África: Globalização aumentou centralidade económica dos países africanos

Share Embed


Descrição do Produto

CORREIO DO MINHO

África: Globalização aumentou centralidade económica dos países africanos - especialista
Internacional
2010-05-12
visitas (158)
comentários (0)

autor
Lusa
contactar num. de artigos 25144
O professor Armando Marques Guedes considerou hoje que a globalização tem sido muito positiva para África porque 'aumentou a centralidade económica dos países africanos'.

'Foi de uma centralidade enorme. Aumentou a centralidade económica dos países africanos pela via dos recursos naturais disponíveis, entre os quais o petróleo', acrescentou o também autor de vários livros relacionados com África.

Armando Marques Guedes falava à Agência Lusa à margem do IV Congresso Internacional da África Lusófona, que começou hoje na Universidade Lusófona, subordinado ao tema 'Marginalização e Globalização'.

Do ponto de vista político-militar, o professor da Faculdade de Direito de Lisboa destacou o comando central AFRICOM e a opção da União Europeia de 'intervir na política económica e militar em Áfr ica'.

'É hoje o maior parceiro económico de África e quem mais tropas acrescenta para resolver os conflitos regionais', disse Armando Marques Guedes.

'É isso que explica também a presença crescente da China em África', acrescentou.

A nível cultural e financeiro, o professor considera que África continua 'menos relevante', mas ressalvou que 'isso resulta mais de uma má gestão dos recursos existentes e das assimetrias a nível da sua distribuição pelas populações dos Estados africanos'.

Armando Marques Guedes interveio no primeiro painel do Congresso, dedicado ao tema 'Globalização e Poder Político'.

O IV Congresso Internacional da África Lusófona decorre até sexta feira.


*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.