As memórias da Rádio Moçambique: uma proposta de museu

July 3, 2017 | Autor: C. Joanguete | Categoria: Novos Media, Media e Jornalismo
Share Embed


Descrição do Produto

As Memórias da Rádio Moçambique: Uma proposta de Museu

Celestino Joanguete, Ph.D E-mail: [email protected]

Contextualização teórica da memória (1) • Quando falamos em "memória", uma variada gama de ideias nos vem à mente. Memórias nossas de infância, memórias de um período histórico, edificações memoriais

Contextualização teórica da memória (2) • Estudar o fenômeno da memória, sob suas mais variadas condições, implica situá-las em diferentes áreas do conhecimento, como Psicologia, História, Sociologia, Filosofia e as Neurociências. O que liga todas essas áreas à memória é que todas elas estão relacionados ao passado.

Contextualização teórica da memória (3) • Desde os anos 80, houve uma explosão de estudos sobre o passado, que o tomaram não tanto a partir da perspectiva histórica, mas a partir da "memória social", o estudo de edifícios, símbolos nacionais, hinos, comemorações, autobiografias, memórias de grupos, entre outros,.

Contextualização teórica da memória (4) 2. Memória da Rádio Moçambique A rádio era, depois do trabalho, o centro da vida da maioria dos moçambicanos, a única distração dessa maioria que vivia com inúmeras dificuldades. Era também a rádio, um veículo de informação do Rovuma ao Maputo. A Rádio era escutada ondas curtas e ondas media e agora a transição para o digital.

Contextualização teórica da memória (5) • Por isso, durante dezenas de anos, a rádio foi rei e senhor da comunicação. A rádio transmitia teatro radiofónico de altíssima qualidade, radionovelas, inúmeros programas de música popular, festivais da canção e as eleições.

Perspectiva de um Museu da Rádio Moçambique (1) • A nemória de que se invoca nestas jornadas deve contemplar o projecto museológico da Rádio Moçambique • Uma memória que deve proteger, preservar e divulgar os aparelhos de realização, difusão e recepção da história da rádio,

Perspectiva de um Museu da Rádio Moçambique (2) • A memória não deve esquecer alguns dos momentos mais marcantes da produção de conteúdos radiofónicos que assumiram como um tributo à excelência do Serviço Público e ao trabalho de todos os profissionais da rádio-

Perspectiva de um Museu da Rádio Moçambique (3) • A memória deve avançar para a criação de museu , reunindo melhores peças (memórias materiais) dispersas a nivel nacional, que constituem os espólios incontornáveis da história da Rádio Moçambique.

Perspectiva de um Museu da Rádio Moçambique (4) • A Colecção Museológica de Rádio deve partilhar com a sociedade algumas das emblemáticas peças que constituem o seu vasto e valioso espólio museológico, registo da história e da actividade radiofónica e em Moçambique, nomeadamente, os discos musicais de vinil , roteiros

Perspectiva de um Museu da Rádio Moçambique (5) • O espaço deve constituir uma viajem pelo tempo, acompanhando a evolução tecnológica destes meios de comunicação ao longo de um percurso que agrupa, por zonas expositivas distintas, as peças da rádio segundo uma lógica cronológica, mostrando equipamentos de gravação/ reprodução, recepção e transmissão profissionais e domésticos.

Perspectiva de um Museu da Rádio Moçambique (6) • Como complemento e registo da actividade da Rádio Moçambique, a Colecção Museológica deve disponibilizar uma zona interactiva onde é possível recordar alguns conteúdos radiofónicos que fizeram parte do nosso imaginário e que devem estar organizados por décadas.

Perspectiva de um Museu da Rádio Moçambique (7) • Também deve dispor de uma zona multimédia onde o visitante pode visionar programas que retratam a história da rádio, assim como conteúdos em alta definição, que assinalam uma nova fase na tecnologia radiofónica

Conclusão • Compreende-se a relevância histórica da Rádio Moçambique no processo comunicativo nacional. A partir das sua memória, a RM incentivou a produção local e projectou cantores e conjuntos vocais em âmbito nacional e internacional.

Conclusão • Muitos programas transmitidos na era em que não havia televisão, catalisaram a atenção dos ouvintes no mundo imaginário. Muitos se identificavam com a emissora, pois os programas jornalísticos mantinham a sociedade informada, possibilitando aos ouvintes o conhecimento e a leitura da realidade social vigente naquele período e no perído actual.

Conclusão • As memórias da Rádio Moçambique constituem o acervo suficiente, digno de pesquisa e de museu nacional, a partir das quais pode-se compreender os objectos que se inscrevem na ordem dos fenômenos midáticos, bem como partilhar com a nova geração algumas das emblemáticas peças que constituem o seu vasto e valioso espólio, registo da história e da actividade radiofónica.

Referência bibliográfica •



Peralta, Elsa. 2007. Abordagem teórica ao estudo da memória social: uma resenha crítica, In Arquivos de Memória, (diponivel em) http://www.fcsh.unl.pt/revistas/arquivos-damemoria/ArtPDF/02_Elsa_Peralta%5B1%5D.pdf, 28/08/15 Sobral, José.1995. Memória e identidades sociais: dados de um estudo de caso num espaço rural (disponivel em) http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223379819X4vIL9gj3Be03OZ0.pdf, 28/08/15

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.