Acampamento Farroupilha: uma abordagem a luz de Turner e Schechner

Share Embed


Descrição do Produto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Disciplina: HUM05051/ Sistemas Simbólicos e Rituais Professor: Arlei Sander Damo Aluno: Fabricio Barreto TRABALHO FINAL (AVALIAÇÃO II) 2014/01

Acampamento Farroupilha: uma abordagem a luz de Turner e Schechner

Este trabalho tem por objetivo analisar o Acampamento Farroupilha sob a luz dos conceitos de liminaridade de Victor Turner 1 e performance de Richard Schechner 2 . Realizarei esta análise a partir do que pode nos proporcionar a antropologia da imagem, e assim, apresento fotografias realizadas por mim que estarão compondo junto a estes ilustres autores, o trabalho que segue. De certa forma, vou procurar problematizar através da antropologia visual este espaço de encontro onde é cultuado o tradicionalismo gaúcho. Segundo Turner, os atributos de liminaridade, ou de pessoas liminares, são necessariamente ambíguos e indeterminados, não se situam aqui nem lá, estão no meio e entre posições atribuídas e ordenadas pelo cerimonial ou ritual. Exprimem-se por uma variedade de símbolos nas várias sociedades que ritualizam transições e reafirmações sociais e culturais. Fenômenos liminares implicam em uma mistura de homogeneidade e camaradagem. Se por um lado um laço social deixa de existir, por outro deve-se formar uma multiplicidade de laços estruturais. “Não se trata simplesmente de dar um cunho geral de legitimidade às posições estruturais de uma sociedade. É antes uma questão de reconhecer um laço humano essencial e genérico, sem o qual não poderia haver sociedade” (Turner, pg.119). Em liminaridade, o sujeito está no alto mas deve experimentar o que está em baixo. À liminaridade é outorgada o papel de manutenção da estrutura. Tem como atributos a igualdade, homogeneidade, ausência de propriedade, humildade, etc. Em liminaridade temos um espaço outro, diferente do legimamente estruturado pela sociedade. Neste espaço limiar temos além do espaço físico de encontro, uma lacuna de reestruturação e reordenamento, o que pode ser apenas um espaço de manutenção. Há um afastamento do corriqueiro e cotidiano que permite modificações mais ou menos gradativas através do tempo.

1

2

TURNER, Victor. “Liminaridade e ‘Communitas’ - modelo e processo”. In:___. O Processo Ritual. Petrópolis, Vozes, 1974.

SCHECHNER, Richard (2011). “Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral”. In: Cadernos de campo, São Paulo, nº 20, p. 213-36.

Vista área da região onde é instalado o Acampamento Farroupilha em Porto Alegre. Ao fundo podemos ver o Lago Guaíba e a direita uma parte do centro da cidade.

Circulação das pessoas dentro do Acampamento.

O Acampamento se utiliza desta liminaridade para reforçar valores característicos do povo gaúcho. Valores como hospitalidade, companheirismo, simplicidade, são reforçados durante aproximadamente 30 dias do mês de setembro através de uma intensa programação sócio, cívica e cultural. Neste período são lembrados os “feitos” gaúchos no decênio histórico da Guerra dos Farrapos (1835-1845): são palestras, espetáculos, lançamento de livros, churrascadas, bailes, cavalgadas, rodeios, entre outras atividades, com seu ponto alto no dia 20 (Proclamação da República Riograndense durante a Guerra do Farrapos). É momento de culto as tradições que envolve a população, comércio, serviços públicos, instituições financeiras e indústria. A performance dos participantes, mas principalmente dos acampados, está mesclada a um cenário de construções rústicas, cavalos, adereços e vestimentas. Esta ambiência acolhedora com a presença marcante das cores da bandeira do RS, que nos remete frequentemente a vida no campo (o cavalo, o galo, a carreta puxada por bois, o preparo do churrasco no fogo de chão), é reproduzida no Acampamento atualizando a tradicionalidade gaúcha.

Interior de um piquete.

Há todo um preparo do ambiente para que ocorra o Acampamento Farroupilha. Casas são contruídas, ruas são organizadas, a área deve ser delimitada. Consequentemente há o preparo para que a performance ocorra. Individualmente, cada participante se prepara para estar lá. O preparo

pode incluir a vestimenta adequada, a faca afiada, o cavalo bem escovado. A fase do preparo assim como da delimitação do espaço é ressaltada por Schechner como o momento que precede a performance. A atividade de performatizar altera performers. Schechner nos diz que há uma fusão entre o performer e o papel que ele interpreta ao longo do tempo. Isto não significa que o ator ou atriz se transforma no personagem que ele ou ela interpreta, o que nem mesmo é desejável. O papel será melhor interpretado na medida que o performer conhece o limite entre “seu eu” e o personagem que interpreta. Existe no ato de performatizar um limiar. Assim como altera performers, a performance também pode alterar o espectador. É neste sentido que os participantes do Acampamento Farroupilha fazem uso da performance. A considerar que a performance não tem vida independente, ou seja, ela está ligada à audiência que a ouve e aos espectadores que a assistem, este reforço permanente conduz ao objetivo desejado, a manutenção dos valores tradicionalistas gauchescos. Não é de agora a aproximação existente entre Turner e Schechner, e obviamente que há muito mais a ser explorado sobre o tema. Diversos assuntos careceram de serem abordados neste trabalho, tal como quão masculino é esse reforço de valores promovido pelo que acontece durante as comemorações Farroupilhas. A utilização das imagens também pode ser mais bem conduzida em uma pesquisa antropológica quando integrada em uma narrativa de maior fôlego, o que também demanda outro aporte teórico. Entretanto não parece em vão a tentativa de agregar a fotografia na constituição deste trabalho, mas pelo contrário, é bastante enriquecedor o conjunto de informações que é capaz de ser transferido ao leitor.

FABRICIO BARRETO fotógrafo e pesquisador em Antropologia vinculado ao Núcleo de Antropologia Visual NAVISUAL/PPGAS/IFCH/UFRGS junho/2014

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.