A problemática do Espaço Devocional em S. Pedro da Afurada

June 3, 2017 | Autor: Cátia Oliveira | Categoria: Cultural Heritage, Arquitetura e Urbanismo, Antropología, Fishing Communities, Devotion, Afurada
Share Embed


Descrição do Produto

Abstrat " GENIUS LOCI: lugares e significados
Esta proposta de comunicação encontra pertinência quando encaramos o espaço corpóreo como um organismo vivo que reflete a camada humana que o habita. A problemática do espaço devocional no lugar de S. Pedro da Afurada é testemunho do exponencial desenvolvimento que o lugar sofre, não gerando consenso, como nunca gerou, entre a população.
A questão religiosa é parte fundamental no contexto social e humano. Numa comunidade piscatória, como a de S. Pedro da Afurada, sujeita às ameaças da natureza, às angústias da perda e da espera, torna-se fundamental um local de orações, pedidos, agradecimentos, possibilitando também o velar dos defuntos. Este conjunto de homens e mulheres que por longos anos envergam o luto, dividem-se entre uma primeira capela ainda hoje (re)desejada, uma atual igreja (in)desejada e uma futura igreja (in)cógnita. 3 edifícios que acompanham 3 momentos de definição desta comunidade, que gradualmente evoluem em escala, em complexidade e em difusão. A deslocação de templos religiosos para diferentes coordenadas marca a paisagem com espaços simbólicos como a atual Praça de S. Pedro, anteriormente o núcleo dinamizador da vida social, económica e religiosa da comunidade. Núcleo este que atualmente encontramos no lado oposto do lugar da Afurada, onde será eventualmente edificado o novo templo religioso.
Conscientes da fragilidade dos contextos devocionais, elaboramos um trabalho interdisciplinar amplamente baseado em trabalho de campo, em contacto permanente com os primeiros usuários destes espaços, através de uma observação participada, partilhando do seu fervor devocional. Entendemos que a religiosidade não se verifica enclausurada entre paredes e para a compreender e a projetar em determinado contexto carece de 3 passos que nos propomos realizar, ouvir o passado, compreender o presente e desenhar o futuro.

Cátia Oliveira
Mestre em História da Arte Pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.