De forma é que uma possível queda de Dilma pode afectar a América do Sul? Jornal O DIABO, 22 de Março, 2016

Share Embed


Descrição do Produto

24

• O DiabO, 22 de Março de 2016

céu &inferno

A Assembleia da República aprovou o Orçamento Geral do estado para 2016. Mais vale ter um Orçamento, ainda que contestado e contestável, pois todos o são, do que prolongar-se um vazio orçamental que deixava o País sem instrumento de gestão.

Pedro Passos Coelho. a atitude negativa do lider do PsD não é consentânia com o estatuto de um partido responsál. será que alguém irá aproveitar para ir até espinho fazer a rodagem do carro?..

instantâneo

O DiabO

Decisão no final de Março

a frase

O Supremo Tribunal do Brasil decidirá no final de Março sobre o destino da nomeação do ex-Presidente Lula da Silva para o cargo de Ministro da Casa Civil.

“O cristal rachou no Brasil” Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente do Brasil, sobre os protestos contra o governo de Dilma Rousseff

•uccla em angola

•mais um anúncio?

•compromisso

•coerência de valores

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) vai reunir em Luanda, a 23 de Maio, a sua XXXII Assembleia-Geral. Recorde-se que a UCCLA é uma associação intermunicipal criada a 28 de Junho de 1985. Foram fundadoras as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande. A presidência da Assembleia-Geral da UCCLA pertence este ano à cidade de Luanda. A Associação Empresarial de Luanda e o Fórum de Empresários de Língua Portuguesa (FELP), associando-se a este acontecimento, irão promover, no dia 24 de Maio, um Forum Empresarial, que tem como objectivo a dinamização de eventuais parcerias no domínio do sector agro-alimentar e agro-industrial. Lisboa faz parte desta organização das Cidades de Língua Portuguesa, pelo que acompanharemos de perto os trabalhos e conclusões destes encontros.

Ainda em Angola, o Presidente em funções, José Eduardo dos Santos, veio agora anunciar que sairá da vida política activa em 2018. Ora as próximas eleições para a Presidência da República Angolana realizar-se-ão, segundo o calendário previsto, em 2017. Se assim for, ficou-se sem perceber, pois as agências noticiosas internacionais não o esclarecem, como pode abandonar em 2018. Será que o Presidente angolano não se candidatará em 2017? Se o fizer renunciará ao mandato em 2018? Será que permanecerá só como presidente do MPLA (partido do Governo) e abandonará este cargo só em 2018? Ou será apenas mais um anúncio, tal como anteriores anúncios no mesmo sentido? Fica-nos a dúvida. Não que nos queiramos imiscuir nos assuntos internos de um Estado soberano, neste caso, com uma história em comum com o nosso País, de cinco séculos. Mas apenas por nos preocuparmos com o futuro de Angola, nosso parceiro na CPLP.

A propósito da CPLP: depois de Portugal ter feito saber aos parceiros da Comunidade que pretendia apresentar a sua candidatura ao cargo de Secretário Executivo da organização, Angola tudo fez para o evitar. O facto não causa estranheza, dados os recentes conflitos que envolveram altas esferas do poder político angolano com a Justiça portuguesa e um certo mal-estar diplomático que se tem verificado entre os dois Estados nos últimos tempos. Como corolário da situação, na Cimeira do passado dia 17 foi decidido que Portugal não irá assumir em Julho o cargo a que desejava candidatar-se por direito próprio, tendo-se alcançado uma solução de compromisso. Assim, ficou estabelecido que o próximo mandato do Secretário Executivo da CPLP será de quatro anos: a primeira metade caberá a São Tomé e Príncipe e a segunda metade será assumida por Portugal.

A nova presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, foi recebida pelo Presidente da República e pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, dando assim início a um programa de visitas de apresentação de cumprimentos que irá efectuar a várias instituições relevantes da sociedade portuguesa. Sabendo-se das convicções cristãs da líder do partido democrata-cristão e conservador português, assinala-se este facto que aponta no sentido de uma coerência de valores e de princípios assinalável, nos tempos conturbados que se vivem na sociedade portuguesa. Foi uma oportunidade para uma troca de impressões muito viva sobre a situação social e económica do País. Assunção Cristas aproveitou para reiterar os objectivos do CDS, que pretende dinâmico e actuante ao serviço de Portugal e de todos os portugueses.

Pergunta d’o diabo

Responde armando marques guedes, Professor catedrático.

DR

De que forma é que uma possível queda de Dilma pode afectar a américa do sul?

Tudo isto é pouco edificante na maior das democracias lusófonas - pondo em cheque a credibilidade do PT, da sua oposição, da governação, e do sistema judicial brasileiros. Talvez saia daqui um rejuvenescimento…o risco mais agudo, intuo, é o da emergência de uma “democracia controlada” como as que têm vindo a infestar a Europa “federal”. Se assim for, por uma vez o Brasil sincroniza com uma viragem política à direita como as que, de há seis meses para cá, têm vindo a acontecer na América Latina.

valores perenes O Presidente da República escolheu o Estado Soberano do Vaticano como destino da sua primeira visita oficial, tendo sido recebido em audiência por Sua Santidade o Papa Francisco I. Saúda-se este acto cheio de significado simbólico, pois Marcelo Rebelo de Sousa é o Presidente de um Estado Soberano que deve a sua independência ao reconhecimento, pela Santa Sé, da sua autonomia e direito de auto-governo. Na verdade, recordemos que foi pela bula Papal Manifestis Probatum, emitida pelo Papa Alexandre III a 23 de Maio de 1179, que foi declarado o Condado Portucalense independente do Reino de Leão, e reconhecido D. Afonso Henriques como o seu soberano e primeiro Rei. Esta bula reconheceu a validade do Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro de 1143 em Zamora, pelo rei de Leão e por D. Afonso Henriques. Assim, assinala-se com satisfação este gesto do Presidente da República, por dar um sinal de que pretende repor os Valores Perenes da Nação Portuguesa, que andam muito esquecidos pelos poderes políticos que os quiseram substituir pela famosa “teoria da relatividade dos comportamentos” e que tanto dano e desorientação têm causado aos portugueses. fRa diavolo 02047

5 603653 272715

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.