Alguns elementos da epistemologia

June 7, 2017 | Autor: Gisiela Klein | Categoria: Reinhart Koselleck, Begriffsgeschichte
Share Embed


Descrição do Produto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECÔNOMICAS – ESAG
PROGRAMA ACADÊMICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO


Disciplina: Epistemologia da Ciência em Administração
Turma: Mestrado Acadêmico 2015
Professor: Mauricio C. Serafim
Discente: Gisiela Hasse Klein
Aula: Alguns elementos da epistemologia
Obra estudada: KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos, v. 5, n. 10, 1992, pp. 134-146.


Sobre o que é o livro?
Trata-se de uma transcrição da palestra proferida por Reinhart Koselleck acerca do projeto Begriffsgeschichte. Não consegui determinar a data da palestra. A tradução para o português e a publicação pela Revista Estudos Históricos, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil/FGV, ocorreu em 1992. A transcrição da conferência integra o volume 5 da revista número 10. O Begriffsgeschichte é um projeto intelectual do historiador alemão Reinhart Koselleck, que dedicou 30 anos da sua vida à elaboração de uma história dos conceitos. Nessa conferência, ele explica o que entende por conceito e a metodologia que usa para compreender os conflitos sociais e políticos do passado por meio das delimitações conceituais e interpretações do uso da linguagem. É uma forma de estudar a história por meio dos conceitos.

O que está sendo dito, de modo detalhado, e como está sendo dito?
Partindo da premissa de que uma história dos conceitos não pode ser separada da história social, Reinhart Koselleck investiga os problemas teóricos implícitos a este campo de pesquisa, particularmente no que se refere às relações entre linguagem e história. O historiador alemão dedicou 30 anos da sua vida para propor uma metodologia na qual consegue traçar um histórico dos conceitos e, por meio desse histórico, compreender os conflitos sociais e políticos próprios do período estudado.
Koselleck inicia sua conferência delimitando o conceito de "conceito". "Naturalmente, nem toda palavra existente em nosso léxico pode se transformar em um conceito e, portanto, ter uma história", explica Koselleck. Para a criação do Dicionário de Conceitos, Koselleck, Otto Brunner e Werner Conze selecionaram criteriosamente as palavras cujos sentidos interessavam: "conceitos para cuja formulação seria necessário certo nível de teorização e cujo entendimento também é reflexivo".
O Dicionário de Conceitos são oito volumes que trazem 120 conceitos em mais de 7 mil páginas, onde Koselleck busca estabelecer a relação entre conceitos políticos e sociais e a continuidade ou descontinuidade das estruturas políticas, sociais e econômicas. O léxico Geschichtliche Gundbegriffe (1971 – 1992) explica a origem desses 120 conceitos, como foram formulados a sua época, como se mantiveram ou se alteraram ao longo do tempo. Não há tradução para o português dessa obra.
Para propor a história dos conceitos, Koselleck segue alguns passos: a premissa de que um conceito é fato e indicador; que todo conceito articula-se a um contexto; que a semântica é imprescindível; que o conceito só pode ser falado ou pensado uma única vez; que a diacronia está contida na sincronia; e que é preciso separar analiticamente a apreensão linguística da realidade e a realidade mesma dos fatos.
O conceito é fato e indicador concomitantemente, explica Koselleck. "Um conceito relaciona-se àquilo que se quer compreender, sendo, portanto, a relação entre o conceito e o conteúdo a ser compreendido". Para a Begriffsgeschichte (história dos conceitos), o conceito sempre se articula a um contexto, está imbricado em um emaranhado de perguntas e respostas datadas, que precisam ser recuperadas via diferentes fontes (livros, panfletos, manifestos, cartas, jornais...).
Sobre a semântica, o autor fala da necessidade de levantar as muitas nuances de cada termo, percebendo as transformações ao logo do tempo e compreendendo o que os termos expressavam originalmente e quanto dos significados anteriores foram incorporados. Quando Koselleck afirma que "todo conceito só pode enquanto tal ser pensado e falado/expressado uma única vez", ele ressalta que sua situação concreta é única. "A palavra pode permanecer a mesma, mas o conteúdo por ela designado altera-se substancialmente".
A afirmação de que a "diacronia está contida na sincronia" significa que se deve proceder a uma a investigação histórica, diacrônica, dos fatos linguísticos, associada à descrição sincrônica.

O livro é verdadeiro? Todo ele ou somente parte dele?
O texto é verdadeiro. Koselleck se propôs a criar uma metodologia científica para entender os conflitos sociais e políticos a partir da linguística (Saussure). Manteve em sua metodologia a heurística na seleção das fontes de informação, mas trocou a hermenêutica pela semântica. O resultado foi positivo tanto para a História como para a Epistemologia. Ambas as áreas do conhecimento colhem frutos da Begriffsgeschichte. No Brasil, o pesquisador João Feres Júnior se apropriou do projeto koselleckiano e tem se dedicado a entender a história, e principalmente os países americanos, a partir de uma história dos conceitos.

E então? Qual a importância do livro para mim?
A Begriffsgeschichte pode ser adaptada ao jornalismo. Essa adaptação é possível porque o jornalismo trabalha com diferentes fontes de informação para se comunicar com diferentes públicos. Se considerarmos que essas diferentes fontes de informação e os diferentes públicos, mesmo que contemporâneos, têm contextos diferentes para muitos significados/conceitos, a Begriffsgeschichte pode ser útil para chegarmos a um compartilhamento semântico dos significados/conceitos e das visões de mundo. Um exemplo são as reportagens sobre os conflitos no Oriente. Há uma dificuldade muito grande para os jornalistas ocidentais entenderem a realidade social e política daqueles países. Iniciar o estudo pelos conceitos poderia ser um caminho não só para chegar a um contexto histórico e cultural, mas também para transmitir/traduzir essas informações ao público ocidental de forma mais fidedigna.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.