A Pedagogia do Sexo em O Ateneu: gênero e sexualidade no internato da \"fina flor da mocidade brasileira\"

May 28, 2017 | Autor: F. de Figueiredo ... | Categoria: Cultural Studies, Gender Studies, Queer Theory
Share Embed


Descrição do Produto

fernando balieiro Assim, em uma (re)leitura mais afeita a demandas de reconhecimento do presente, O Ateneu (1888) ganha atualidade e nos auxilia a repensar processos históricos que criaram o Brasil em que vivemos. Em especial, os que envolvem nossa sexualidade, nosso erotismo e a construção nacional de uma masculinidade hegemônica. Richard Miskolci Fernando de Figueiredo Balieiro é Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) , com estágio doutoral pela Universidade da Califórnia de Santa Cruz (UCSC), é pesquisador do Quereres – Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade (UFSCar) – e um dos líderes do Núcleo Interseccionalidades de Gênero, Raça e Sexualidade (UFPel).

a pedagogia do sexo em O Ateneu

Guiado por um romance ousado, Balieiro retoma arquivos históricos tradicionais sob uma nova ótica que explora segredos surpreendentemente mantidos por pesquisadores/as anteriores. Dentre as contribuições deste curto e inspirado livro, vale destacar como o autor, sintonizado com os Estudos Culturais, não apenas expande o que se compreende como arquivo mas, sobretudo, aposta em uma leitura dele a contrapelo. Interrogar o passado sob uma ótica questionadora dos valores morais e dos padrões de gênero e sexualidade ainda hegemônicos na sociedade brasileira tem muito a contribuir para a repensarmos. Violências e injustiças antes não reconhecidas ganham visibilidade neste empreendimento tão científico quanto politicamente comprometido.

fernando de figueiredo balieiro

a pedagogia do sexo em O Ateneu gênero e sexualidade no internato da “fina flor da mocidade brasileira”

A pedagogia do sexo em O Ateneu revela sua contribuição original: acercar-se do romance de Raul Pompeia como “arquivo histórico” do qual se podem extrair experiências subjetivas pouco abordadas em outras análises da obra. Seu enredo transcorre num internato para filhos das elites, cuja tônica pedagógica é a pedagogização do sexo, de modo a formar corpos masculinos dóceis, consolidando assim, como argumenta Fernando Balieiro, a matriz heteronormativa afinada com as novas tecnologias de poder. No Brasil de fins do século XIX, os desafios e conflitos enfrentados pela elite republicana, relacionados à urbanização e às mudanças dos regimes político e de trabalho, são respondidos num discurso positivista e social-darwinista que recusa um “passado” de miscigenação e “degenerescência”, ligado especialmente à presença negra [...] O enfoque de Fernando privilegia, desse modo, as formas da subjetivação sob um poder disciplinar que se inscreve nos corpos, a partir das teorias de Foucault, aplicando-as a um período decisivo de mudança na sociedade brasileira. Renata Medeiros Paoliello (UNESP - FCL/Araraquara).

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.