AD1 Educação a distância 2015.2

July 4, 2017 | Autor: Walquiria Parreira | Categoria: Higher Education, Pedagogia
Share Embed


Descrição do Produto


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS
Licenciatura em Pedagogia
Unirio/Cederj

Primeira Avaliação A DISTÂNCIA- 2015.2

Disciplina: Educação Especial

Coordenação: Profa. Dra. Maria Angela M. Corrêa
Nome: Walquiria da Silva Pedra Parreira
Matrícula:
E-mail: [email protected]
Telefone: (24) 24520442
Pólo: Rio das Flores
Cidade que reside: São Paulo

AD1 2015.2
Educação Especial

RESPOSTAS QUESTÕES 1 A 8:

Como os deficientes eram tratados na Antiguidade e na Era Medieval?
R: Na Antiguidade, começando pela Roma antiga, vemos um tratamento, que nos dias atuais poderia ser considerado extremamente bárbaro, mas nas condições sociais do período eram consideradas normais. Diante das leis romanas, a morte intencional de crianças com menos de três anos de idade era proibida, a exceção de crianças que nasciam com algum tipo de mutilação ou deficiência, considerada na época como uma monstruosidade. Não diferente do que era feito em Roma, na Grécia Antiga, principalmente em virtude do culto ao corpo, as crianças nascidas deficientes eram sacrificadas ou escondidas, no caso de Atenas, cabia ao pai o extermínio do filho deficiente. Ainda na Grécia Antiga, no caso de Esparta, os deficientes, considerados subumanos, eram comumente abandonados ou eliminados.
Na Idade Média, com o advento do Cristianismo, o deficiente, que agora era considerado possuidor de uma alma, não poderia, pois ser eliminado, maltratado ou abandonado à própria sorte. Contudo, os sentimentos em relação a eles eram muitas vezes ambivalentes. Por muito tempo, as incapacidades físicas e as más-formações congênitas foram consideradas sinais da ira divina. Somente em 1325 surge uma lei para "proteger" os direitos dos deficientes, garantindo ao menos o custeio de despesas e cuidados para com aqueles possuidores de bens. Por meio disso, certa tolerância foi observada, se modo que uma conduta caritativa começou a ser empregada. Com isso, o deficiente ganhou abrigo, alimento e proteção, mas também ganhou castigo, quando sua conduta não era pertinente à conduta moral da época.

Destaque os principais acontecimentos, em relação ao deficiente, nos séculos XVI, XVII e XVIII
R: No século XVI, principalmente devido a Reforma, uma grande intolerância era observada na política social. Com essa visão de pessimismo, com a visão supersticiosa sobre o deficiente, eram então vistos como seres do mal, cujas práticas morais para com os mesmos se resumiriam em "afoga-los" ou "orar por eles". Já no século XVII , após os trabalhos de médicos como Paracelso e Cardano, os portadores de deficiência mental passaram a ser defendidos como sendo um problema médico, não teológico e moral. Com isso, quase cem anos depois dos trabalhos, instituições religiosas começaram a oferecer assistência aos deficientes, modificando sua prática anterior – o confinamento. Nesse período também se iniciaram os estudos acerca do cérebro, reforçando a abordagem científica em substituição à fanático-religiosa. A partir do século XVIII, surgem pensadores empenhados em trabalhar a educação de pessoas com deficiências, iniciando-se os estudos da gagueira, audição e educação oral. Nesse contexto, surge o primeiro programa sistemático de EE, em 1800. Nessa época destacaram-se os trabalhos pioneiros ligados a educação.


Quais foram as principais contribuições de Maria Montessori para a educação?
R: Ela aprimorou métodos anteriormente estabelecidos por Itard e Seguin e desenvolveu um programa de treinamento para crianças com deficiência mental nos internatos em Roma. Ela enfatizou a autoeducação pelo uso de materiais didáticos, criando um método que procurava adequar a didática às peculiaridades motivacionais do aluno. Com isso, ela criou sistemas pedagógicos de eficazes para a infância em geral, baseando seus métodos em crianças intelectualmente deficientes e posteriormente, estendeu esses métodos para crianças normais.

Por que a Declaração de Salamanca (1994) é considerada um marco internacional?
R: Por sua derivação da Conferência sobre Necessidades Educativas Especiais, ela é considerada um marco por trazer garantias quanto aos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais e deficiência, unificando os princípios, politicas e praticas da integração das pessoas com necessidades especiais. Além disso, trazia novas ideias acerca das necessidades educativas e diretrizes de ação no Plano Nacional que incluíam, por exemplo, os aspectos escolares e a formação do pessoal docente. Também se estende quanto a aspectos dos desejos da criança deficiente quanto a sua educação, bem como orienta as práticas de educação para todos e que as escolas, devem acolher as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas.


Qual é o papel da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) no contexto da comunidade internacional e no campo da orientação de ações à vida das pessoas com necessidades especiais?
R: Esse documento garante a educação para todos, indistintamente, quaisquer que sejam suas origens ou condição social, tais como;
"- Todo ser humano é elemento valioso, qualquer que seja a sua idade, sexo, nível mental, condições emocionais e antecedentes culturais que possua..."
"- Todo ser humano tem direito de reivindicar condições apropriadas de vida, aprendizagem e ação"
"Todo ser humano, por menor contribuição que possa dar à sociedade, deve fazer jus ao direito de igualdade de oportunidades, que lhe assiste como integrante de uma sociedade."

Como a Educação Especial deve ser vista, a partir da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva (2007)?
R: Deve ser vista na perspectiva da Educação Inclusiva, vista como parte integrante do sistema educacional brasileiro, em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Qual é a importância da Convenção de Guatemala (1999) para as pessoas com deficiência e, qual é a importância, para a educação, do Decreto nº 3.956/2001 que promulgou esta Convenção no Brasil?
R: A importância da Convenção foi a de estabelecer preceitos para a eliminação da discriminação para com pessoas deficientes, bem como definir uma reinterpretação da educação especial. A importância do Decreto, dentre outras é a de afirmar que pessoas com deficiências têm os mesmo direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas e define discriminação com base na deficiência, sendo essa toda forma de diferenciação e/ou exclusão que possa impedir ou anular os direitos humanos. Para a educação, esse Decreto exigiu uma reformulação da educação especial compreendida no contexto da diferenciação e orientou procedimentos no sentido de tomar medidas de caráter legislativo, educacional, social, trabalhista e de qualquer natureza no sentido de eliminar a discriminação e proporcionar integração para com o portador de necessidades especiais.

Com base nos autores estudados no material didático da disciplina, defina:
pessoa com necessidades educacionais especiais.
Essa expressão se refere a todas as pessoas (crianças e jovens) cujas necessidades decorrem de sua capacidade ou de suas dificuldades de aprendizagem.
pressupostos de uma escola integradora, segundo as orientações da Declaração de Salamanca
R: Segundo a Declaração de Salamanca, escola integradora é aquela cujo desafio é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar com sucesso todos os alunos, inclusive os que sofrem de deficiências graves. Segundo esses pressupostos, a aprendizagem deve, portanto, ajustar-se às necessidades de cada criança e não o contrário.



















Pesquisa referente à Primeira Avaliação Presencial- 2015.2
Disciplina: Educação Especial
Coordenação: Maria Angela M. Corrêa
Nome:
Cidade: Estado:
Matrícula:
Pólo:
Atenção
A atividade abaixo é referente a uma pesquisa que complementa a sua AD1 de Educação Especial. Ela deve ser realizada até a data prevista no calendário e entregue junto com as respostas da AD1.

A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, sendo:
Até 2 pontos na AD1 e o mesmo valor obtido (de até 2 pontos ) na AP1.

Para tanto, o aluno deverá atender aos critérios abaixo:
- realizar corretamente a pesquisa e entregar no Polo na data marcada (da AD1) = 1,0 ponto,
- produzir um texto, de até 2 (duas) laudas, sobre o contexto da Educação Especial na legislação municipal pesquisada = até 1,0 ponto.

Na ausência desta lei no município onde reside, o aluno deverá procurá-la em outra cidade próxima ou até mesmo na cidade do Polo em que está matriculado.

A mesma pontuação obtida na pesquisa da AD1 será reproduzida na nota da AP1, ou seja, até 2,0 pontos.

Então, constam dessa pesquisa duas partes para serem cumpridas:

Pesquise junto a Secretaria de Educação do seu Município (onde você mora) a legislação municipal atual no que diz respeito à Educação e, principalmente, sobre os aspectos relativos à Educação Especial.

A pesquisa deve ser feita apenas com relação aos documentos da legislação municipal. As demais legislações não fazem parte deste trabalho e, portanto, não serão aceitas e pontuadas.

Na mesma oportunidade, a partir da legislação pesquisada, elabore um texto que retrate, segundo sua análise, a situação da Educação Especial no município escolhido. Guarde com você as mesmas informações, pois elas serão úteis na sequência da disciplina.

Observações:
Considere como principais aspectos da Legislação pesquisada, por exemplo: a data em que ela foi aprovada; como a Educação Especial é tratada no documento; qual a orientação legal para a educação das crianças especiais matriculadas nas escolas de seu munícipio; se tem escolas inclusivas; se existe alguma rede de apoio para os alunos especiais como salas de recursos, professores especializados, escolas ou centros de inclusão no contra turno do horário escolar e as demais informações que você considerar importante. Lembre-se que a atividade diz respeito, principalmente, as condições de escolarização das crianças especiais de seu município.



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.