, dando uma ligeira preferência aos sites específicos (54%). Os alunos que deram anteriormente preferência aos sites específicos dividem-se um pouco nas suas escolhas, sendo que em Letras a maioria dos estudantes prefere sites de Televisão, Desporto (44%) e os de Engenharia preferem sites de Desporto, Videojogos (65%). Os restantes alunos, que deram preferência aos sites generalistas dividemse na sua maioria entre o Sapo e o AEIOU (68%), na FLUP, e entre o Sapo e o IOL (55%) na FEUP, partilhando o favoritismo do Sapo nas duas faculdades. Os estudantes utilizam redes sociais, com uma maioria esmagadora nas duas faculdades, 92% dos alunos de Letras e 94% dos alunos de Engenharia afirmam utilizar redes sociais na internet. Confirmando o facto de estas “sociedades virtuais” serem cada vez mais um meio de comunicação, principalmente entre os jovens. Os alunos são também unânimes da sua opinião quanto aos websites que preferem visitar, afirmando que estes oferecem dados educativos uteis para o seu dia-a-dia. Estes dados confirmam-se nos resultados da questão que se segue, onde a maioria dos alunos, nas duas faculdades, afirma que a internet pode mesmo influenciar o modo de vida de um jovem. 15

Outro dos resultados interessantes foi o facto de, apesar de cerca de 90% deles considerarem a internet uma fonte de informação muito importante, não a consideram uma fonte tão fidedigna quanto isso. Apenas 65% dos alunos da FLUP e 72% da FEUP consideram que a internet é uma fonte fidedigna de informação. Este é um resultado bastante interessante pois seria de esperar uma maior percentagem, tendo em conta que consideram a internet um bom meio de obter informação. Questionados sobre a frequência que utilizam informação retirada da internet no dia-a-dia, os alunos dividiram-se um pouco, sendo que 50% alunos de Letras utilizam esta informação “Algumas” e “Várias vezes” (25% para cada), enquanto os alunos de Engenharia se dividiram entre “Algumas” (27%) e “Muitas vezes” (25%). Apesar disso, os alunos dividiram-se bastante quando se trata de assuntos políticos, sendo que 55% dos alunos da FLUP e 48% da FEUP dizem considerar a internet um meio de influência na política dos jovens, enquanto os restantes afirmam o contrário. Pondo a política de lado e passando para o ensino superior, vemos um pequeno aumento, com 57% dos alunos de Letras e 59% dos alunos da FEUP a considerar que a informação virtual, recolhida através da internet, tem influência na escolha de um jovem estudante na área do ensino superior que vai seguir. Por fim, questionados livremente sobre o meio de informação que afirmam ser mais eficaz, com direito a justificação, os resultados são unanimes, com a “Internet” a receber a preferência de 65% dos alunos da FLUP e 72% dos alunos de Engenharia. Os alunos tinham opção de não responder à questão, no entanto todos colaboraram e preencheram este campo, a maioria justificando a escolha da Internet por ser o meio mais acessível e rápido de obter informação.

16

5 – CONCLUSÃO

Com os resultados analisados, podemos concluir primeiramente que as respostas dos alunos de ambas as faculdades são bastante semelhantes, apenas de algumas pequenas diferenças, não demasiado significativas. Isto pode ser devido à proximidade de idades destes estudantes inquiridos, e pelo facto de, apesar de estarem inseridos em ambientes académicos diferentes, manterem contacto entre eles, isto porque têm amigos de faculdades diferentes, que partilham os mesmos interesses. Seguidamente podemos concluir que a Internet, base de estudo neste trabalho, é cada vez mais o meio de obter informação preferido dos jovens. Isto pode ser justificado pelo seu fácil acesso, hoje em dia é muito mais fácil encontrar informação sobre o que queremos entrando num motor de busca na internet e escrevendo exatamente o assunto que estamos interessados, do que ir a uma biblioteca pesquisar livros, revistas, jornais, etc., onde se perde mais tempo e é necessário ter mais conhecimento sobre o funcionamento da biblioteca. A televisão deixa também de ser um meio tão importante como no futuro, antes do surgimento da internet, pois ela não nos permite pesquisar exatamente sobre o que queremos num determinado momento, apenas temos acesso à informação que o canal está a divulgar, o que a torna um simples meio de entretenimento. Os canais pagos, mais específicos, cobrem um pouco esta lacuna, no entanto, tal como disse, são pagos, o que não é acessível a todas as famílias, e muito menos agora, pois existem meios de assistir a canais pagos através da internet.

17

6 – Referências Bibliográficas RIBEIRO, Fernanda e SILVA, Armando Malheiro da – Das “ciências” documentais à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular. Porto: Edições Afrontamento, 2002.

SILVA, Armando Malheiro da – Conhecimento/Informação: Sinonímia e/ou diferenciação? In Organização e representação do conhecimento na perspectiva da Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus, 2003. 271 p. (Estudos avançados em Ciência da Informação; 2).

AZEVEDO, Carlos A. Moreira; AZEVEDO, Ana Gonçalves de – Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. Porto: [s. N.], 1994

7 – ÍNDICE DE GRÁFICOS

Gráfico 1 ................................................................................................................. 8 Gráfico 2 ................................................................................................................. 8 Gráfico 3 ................................................................................................................. 9 Gráfico 4 ................................................................................................................. 9 Gráfico 5 ............................................................................................................... 10 Gráfico 6 ............................................................................................................... 10 Gráfico 7 ............................................................................................................... 11 Gráfico 8 ............................................................................................................... 11 Gráfico 9 ............................................................................................................... 12 Gráfico 10 ............................................................................................................. 12 Gráfico 11 ............................................................................................................. 13 Gráfico 12 ............................................................................................................. 13 Gráfico 13 ............................................................................................................. 14

18

8 – ANEXOS

Inquérito sobre a Informação virtual/Internet Este inquérito tem como objetivo tentar perceber qual a opinião dos estudantes universitários acerca da informação que recebem através da internet no âmbito da disciplina Comportamento Informacional. As respostas são totalmente anónimas, não sendo pedida nenhuma informação pessoal para além da faculdade onde estuda e a idade.

Faculdade que frequenta:

⃝ FLUP - Letras

⃝ FEUP - Engenharia

Idade: __________

Considera a internet um meio de obter informação viável? ⃝ Sim

⃝ Não

Quanto tempo despende por semana ver na internet? ⃝0a2

⃝3a5

⃝ Mais de 5 horas

Prefere navegar em websites que tratam de assuntos generalistas ou específicos para o que pretende? ⃝ Generalistas

⃝ Específicos

19

Se optou por específicos, que tipo de websites procura? ⃝ Literatura ⃝ Desporto ⃝ Videojogos ⃝ Televisão ⃝ Música ⃝ História Outros: _________________________________

Se optou por generalistas, quais são os websites que mais procura? ⃝ IOL ⃝ LUSA ⃝ AEIOU ⃝ Sapo Outros: _________________________________

Utiliza websites de Redes Sociais? ⃝ Sim ⃝ Não

Tendo em conta os sites que mais frequenta, considera que estes se traduzem em informação educativa? ⃝ Sim

⃝ Não

Acha que a internet pode influenciar um jovem no seu modo de vida? ⃝ Sim

⃝ Não

20

Considera a informação virtual fidedigna? ⃝ Sim

⃝ Não

Com que frequência utiliza a informação que extrai da internet no seu dia-a-dia (1 sendo muito pouco frequente e 5 sendo frequentemente)? ⃝1

⃝2

⃝3

⃝4

⃝5

Considera a internet um meio de influência política para os jovens? ⃝ Sim

⃝ Não

Acha que a informação virtual pode influenciar um aluno na escolha da área de ensino superior? ⃝ Sim

⃝ Não

Qual o meio de informação mais eficaz atualmente na sua opinião? (Pode optar por não responder).

Obrigado pela sua colaboração!

21

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.