A influência do blog NathaliaMello.com.br no cotidiano das consumidoras caruaruenses. The influences of the blog NathaliaMello.com.br in daily consumption of the caruaruenses. Silva, Bruna Carla Soares da; graduando em Design (Universidade federal de Pernambuco)
[email protected] Silva, DailmaEstella Ferreira da; graduando em Design (Universidade Federal de Pernambuco)
[email protected] Silva, Mônica Ester da; graduando em Design (Universidade Federal de Pernambuco)
[email protected] França, RayssaÁtila Neves; graduando em Design (Universidade Federal de Pernambuco)
[email protected]
Resumo
Este artigo se propõe a analisar o perfil de consumo de moda das seguidoras do Blog da Nathalia Mello da cidade de Caruaru, mediante a uma abordagem antropológica do consumo, a fim de identificar o comportamento e fatores de influencia do consumo destas mulheres.
Palavras chave: consumo, blog da Nathália Melo, moda.
Abstract The point of this article is analyze the consumption profile of the followers of Nathália Mello’s blog, in Caruaru, through an anthropological approach of consumption, in order to identify the behavior and factors that influence the consumption of these women.
Keywords: consumption, blog Nathália Melo, fashion.
1.Introdução Esse trabalho tem como intenção analisar de forma exploratória o comportamento das consumidoras de moda da cidade de Caruaru-PE que procuram no blog da Nathália Mello referencias de estilos de roupa condizentes com seu estilo pessoal, criando assim, um vínculo de referencia com a blogueira.
A partir das variáveis de segmentação demográfica, geográfica, comportamental e psicográficas explanadas por Kotler (2006), foi possível realizar tais análises do perfil do consumidor deste segmento de mercado. Diante das leituras de caráter exploratório, foi observado que as consumidoras desse determinado grupo procuram além de informações de moda, referencias de comportamento e interação social, uma busca pelo seu eu ideal através da inspiração em uma personalidade local. Através dessa pesquisa, e com base nos conhecimentos téoricos de moda e consumo, pretende-se analisar o papel do blog Nathália Melo como um meio deflagrador de tendências, e como o mesmo favorece o comércio local através do estímulo das consumidoras da região. 2. Fundamentação Teórica Vivemos em uma época em que estar conectado à internet é quase como uma obrigação. A praticidade de poder realizar inúmeras tarefas com apenas alguns cliques sem sequer sair de casa, tem atraído um número cada vez maior de pessoas, visto que os equipamentos que permitem o uso da internet computadores, smartphones, tablets - estão se tornando cada vez mais acessíveis à população. Dentro desse grande universo que é a grande rede, estão encaixadas diversas categorias de usuários: os que utilizam a web para fins de trabalho, usuários de redes sociais, donos de lojas virtuais, gamers que acessam sites de jogos on-line, etc. Entretanto, há uma ferramenta de comunicação muito eficiente que virou febre na internet e tem invadido o cotidiano de muitas pessoas, principalmente das mulheres: os blogs de moda. "A web propicia um caminho fácil para os consumidores do mundo todo trocarem informações sobre suas experiências com produtos, serviços, músicas, restaurantes e filmes" (SOLOMON, 2008, p.38). Quando surgiram na década de 90, os blogs eram utilizados como diários, onde as pessoas os atualizavam frequentemente com informações do cotidiano de suas vidas. Hoje, apesar de ainda serem considerados diários virtuais, as vertentes estão bastante diversificadas. Os blogs de moda em si, funcionam como um meio de divulgar/propagar tendências atuais e trocar informações sobre diversas vertentes da moda: roupas, cabelo, maquiagem, acessórios e etc.
No entanto, levando em consideração as diferentes questões demográficas, estilo de vida e classe social que englobam as leitoras desse tipo de blog, é necessário compreender qual blog é ideal para um devido segmento de mercado, como por exemplo, o blog da caruaruense Nathália Mello, que além de possuir informações do cotidiano da autora (looks do dia), também contém dicas de moda/beleza e ainda fornece informações sobre em quais lojas de Caruaru os produtos mostrados no blog podem ser encontrados. Ou seja, para as usuárias caruaruenses e de localidades próximas, tais informações se tornam bastante viáveis. "Especula-se que as mulheres se sintam atraídas por itens como roupas e cosméticos como forma de melhorar suas relações interpessoais" (SOLOMON, 2008, p.50), no entanto, cada classe social engloba uma situação econômica diferente, e isso implica em um comportamento de consumo diferenciado dentro dessas classes, visto que muitas peças de roupas que são acessíveis a umas, podem não ser acessíveis a outras. E o blog da Nathália Mello, apesar de ser direcionado a um público de classe mais alta, as informações postadas sobre as promoções existentes nas lojas da cidade podem facilitar o consumo pra quem tem uma renda mais baixa. E dentro desse contexto de propagação de tendências de moda através da internet, iremos analisar como as consumidoras/usuárias do blog citado anteriormente recebem e processam tais dicas de moda, a fim de compreender como elas se comportam em termos de consumo a partir do que encontram nas postagens. 3. Método de Pesquisa Essa análise de segmento de mercado foi baseada a partir dos textos aplicados em sala de aula, de artigos acadêmicos encontrados on-line, e dos conhecimentos teóricos explanados por SOLOMON e KOTLER. Como método de coletar informações úteis ao nosso estudo, nos baseamos nos comentários expressos sobre determinadas postagens na página da Nathália Mello, estes feitos por consumidoras e apreciadoras do blog em geral e das tendências lançadas por ele, obtendo assim, por meio das múltiplas opiniões, informações coerentes com nosso estudo e passíveis de análise e conclusão. Outro estudo realizado norteou-se no método de análise de imagens paradas, explananado por MIRANDA e MACIEL (2008),
referidos à composição dos elementos estéticos do look selecionados na imagem (forma, cor, material, composição e gestual). 4.Análise e discussão dos resultados 4.1- Personalidade Local: Pessoa cujos pontos de vista ou sugestões influenciam a decisão de compra. A partir dos fatores de influência nas decisões de compra no âmbito da moda sugeridos por MIRANDA(2008), A posição e o comportamento proposto por um determinado indivíduo juntamente com a cultura relacionado a meios em comum, influencia no comportamento de compra de uma pessoa. A blogueira Nathália Mello traz nas postagens diárias de seu blog referencias de compra, que segmentam através de seu estilo um determinado grupo de consumidoras, tornando-se assim uma personalidade local capaz de identificar os problemas e dificuldades encontradas muitas vezes na hora da compra por muitas mulheres. Renata disse: “Nat, adoro o seu blog e não sei como você consegue encontrar tanta coisa linda na Hering.” O comportamento exaltado de forma a estar próxima às suas seguidoras, faz dela um estímulo de compr, pois além de mostrar como usar as peças de maneira adequada, ela também indica os lugares onde pode ser encontrado o look postado no dia. Segundo Bernd (1957) “O campo da psicologia social lida com a influencia da presença real, imaginária ou implícita de pessoas sobre o pensamento e comportamento de outra pessoa (BERND, 1957, p.182)”. O fato de estar usando as roupas na postagem do blog e conhecer o material usado em sua composição abre espaço para a discussão de informações e retirada de duvidas sobre tamanho, cor, textura e outros locais de compra acessíveis para a prática do consumo do determinado artefato de moda por ela usado. Inahine Gonçalves disse: “Goostei da sandália parece ser confortável”. Comprar moda está intimamente ligado ao verbo “experimentar” (FEGHALI, 2008, p. 116). A maneira interativa que se dá a partir da análise dos comentários entre a blogueira Nathália Mello e suas “seguidoras” enfoca a ação de sua experiência de compra de maneira a relacionar as comodidades pelos elementos impostos, de modo a oferecer mais credibilidade em relação à roupa divulgada.
A influência de opinião por ela imposta, é, às vezes, ainda mais poderosa do que a percepção de uma marca. Suas estimativas sobre uma previsão melhor de compra impulsionam razões próprias através de suas avaliações para um grupo resumido, de forma definitiva e opinante nos estágios posteriores de avaliação e adoção. “Quanto mais informação positiva os consumidores obtêm sobre um produto com seus pares, mais provável será a adoção daquele produto.” (SOLOMON, 2002, p. 267). A facilidade de encontrar meios eficientes para o ato de consumo estimula ainda mais a habilidade de compra dessas internautas. 4.2 - Karla Tavares disse: “Arrasou Nathalia !! Adorei o batom. Que cor é essa? E qual a marca?” MIRANDA (2008) explica que “as pessoas compram produtos para se verem refletidas neles, seus valores e gostos pessoais, é uma espécie de identificação social. O produto é uma expressão da personalidade de quem o possui”. Essa teoria é aplicada de forma explícita pelas consumidoras do blog de Nathália Mello, que fazem uso desse meio de disseminação de informação para construir uma identidade, que irá integrá-la ao meio social. O eu ideal, se configura a partir das consultas feitas ao blog pelas leitoras. Na frase da leitora/consumidora Karla Tavares “Arrasou Nathalia !! Adorei o batom. Que cor é essa? E qual a marca?”, podemos identificar que o consumo da marca exata que a Nathalia faz uso na postagem, interessa para a leitora, que tem a idéia de que ao consumir exatamente a mesma marca que a blogueira, fará parte de um grupo. Tomando como referência essa postagem, pode-se perceber a importância da figura de Nathália como disseminação de estilo, e percebemos a forte influência que ela produz, visto que suas “seguidoras” , interagem de forma positiva ao que é disseminado pela mesma. No comentário seguinte, Fabiana Araújo disse: “Nathalia, vc ta de parabéns! Vi hoje teu blog, muito bom ! Amei ! E tudo que vc usa é da região? Muito bom gosto de tudo.” Observa-se que há uma preocupação por parte da leitora em conseguir consumir as peças apresentadas no post do blog, fazendo com que se inicie a partir daí o processo de consumo da mod. Em resposta, a blogueira Nathália Mello disse: “Grata Fabiana fico super feliz! Muita coisa que uso é sim comercializado e fabricado por aqui, afinal, nossa região tem muita coisa boa para nos oferecer= )”, o que
acarreta uma reação positiva as consumidoras, que poderão ter acesso aos produtos dentro de sua localidade.
Percebe-se que a figura de Nathália é vista como referência para quem à acompanha através do blog. Pessoas classificadas desse modo, “influenciam com a exposição a novos comportamentos e estilos de vida, determinam atitudes e influenciam a autoestima da pessoa que quer ser aceita no grupo, além de criar pressões por determinadas marcas”, MIRANDA (2008), isso é percebido em determinados comentários das leitoras/consumidoras, Raquel disse: “Super adoro todas as suas dicas. Parabéns e obrigada por nos ajudar!” 4.3 – Variedade de gostos: influências, avaliações e respostas.
A interatividade por meio de comentários permite ao internauta/usuário uma a proximidade com o administrador/anunciante, avaliar e apostar aquilo que conclui sobre certa postagem: com uma resposta negativa ou positiva. O gostar ou não de certa peça e composição está ligados aos fatores que influenciam a moda que, segundo GARCIA e MIRANDA (2007), são sociais, culturais, pessoais e psicológicos. Detendo-nos psicológicos, mostram que são influenciados pela motivação, percepção e aprendizado. No aprendizado, há a compreensão de uma determinada situação, variando de indivíduo para indivíduo comandando sua seleção, organização e interpretação das informações formando uma imagem sobre o mundo. Na percepção, há o comando sobre impulsos, estímulos, sugestões, respostas e reforço. Assim, sobre a atitude concluem que “leva as pessoas a gostarem ou não das coisas, a aproximarem-se ou afastarem-se delas.” (GARCIA;MIRANDA, 2007,p.69). “Trata-se de uma avaliação global que permite responder de uma maneira consistentemente favorável ou desfavorável com respeito a um dado objeto. É composta por: componente cognitivo (crenças), componente
afetivo
(sentimentos)
e
componente
aprendido
(intenções comportamentais).” (GARCIA;MIRANDA, 2007, p.69).
A internauta/usuária, citada a seguir, avaliou o look e deu uma resposta negativa ao comentar sobre algumas combinações feitas de peças com mesmo tecido num mesmo look. Mas aprovou como interessante às demais roupas da loja. Mostrando o quanto pode ser diferente um conceito das pessoas sobre uma composição e a possibilidade de assim comunicar seu gosto, sugerir a variação de tecidos nas peças e aprovação da loja na mídia, por meio de um blog.
Figura 1: Look da loja Edmilly. Fonte: Blog Nathália Mello.
Elis disse: “Sempre tem peça interessantes na Edmilly, realmente. O que eu n gosto é q eles fazem uma calça, saia, blusa tudo do mesmo tecido. Isso não é legal... rsrsrs.”
4.4 - O blog Nathália Mello como difusor de tendências na região / favorecimento do comércio local.
As mulheres que acessam blogs de moda com frequência, geralmente o fazem para saber novidades sobre as tendências do momento que estão em circulação no mercado. No entanto, como já foi citado anteriormente, alguns produtos de moda que são acessíveis a um grupo específico de consumidoras, podem não ser acessíveis a outros grupos, seja por questões econômicas ou até mesmo de escassez desses produtos na região. No comentário supracitado retirado de uma
das postagens do blog da Nathália Mello, feito pela leitora/consumidora Kamyla Santos, é enfatizada justamente essa questão: "valorizando os produtos da região(...)", onde nota-se o quão é importante para o consumidor ter a possibilidade de usufruir da moda dentro da sua localidade e extrato social. "Consumidores tendem a ser mais influenciados pela opinião de líderes que são seus similares” (SOLOMON, apud MIRANDA, p.2). Considerando essa afirmação, podemos observar que o fato do blog em análise ser administrado por alguém comum à localidade, que trabalha na área de moda e conhece de modo geral como funciona esse mercado dentro da cidade, contribui para que ele seja muito influente no cotidiano das caruaruenses, e exerça de maneira eficiente sua função de difusor de tendências. O protocolo de análise a seguir permite uma visão clara do estilo divulgado no blog pela blogueira Nathália Mello, mostrando características e elementos identificados para a composição dos looks, e como a relação do meio comercial regional é essencial na influencia da composição de cada look do dia:
Figura 2: Look Hering North Shopping. Fonte: Blog Nathália Mello.
01-Forma: Silhueta com formas folgadas e cortes específicos característicos com um estilo associado à opulência, riqueza e prestigio. 02-Cor: Predominância de tons de azul, com alguns detalhes em caramelo/dourado simbolizando delicadeza, elegância e jovial idade.
03-Materiais: Tecido de algodão contrastando com jeans que da um ar despojado e jovial, com detalhes de brilho remetendo a delicadeza, juventude e informalidade. 04-Composição: A intenção é demonstrar a tendência do momento, exemplificando todos os elementos da roupa que estão em alta na estação, como a bolsa de tamanho grande, a sapatilha e o cinto dourado combinado com as jóias, e a blusa da cor azul. 05-Gestual: A blogueira Nathália posa pra foto com ar de elegância, que é demonstrado na forma como carrega a bolsa e na sua postura exibindo todos os acessórios. Um look elegante, que preserva jovialidade e delicadeza. Conclusão: Tanto o gestual quanto as roupas, refletem uma atitude/tendência característica da região. Transmitem bem a jovialidade adequada a sua idade, e através da indumentária, passam outras referencias além de simplesmente a moda em si. 5.Conclusões Avaliando
o
poder
de
endosso
da
blogueira
Nathália
Mello
sobre
as
consumidoras/internautas, percebemos que a mesma vem adquirindo certa credibilidade ao longo dos anos na cidade e região. Notou-se através dos comentários de suas seguidoras uma questão de reciprocidade, onde por ser formada nesse meio interativo de consumo, tornou-se uma líder de opinião na área da moda local: ela possui o "poder de informação" (SOLOMON, 2002 p.262). Fazendo uso da recomendação de lojas, promoções e eventos relacionados à moda na cidade, sua influência de consumo no mercado local se torna cada vez mais perceptível, através de seu suposto acesso à “verdade”. Sua personalidade foi mais um dos atrativos na influência do consumo referenciado, sendo ela uma pessoa jovem, de classe média-alta, simpática e bonita: Segundo Solomon (2007), existe o efeito halo, onde pessoas que estão bem numa área são excelentes também em outras, "a beleza física funciona como uma pista que facilita ou modifica o processamento de informações" (SOLOMON, 2007, p.189). Como se as usuárias dos produtos fossem se igualar a quem os endossam. Com esse estudo, foi possível analisar o comportamento de consumo das usuárias/seguidoras do blog Nathália Mello, sendo ela uma referencia local capaz de
entender os desejos e necessidades das mulheres que seguem e comentam suas publicações diárias, demonstrando de forma interativa e acessível seu conhecimento a respeito da moda e do comércio local. 6.Referencias Bibliográficas ALETÉIA, Ferreira; VIEIRA, Josiany; A moda dos blogs e sua influência na cibercultura: Do diário virtual aos posts comerciais. FEGHALI, Marta Kasznar; O ciclo da moda. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2008. GARCIA, Carol; MIRANDA, Ana Paula de; Moda é Comunicação: experiências, memórias, vínculos. 2 Ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2007. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. MACIEL, E. J. C.; MIRANDA, A. P. C. de. DNA da Imagem de Moda. In: V Colóquio Nacional de Moda, 2009, Recife. Anais do V Colóquio Nacional de Moda, 2009. MELLO,
Nathália;
Blog
Nathália
Mello.
Disponível
em
Último acesso em: 08 de agosto de 2013. MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. SCHMITT, Bernd. Marketing experimental: sua empresa e suas marcas conquistando o sentir. São Paulo: Nobel, 2002. SOLOMON, Michael R. Comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo 5ª.ed. Porto Alegre : Bookman, 2002.