Diagnóstico Necessidades - Chefias - Igualdade de Género e de Oportunidades
Descrição do Produto
INQUÉRITO/DIAGNÓSTICO Cliente: Câmara Municipal de Alcochete Actividade: Diagnóstico Igualdade de Género Consultor: Maria Clara Alves Foram realizados inquéritos a uma amostra de 5 colaboradores (as), sendo 3 homens e 2 mulheres, com o objectivo de aferir da forma como os mesmos vêm a sua entidade empregadora no que respeita às questões da Igualdade de Género e aos vários domínios da sua responsabilidade social. A contribuição de cada trabalhador (a) foi anónima e confidencial. A elaboração deste inquérito seguiu as orientações constantes nos documentos elaborados pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, porquanto os dados seguem desagregados por sexo. O questionário apresentado aos (às) colaboradores (as) foi o seguinte: Sexo: F
M
Nº
1
2
3
4 5 6
7
Não Questões SIM Não sabe Considera que para a Entidade a igualdade entre homens e mulheres é considerada uma prioridade para o desenvolvimento organizacional? Nos documentos estratégicos (ex. relatórios, planos regulamentos) é feita menção expressa à igualdade entre homens e mulheres enquanto valor da entidade? A entidade tem medidas que especificamente encorajam a participação equilibrada dos homens e mulheres na actividade familiar? A entidade tem medidas que especificamente encorajam a participação equilibrada das mulheres e dos homens nos processos de decisão? Nos últimos 5 anos a entidade afectou verbas para medidas e acções no âmbito da igualdade entre mulheres e homens? Na entidade existe um plano de acção para a igualdade entre mulheres e homens? Os critérios e procedimentos de recrutamento e selecção de recursos humanos têm presente o princípio da igualdade e não discriminação em função do sexo?
Diagnóstico Igualdade de Género
1
8
A entidade encoraja a candidatura e selecção de homens ou de mulheres para profissões/funções onde estejam sub-‐ representados/(as)? Se sim como?
9
Os anúncios de oferta de emprego contêm elementos indirectamente discriminatórios em função do sexo (ex. “disponibilidade total”, “estado civil”)?
10
Na constituição das equipas de selecção preside o princípio de uma representação equilibrada de mulheres e homens?
11
A entidade mantém informação, tratada por sexo, relativa aos processos de recrutamento e selecção que levou a cabo nos últimos 5 anos?
12
A Entidade tem presente o princípio da igualdade e não discriminação entre mulheres e homens no que respeita às oportunidades de qualificação, de progressão na carreira e no acesso a cargos de chefia? A entidade integra, na formação certificada, algum módulo relacionado com a temática da igualdade entre homens e mulheres?
13
14
Há a possibilidade de interrupção de carreira, para estudos ou formação, dos trabalhadores e das trabalhadoras?
15
A entidade assegura às mulheres e aos homens igual acesso ao número mínimo de horas de formação certificada estabelecido por lei?
16
A entidade assegura, na sua política salarial, o cumprimento do princípio de “salário igual para trabalho igual ou de valor igual” entre trabalhadores e trabalhadoras? A entidade quando nomeia um trabalhador ou uma trabalhadora para um cargo de chefia ou órgão de decisão, tem presente o princípio da igualdade e não discriminação em função do sexo?
17
18
As competências dos trabalhadores e das trabalhadoras são reconhecidas de modo igual nos processos de promoção e progressão na carreira? A entidade realiza reuniões com os trabalhadores e trabalhadoras ou suas estruturas representativas onde aborda questões relacionadas com a igualdade entre mulheres e homens, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e protecção da maternidade e paternidade?
19
Diagnóstico Igualdade de Género
2
A entidade, quando avalia a satisfação dos trabalhadores e das trabalhadoras, considera os aspectos da igualdade entre mulheres e homens, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e protecção na maternidade e na paternidade? 20 21
A entidade possui normas que garantam o respeito pela dignidade de mulheres e homens no local de trabalho?
Existem na Entidade procedimentos formais para a apresentação de queixa em caso de situações de discriminação em função do sexo? 22
23
24
Existem procedimentos específicos para reparação de danos decorrentes da violação do respeito pela dignidade de mulheres e homens no local de trabalho? Na comunicação interna, existe consideração pelo princípio de igualdade em função do sexo e o emprego de formas gramaticais inclusivas e verdadeiramente neutras ?(ex: os trabalhadores e as trabalhadoras… as pessoas que trabalham) Em todos os instrumentos da entidade que apresentam valores quantificados relativos a trabalhadores(as), designadamente nos diagnósticos e relatórios, a entidade trata e apresenta de forma sistemática os dados desagregados por sexo?
25
26
27 28
A Entidade utiliza linguagem e imagens não discriminatórias em função do sexo na publicidade e na promoção das suas actividades, produtos e serviços? A Entidade divulga em local apropriado, informação relativa aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, em matéria de igualdade e não discriminação em função do sexo, maternidade e paternidade? A Entidade concede horários de trabalho flexíveis com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal? A Entidade possibilita o trabalho a partir de casa quando necessário à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal?
29 A entidade possibilita a adaptação do tempo semanal de trabalho concentrando ou alargando o horário de trabalho diário com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal? 30
31
A entidade concede o trabalho a tempo parcial aos trabalhadores e às trabalhadoras com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal?
Diagnóstico Igualdade de Género
3
Existem medidas de apoio a trabalhadores e a trabalhadoras com situações familiares especiais (ex: famílias monoparentais, familiares com deficiência, familiares com doença crónica, trabalhadores/as com netos/as de filhos/as adolescentes)? 32
Existem acordos estabelecidos com vista à prestação de serviços nas áreas da saúde, cultura, lazer, e desporto para os trabalhadores e as trabalhadoras? Existem equipamentos próprios de apoio para filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras (ex: creche, jardim de infância, actividades de tempos livres, colónias de férias, ou outros)?
A Entidade tem protocolos com serviços de apoio para familiares (ex: creche, jardim de infância, ludoteca, actividades de bem estar, cultura e lazer, ginásios)? A entidade tem protocolos de facilitação de acesso com serviços de apoio a familiares idosos ou com deficiência (ex: apoio domiciliário, reabilitação, lares e centros de dia)?
São concedidos períodos para assistência a ascendentes e a cônjuges de trabalhadores e trabalhadoras, com duração superior aos 15 dias que se encontram previstos na lei ou ao período previsto no contrato colectivo de trabalho ou no acordo da entidade? 33 A entidade possui equipamentos próprios destinados a actividades desportivas ou outras promotoras da saúde e bem-‐estar de trabalhadores e trabalhadoras (ex: ginásio, piscina, etc…)? 34
35
36
37
38
40
A entidade concede apoios financeiros ligados à educação de filhos e filhas (ex: subsídios, bolsas, pagamento de livros, pagamento de colónias de férias)? A entidade tem apoios financeiros ligados à saúde extensivos ao agregado familiar (ex: plano de saúde familiar, seguros, apoio domiciliário)
41
A entidade encara de modo igual o exercício dos direitos da maternidade e da paternidade por parte das trabalhadoras e dos trabalhadores?
39
A entidade concede a trabalhadores licenças com duração superior às que se encontram previstas na lei, para acompanhamento de filhos e filhas menores ou com deficiência? 42
Diagnóstico Igualdade de Género
4
A entidade concede a trabalhadoras licenças com duração superior às que se encontram previstas na lei, para acompanhamento de filhos e filhas menores ou com deficiência? 43
44
A entidade incentiva os homens a gozar os 15 dias de licença parental previstos na lei, que são remunerados pela Segurança Social? A entidade procede a contratações para substituir trabalhadores e trabalhadoras em gozo de licença de maternidade, paternidade e licença parental?
45 TOTAL
Os dados foram contabilizados na seguinte tabela de valores absolutos:
H H H M M M H/M H/M H/M SIM Não Não Sim Não Não SIM Não Não sabe sabe sabe
Nº
1
Considera que para a Entidade a igualdade entre homens e mulheres é considerada uma prioridade para o desenvolvimento organizacional?
2
1
0
0
2
0
2
3
0
1
2
0
1
1
0
2
3
0
0
3
0
1
1
0
1
4
0
3
Nos documentos estratégicos (ex. relatórios, planos regulamentos) é feita menção expressa à igualdade entre homens e mulheres enquanto valor da entidade? A entidade tem medidas que especificamente encorajam a participação equilibrada dos homens e mulheres na actividade familiar?
4
A entidade tem medidas que especificamente encorajam a participação equilibrada das mulheres e dos homens nos processos de decisão?
1
2
0
1
0
1
2
2
1
5
Nos últimos 5 anos a entidade afectou verbas para medidas e acções no âmbito da igualdade entre mulheres e homens?
0
3
0
0
1
1
0
4
1
0
3
0
0
2
0
0
5
0
2
1
0
2
0
0
4
1
0
2
6
7
Na entidade existe um plano de acção para a igualdade entre mulheres e homens? Os critérios e procedimentos de recrutamento e selecção de recursos humanos têm presente o princípio da igualdade e não discriminação em função do sexo?
Diagnóstico Igualdade de Género
5
8
A entidade encoraja a candidatura e selecção de homens ou de mulheres para profissões/funções onde estejam sub-‐ representados/(as)? Se sim como?
0
2
1
0
1
1
0
3
2
9
Os anúncios de oferta de emprego contêm elementos indirectamente discriminatórios em função do sexo (ex. “disponibilidade total”, “estado civil”)?
0
1
2
0
2
0
0
3
2
10
Na constituição das equipas de selecção preside o princípio de uma representação equilibrada de mulheres e homens?
1
1
1
0
2
0
1
3
1
2
1
0
0
1
1
2
2
1
0
2
1
2
0
0
2
2
1
12
A entidade mantém informação, tratada por sexo, relativa aos processos de recrutamento e selecção que levou a cabo nos últimos 5 anos? A Entidade tem presente o princípio da igualdade e não discriminação entre mulheres e homens no que respeita às oportunidades de qualificação, de progressão na carreira e no acesso a cargos de chefia?
13
A entidade integra, na formação certificada, algum módulo relacionado com a temática da igualdade entre homens e mulheres?
0
2
1
0
2
0
0
4
1
14
Há a possibilidade de interrupção de carreira, para estudos ou formação, dos trabalhadores e das trabalhadoras?
2
0
1
1
0
1
3
0
2
15
A entidade assegura às mulheres e aos homens igual acesso ao número mínimo de horas de formação certificada estabelecido por lei?
3
0
0
2
0
0
5
0
0
16
A entidade assegura, na sua política salarial, o cumprimento do princípio de “salário igual para trabalho igual ou de valor igual” entre trabalhadores e trabalhadoras?
3
0
0
2
0
0
5
0
0
17
A entidade quando nomeia um trabalhador ou uma trabalhadora para um cargo de chefia ou órgão de decisão, tem presente o princípio da igualdade e não discriminação em função do sexo?
2
0
1
1
1
0
3
1
1
18
As competências dos trabalhadores e das trabalhadoras são reconhecidas de modo igual nos processos de promoção e progressão na carreira?
3
0
0
2
0
0
5
0
0
11
Diagnóstico Igualdade de Género
6
19
A entidade realiza reuniões com os trabalhadores e trabalhadoras ou suas estruturas representativas onde aborda questões relacionadas com a igualdade entre mulheres e homens, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e protecção da maternidade e paternidade?
0
2
1
1
1
0
1
3
1
20
A entidade, quando avalia a satisfação dos trabalhadores e das trabalhadoras, considera os aspectos da igualdade entre mulheres e homens, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e protecção na maternidade e na paternidade?
1
1
1
1
0
1
2
1
2
21
A entidade possui normas que garantam o respeito pela dignidade de mulheres e homens no local de trabalho?
1
2
0
1
0
1
2
2
1
22
Existem na Entidade procedimentos formais para a apresentação de queixa em caso de situações de discriminação em função do sexo?
2
0
1
0
0
2
2
0
3
23
Existem procedimentos específicos para reparação de danos decorrentes da violação do respeito pela dignidade de mulheres e homens no local de trabalho?
2
0
1
0
0
2
2
0
3
24
Na comunicação interna, existe consideração pelo princípio de igualdade em função do sexo e o emprego de formas gramaticais inclusivas e verdadeiramente neutras ?(ex: os trabalhadores e as trabalhadoras… as pessoas que trabalham)
3
0
0
0
0
2
3
0
2
25
Em todos os instrumentos da entidade que apresentam valores quantificados relativos a trabalhadores(as), designadamente nos diagnósticos e relatórios, a entidade trata e apresenta de forma sistemática os dados desagregados por sexo?
1
2
0
1
0
1
2
2
1
3
0
0
1
0
1
4
0
1
2
1
0
1
0
1
3
1
1
1
1
1
2
0
0
3
1
1
27
A Entidade utiliza linguagem e imagens não discriminatórias em função do sexo na publicidade e na promoção das suas actividades, produtos e serviços? A Entidade divulga em local apropriado, informação relativa aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, em matéria de igualdade e não discriminação em função do sexo, maternidade e paternidade?
28
A Entidade concede horários de trabalho flexíveis com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal?
26
Diagnóstico Igualdade de Género
7
29
A Entidade possibilita o trabalho a partir de casa quando necessário à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal?
0
1
2
0
1
1
0
2
3
30
A entidade possibilita a adaptação do tempo semanal de trabalho concentrando ou alargando o horário de trabalho diário com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal?
1
1
1
2
0
0
3
1
1
31
A entidade concede o trabalho a tempo parcial aos trabalhadores e às trabalhadoras com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal?
0
1
2
0
0
2
0
1
4
32
Existem medidas de apoio a trabalhadores e a trabalhadoras com situações familiares especiais (ex: famílias monoparentais, familiares com deficiência, familiares com doença crónica, trabalhadores/as com netos/as de filhos/as adolescentes)?
0
1
2
1
1
0
1
2
2
33
São concedidos períodos para assistência a ascendentes e a cônjuges de trabalhadores e trabalhadoras, com duração superior aos 15 dias que se encontram previstos na lei ou ao período previsto no contrato colectivo de trabalho ou no acordo da entidade?
2
0
1
1
0
1
3
0
2
34
A entidade possui equipamentos próprios destinados a actividades desportivas ou outras promotoras da saúde e bem-‐estar de trabalhadores e trabalhadoras (ex: ginásio, piscina, etc…)?
2
1
0
2
0
0
4
1
0
35
Existem acordos estabelecidos com vista à prestação de serviços nas áreas da saúde, cultura, lazer, e desporto para os trabalhadores e as trabalhadoras?
2
1
0
2
0
0
4
1
0
36
Existem equipamentos próprios de apoio para filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras (ex: creche, jardim de infância, actividades de tempos livres, colónias de férias, ou outros)?
0
3
0
1
1
0
1
4
0
37
A Entidade tem protocolos com serviços de apoio para familiares (ex: creche, jardim de infância, ludoteca, actividades de bem estar, cultura e lazer, ginásios)?
2
1
0
2
0
0
4
1
0
38
A entidade tem protocolos de facilitação de acesso com serviços de apoio a familiares idosos ou com deficiência (ex: apoio domiciliário, reabilitação, lares e centros de dia)?
0
2
1
0
1
1
0
3
2
Diagnóstico Igualdade de Género
8
39
A entidade concede apoios financeiros ligados à educação de filhos e filhas (ex: subsídios, bolsas, pagamento de livros, pagamento de colónias de férias)?
1
2
0
2
0
0
3
2
0
40
A entidade tem apoios financeiros ligados à saúde extensivos ao agregado familiar (ex: plano de saúde familiar, seguros, apoio domiciliário)
1
2
0
1
0
1
2
2
1
41
A entidade encara de modo igual o exercício dos direitos da maternidade e da paternidade por parte das trabalhadoras e dos trabalhadores?
3
0
0
2
0
0
5
0
0
42
A entidade concede a trabalhadores licenças com duração superior às que se encontram previstas na lei, para acompanhamento de filhos e filhas menores ou com deficiência?
0
2
1
0
1
1
0
3
2
43
A entidade concede a trabalhadoras licenças com duração superior às que se encontram previstas na lei, para acompanhamento de filhos e filhas menores ou com deficiência?
0
2
1
0
0
2
0
2
3
44
A entidade incentiva os homens a gozar os 15 dias de licença parental previstos na lei, que são remunerados pela Segurança Social?
1
0
2
0
1
1
1
1
3
A entidade procede a contratações para substituir trabalhadores e trabalhadoras em gozo de licença de maternidade, paternidade e licença parental?
1
2
0
1
1
0
2
3
0
54
55
26
40
24
26
94
79
52
45 TOTAL
Conclusões: Questão 1 Considera que para a Entidade a igualdade entre homens e mulheres é considerada uma prioridade para o desenvolvimento organizacional? Homens
Mulheres 0%
0%
0%
33%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Diagnóstico Igualdade de Género
9
Tal como verificamos através dos gráficos anteriores 67% dos homens respondeu que sim à questão colocada enquanto 33% respondeu que não. Quanto às mulheres as respostas foram 100% sim. Questão 2 Nos documentos estratégicos (ex. relatórios, planos regulamentos) é feita menção expressa à igualdade entre homens e mulheres enquanto valor da entidade? Homens
Mulheres
0%
0%
33%
Sim Não
Sim 50%
50%
Não sabe
67%
Não Não Sabe
67% dos homens inquiridos respondeu que não à segunda questão e apenas 33% respondeu que sim. Nas respostas das mulheres verificou-‐se uma igualdade percentual com 50% para a resposta sim e a resposta não. Questão 3
A entidade tem medidas que especificamente encorajam a participação equilibrada dos homens e mulheres na actividade familiar? Homens
Mulheres
0% 0%
0% Sim Não Não sabe
Sim 50%
50%
Não Não Sabe
100%
Tal como constatamos através dos gráficos apresentados acima, 100% dos inquiridos de sexo masculino responderam que não à questão colocada, enquanto os inquiridos do sexo feminino responderam 50% que sim e outros 50% que não. Diagnóstico Igualdade de Género
10
Questão 4
A entidade tem medidas que especificamente encorajam a participação equilibrada das mulheres e dos homens nos processos de decisão? Homens
Mulheres
0% 33%
Sim
Sim Não
50%
50%
Não Sabe
Não sabe
67%
Não
0%
Relativamente á questão 4 os homens responderam na sua maioria que não (67%) e 33 % que sim. As mulheres responderam que sim ou que não sabe com 50% para cada resposta. Questão 5
Nos últimos 5 anos a entidade afectou verbas para medidas e acções no âmbito da igualdade entre mulheres e homens? Homens
Mulheres
0% 0%
0% Sim Não
Sim 50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe
100%
Constatamos através da análise dos gráficos apresentados acima que todos os inquiridos do sexo masculino (100%) responderam que não, enquanto as respostas dos inquiridos do sexo feminino se dividiram em 50% para cada resposta “não” e “não sabe”. Questão 6 Na entidade existe um plano de acção para a igualdade entre mulheres e homens?
Diagnóstico Igualdade de Género
11
Homens
Mulheres
0%
0%
0%
0%
100%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Todos os inquiridos (100%), de ambos os sexos, responderam que não á questão apresentada.
Questão 7
Os critérios e procedimentos de recrutamento e selecção de recursos humanos têm presente o princípio da igualdade e não discriminação em função do sexo? Mulheres Homens 0% 0% 0% 33% Sim Sim Não Não Não Sabe Não sabe 67% 100% Através dos gráficos anteriores podemos verificar que a maioria dos inquiridos respondeu que sim á questão efectuada, sendo que 67% dos homens respondeu que sim e 33% que não. As mulheres responderam todas que sim (100%). Questão 8
A entidade encoraja a candidatura e selecção de homens ou de mulheres para profissões/funções onde estejam sub-‐representados/(as)? Se sim como? Diagnóstico Igualdade de Género
12
Mulheres Homens 0% 0% 33% Sim Sim 50% 50% Não Não Não Sabe Não sabe 67% Através da análise dos gráficos apresentados acima concluímos que 67% dos inquiridos do sexo masculino não acha que entidade encoraja a candidatura e selecção de homens ou de mulheres para profissões/funções onde estejam sub-‐representados, sendo que 33% acha que sim. As mulheres dividem-‐se em percentagens de 50% entre as que acham que não ou que não sabe. Questão 9
Os anúncios de oferta de emprego contêm elementos indirectamente discriminatórios em função do sexo (ex. “disponibilidade total”, “estado civil”)? Mulheres Homens 0% 0% 0% 33% Sim Sim Não Não Não Sabe Não sabe 67% 100% Quando questionados se os anúncios de oferta de emprego contêm elementos indirectamente discriminatórios em função do sexo (ex. “disponibilidade total”, “estado civil”) 67% dos homens responde que não sabe, enquanto 33% responde que não. As mulheres respondem que não (100%). Questão 10
Na constituição das equipas de selecção preside o princípio de uma representação equilibrada de mulheres e homens? Diagnóstico Igualdade de Género
13
Mulheres Homens 0% 0% 33% 34% Sim Sim Não Não Não Sabe Não sabe 33% 100% Na resposta a esta questão 34% dos homens acha que na constituição das equipas de selecção preside o princípio de uma representação equilibrada de mulheres e homens, 33% acha que não e outros 33% não sabe. Todas as mulheres inquiridas respondem que não (100%). Questão 11
A entidade mantém informação, tratada por sexo, relativa aos processos de recrutamento e selecção que levou a cabo nos últimos 5 anos? Mulheres Homens 0% 0% 33% Sim Sim 50% 50% Não Não Não sabe Não Sabe 67% 67% dos homens inquiridos responde que sim a esta questão e 33% que não. Entre as mulheres as opiniões dividem-‐se com 50% a responder que não e outras 50% que não sabe. Questão 12
A Entidade tem presente o princípio da igualdade e não discriminação entre mulheres e homens no que respeita às oportunidades de qualificação, de progressão na carreira e no acesso a cargos de chefia? Diagnóstico Igualdade de Género
14
Mulheres Homens 0% 0% 0% 33% Sim Sim Não Não Não sabe Não Sabe 67% 100% 67% dos homens inquiridos responde que não a esta questão e 33% que não sabe. As mulheres estão 100% de acordo em que a Entidade tem presente o princípio da igualdade e não discriminação entre mulheres e homens no que respeita às oportunidades de qualificação, de progressão na carreira e no acesso a cargos de chefia. Questão 13
A entidade integra, na formação certificada, algum módulo relacionado com a temática da igualdade entre homens e mulheres? Mulheres Homens 0% 0% 0% 33% Sim Sim Não Não Não sabe Não Sabe 67% 100% Entre os inquiridos de sexo masculino 67% responde que não a esta questão e 33% que não sabe. Entre as mulheres as opiniões são unânimes com 100% a responder que não. Questão 14
Há a possibilidade de interrupção de carreira, para estudos ou formação, dos trabalhadores e das trabalhadoras? Diagnóstico Igualdade de Género
15
Mulheres Homens 33% Sim Sim 50% 50% Não Não Não sabe Não Sabe 0% 67% 0% 67% dos homens inquiridos responde que sim a esta questão e 33% que não sabe. Entre as mulheres as opiniões dividem-‐se com 50% a responder que sim e outras 50% que não sabe. Questão 15
A entidade assegura às mulheres e aos homens igual acesso ao número mínimo de horas de formação certificada estabelecido por lei? Mulheres Homens 0% 0% 0% 0% Sim Sim Não Não Não sabe Não Sabe 100% 100% Homens e mulheres são unânimes em afirmar que a entidade assegura às mulheres e aos homens igual acesso ao número mínimo de horas de formação certificada estabelecido por lei, com 100% de respostas sim. Questão 16 A entidade assegura, na sua política salarial, o cumprimento do princípio de “salário igual para trabalho igual ou de valor igual” entre trabalhadores e trabalhadoras? Diagnóstico Igualdade de Género
16
Mulheres Homens 0% 0% 0% 0% Sim Sim Não Não Não Sabe Não sabe 100% 100% Quando questionados se a entidade assegura, na sua política salarial, o cumprimento do princípio de “salário igual para trabalho igual ou de valor igual” entre trabalhadores e trabalhadoras todos os inquiridos respondem que sim (100%). Questão 17 A entidade quando nomeia um trabalhador ou uma trabalhadora para um cargo de chefia ou órgão de decisão, tem presente o princípio da igualdade e não discriminação em função do sexo? Mulheres
Homens
0%
33%
Sim Não
0%
67%
Não sabe
Sim 50%
50%
Não Não Sabe
Na resposta a esta questão 67% dos homens responde que sim e 33% que não sabe. 50% das mulheres respondem que sim e outras 50% que não. Questão 18 As competências dos trabalhadores e das trabalhadoras são reconhecidas de modo igual nos processos de promoção e progressão na carreira? Diagnóstico Igualdade de Género
17
Mulheres Homens 0% 0% 0% 0% Sim Sim Não Não Não Sabe Não sabe 100% 100% Todos os inquiridos estão de acordo que as competências dos trabalhadores e das trabalhadoras são reconhecidas de modo igual nos processos de promoção e progressão na carreira com 100% de respostas sim. Questão 19
A entidade realiza reuniões com os trabalhadores e trabalhadoras ou suas estruturas representativas onde aborda questões relacionadas com a igualdade entre mulheres e homens, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e protecção da maternidade e paternidade?
Homens
Mulheres
0%
0%
33%
Sim Não 67%
Não sabe
Sim 50%
50%
Não Não Sabe
Na resposta a esta questão 67% dos homens responde que não e 33% que não sabe. 50% das mulheres respondem que sim e outras 50% que não. Questão 20 A entidade, quando avalia a satisfação dos trabalhadores e das trabalhadoras, considera os aspectos da igualdade entre mulheres e homens, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e protecção na maternidade e na paternidade? Diagnóstico Igualdade de Género
18
Homens
33%
34%
Mulheres
Sim Não
Sim 50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe
33%
0%
Tal como constatamos através dos gráficos apresentados acima, 34% dos inquiridos de sexo masculino responderam que sim à questão colocada, enquanto 33% responderam que não e outros 33% que não sabem. Os inquiridos do sexo feminino responderam 50% que sim e outros 50% que não sabem. Questão 21 A entidade possui normas que garantam o respeito pela dignidade de mulheres e homens no local de trabalho? Mulheres
Homens 0% 33%
Sim Não
67%
Sim 50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe
0%
Na resposta a esta questão 67% dos homens responde que não e 33% que não sabe. 50% das mulheres respondem que sim e outras 50% que não. Questão 22
Existem na Entidade procedimentos formais para a apresentação de queixa em caso de situações de discriminação em função do sexo?
Diagnóstico Igualdade de Género
19
Homens
Mulheres 0% 0%
33%
0%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Como podemos verificar através dos gráficos acima na resposta a esta questão 67% dos homens respondem que sim e 33% que não sabem. As mulheres respondem que não sabem (100%). Questão 23 Existem procedimentos específicos para reparação de danos decorrentes da violação do respeito pela dignidade de mulheres e homens no local de trabalho? Mulheres
Homens
0% 0%
33%
0%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Tal como na questão anterior podemos verificar que 67% dos homens respondem que sim e 33% que não sabem. As mulheres respondem que não sabem (100%). Questão 24 Na comunicação interna, existe consideração pelo princípio de igualdade em função do sexo e o emprego de formas gramaticais inclusivas e verdadeiramente neutras (ex: os trabalhadores e as trabalhadoras… as pessoas que trabalham)? Diagnóstico Igualdade de Género
20
Mulheres
Homens 0%
0%
0%
0%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe
100%
100%
Na resposta a esta questão 100% dos homens respondem que sim, que na comunicação interna, existe consideração pelo princípio de igualdade em função do sexo e o emprego de formas gramaticais inclusivas e verdadeiramente neutras. As mulheres respondem que não sabem (100%). Questão 25
Em todos os instrumentos da entidade que apresentam valores quantificados relativos a trabalhadores (as), designadamente nos diagnósticos e relatórios, a entidade trata e apresenta de forma sistemática os dados desagregados por sexo? Mulheres
Homens
0% 0%
33%
0%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
67% dos inquiridos de sexo masculino responde que sim e 33% que não sabe. Todos os inquiridos do sexo feminino respondem que não sabem. Questão 26 A Entidade utiliza linguagem e imagens não discriminatórias em função do sexo na publicidade e na promoção das suas actividades, produtos e serviços? Diagnóstico Igualdade de Género
21
Mulheres
Homens 0% 0% Sim Não
Sim 50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe
100%
0%
Nesta questão podemos verificar que 100% dos homens concorda que a Entidade utiliza linguagem e imagens não discriminatórias em função do sexo na publicidade e na promoção das suas actividades, produtos e serviços. As mulheres 50% acham que sim e as outras 50% não sabem. Questão 27
A Entidade divulga em local apropriado, informação relativa aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, em matéria de igualdade e não discriminação em função do sexo, maternidade e paternidade? Mulheres
Homens 0% 33%
Sim Não 67%
Sim 50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe
0%
67% dos inquiridos de sexo masculino responde que sim a esta questão e 33% que não. Dos inquiridos do sexo feminino 50% responde que sim e 50% que não sabe. Questão 28 A Entidade concede horários de trabalho flexíveis com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal? Diagnóstico Igualdade de Género
22
Mulheres
Homens
0%
33%
34%
0%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe
33%
100%
Nesta questão a opinião dos inquiridos do sexo masculino divide-‐se, com 34% a responder que sim, 33% que não e 33% que não sabe. Todos os inquiridos do sexo feminino são unânimes ao responder que sim (100%). Questão 29
A Entidade possibilita o trabalho a partir de casa quando necessário à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal? Mulheres
Homens 0%
0%
33%
Sim Não
67%
Não sabe
Sim 50%
50%
Não Não Sabe
67% dos inquiridos de sexo masculino responde que não sabe se a Entidade possibilita o trabalho a partir de casa quando necessário à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e 33% que não. Do sexo feminino 50% responde que não e 50% que não sabe. Questão 30
A entidade possibilita a adaptação do tempo semanal de trabalho concentrando ou alargando o horário de trabalho diário com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal?
Diagnóstico Igualdade de Género
23
Mulheres
Homens
0%
33%
34%
0%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe
33%
100%
Podemos verificar através dos gráficos apresentados acima que 34% dos inquiridos de sexo masculino responderam que sim à questão colocada, enquanto 33% responderam que não e outros 33% que não sabem. Os inquiridos do sexo feminino responderam 100% que sim. Questão 31
A entidade concede o trabalho a tempo parcial aos trabalhadores e às trabalhadoras com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal? Mulheres
Homens
0%
0% 33%
67%
0%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
67% dos inquiridos de sexo masculino responde que não sabe se a entidade concede o trabalho a tempo parcial aos trabalhadores e às trabalhadoras com vista à conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e 33% responde que não. Da parte dos inquiridos do sexo feminino as respostas são 100% que não sabem. Questão 32 Existem medidas de apoio a trabalhadores e a trabalhadoras com situações familiares especiais (ex: famílias monoparentais, familiares com deficiência, familiares com doença crónica, trabalhadores/as com netos/as de filhos/as adolescentes)? Diagnóstico Igualdade de Género
24
Mulheres
Homens 0%
0%
33%
Sim Não
Sim 50%
50%
Não sabe
67%
Não Não Sabe
A esta questão 67% dos inquiridos de sexo masculino responde que não sabe e 33% que não. Do sexo feminino temos 50% de respostas sim e outras 50% de respostas não. Questão 33
São concedidos períodos para assistência a ascendentes e a cônjuges de trabalhadores e trabalhadoras, com duração superior aos 15 dias que se encontram previstos na lei ou ao período previsto no contrato colectivo de trabalho ou no acordo da entidade? Mulheres
Homens
33%
Sim Não
0%
67%
Sim 50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe
0%
Analisando os dados acima podemos ver que 67% dos inquiridos de sexo masculino concorda que são concedidos períodos para assistência a ascendentes e a cônjuges de trabalhadores e trabalhadoras, com duração superior aos 15 dias que se encontram previstos na lei ou ao período previsto no contrato colectivo de trabalho ou no acordo da entidade, e 33% dos inquiridos não sabe. Do sexo feminino 50% dos inquiridos responde que sim e 50% que não sabe. Questão 34
A entidade possui equipamentos próprios destinados a actividades desportivas ou outras promotoras da saúde e bem-‐estar de trabalhadores e trabalhadoras (ex: ginásio, piscina, etc…)? Diagnóstico Igualdade de Género
25
Mulheres
Homens
0%
0%
0%
33%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
A esta questão 67% dos homens responde que sim e 33% que não. As respostas das mulheres são 100% sim. Questão 35
Existem acordos estabelecidos com vista à prestação de serviços nas áreas da saúde, cultura, lazer, e desporto para os trabalhadores e as trabalhadoras? Mulheres
Homens
0%
0%
0%
33%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Analisando os gráficos acima podemos ver que 67% dos inquiridos de sexo masculino concorda que existem acordos estabelecidos com vista à prestação de serviços nas áreas da saúde, cultura, lazer, e desporto para os trabalhadores e as trabalhadoras, enquanto 33% discorda. Do sexo feminino todas as inquiridas concordam (100%). Questão 36
Existem equipamentos próprios de apoio para filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras (ex: creche, jardim de infância, actividades de tempos livres, colónias de férias, ou outros)?
Diagnóstico Igualdade de Género
26
Mulheres
Homens 0%
0%
0%
0%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe
100%
100%
Quando é colocada a questão se existe equipamentos próprios de apoio para filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras todos os inquiridos do sexo masculino responde que não (100%). Em sentido contrário, todos os inquiridos do sexo feminino responde que sim (100%). Questão 37 A Entidade tem protocolos com serviços de apoio para familiares (ex: creche, jardim de infância, ludoteca, actividades de bem estar, cultura e lazer, ginásios)? Mulheres
Homens
0%
0%
0%
33%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Na resposta a esta questão 67% dos homens respondem que sim, que a Entidade tem protocolos com serviços de apoio para familiares, e 33% respondem que não. As mulheres respondem que sim (100%). Questão 38 A entidade tem protocolos de facilitação de acesso com serviços de apoio a familiares idosos ou com deficiência (ex: apoio domiciliário, reabilitação, lares e centros de dia)? Diagnóstico Igualdade de Género
27
Mulheres
Homens
0%
0%
0%
33%
Sim
Sim Não 67%
50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe Sector 4
Podemos ver que nesta questão 67% dos homens respondem que não e 33% que não sabem. 50% das mulheres inquiridas respondem que não e outras 50% que não sabem. Questão 39 A entidade concede apoios financeiros ligados à educação de filhos e filhas (ex: subsídios, bolsas, pagamento de livros, pagamento de colónias de férias)? Mulheres
Homens
0%
0%
0%
33%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Na resposta a esta questão 67% dos homens respondem que a Entidade não concede apoios financeiros ligados à educação de filhos e filhas, e 33% que sim. 100% das mulheres inquiridas respondem que sim. Questão 40 A entidade tem apoios financeiros ligados à saúde extensivos ao agregado familiar (ex: plano de saúde familiar, seguros, apoio domiciliário) Diagnóstico Igualdade de Género
28
Mulheres
Homens 0% 33%
Sim Não
Sim 50%
50%
Não sabe
67%
Não Não Sabe
0%
Através da análise dos gráficos apresentados acima concluímos que 67% dos inquiridos do sexo masculino não concorda que a Entidade tem apoios financeiros ligados à saúde extensivos ao agregado familiar, e 33% acha que sim. As respostas das mulheres dividem-‐se em percentagens iguais de 50% para as que acham que sim e as que não sabem. Questão 41 A entidade encara de modo igual o exercício dos direitos da maternidade e da paternidade por parte das trabalhadoras e dos trabalhadores? Homens
Mulheres
0%
0%
0%
0%
100%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Nesta questão todos os inquiridos estão de acordo com homens e mulheres a responderem que sim (100%). Questão 42 A entidade concede a trabalhadores licenças com duração superior às que se encontram previstas na lei, para acompanhamento de filhos e filhas menores ou com deficiência? Diagnóstico Igualdade de Género
29
Mulheres
Homens 0%
0%
33%
Sim Não 67%
Sim 50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe
Na resposta a esta questão 67% dos homens respondem que a Entidade não concede a trabalhadores licenças com duração superior às que se encontram previstas na lei, para acompanhamento de filhos e filhas menores ou com deficiência, e 33% dos restantes inquiridos não sabe. Entre as mulheres inquiridas 50% respondem que não e outras 50% que não sabem. Questão 43 A entidade concede a trabalhadoras licenças com duração superior às que se encontram previstas na lei, para acompanhamento de filhos e filhas menores ou com deficiência? Mulheres
Homens
0%
0%
0%
33%
67%
Sim
Sim
Não
Não
Não sabe
Não Sabe 100%
Comparativamente com a resposta á questão anterior 67% dos homens inquiridos continua a responder que a Entidade não concede a trabalhadoras licenças com duração superior às que se encontram previstas na lei, para acompanhamento de filhos e filhas menores ou com deficiência, e 33% dos restantes inquiridos não sabe. Já as mulheres inquiridas respondem todas que não sabem (100%).
Questão 44
A entidade incentiva os homens a gozar os 15 dias de licença parental previstos na lei, que são remunerados pela Segurança Social? Diagnóstico Igualdade de Género
30
Mulheres
Homens
0%
33%
Sim
Sim
Não 67%
0%
50%
50%
Não sabe
Não Não Sabe
Na resposta a esta questão 67% dos homens responde que não sabe e 33% responde que sim. 50% das mulheres inquiridas responde que não e outras 50% que não sabe. Questão 45 A entidade procede a contratações para substituir trabalhadores e trabalhadoras em gozo de licença de maternidade, paternidade e licença parental? Mulheres
Homens 0%
0%
33%
Sim
Sim
Não 67%
50%
Não sabe
50%
Não Não Sabe
67% dos inquiridos do sexo masculino considera que a Entidade não procede a contratações para substituir trabalhadores e trabalhadoras em gozo de licença de maternidade, paternidade e licença parental, e 33% considera que sim. Nesta questão as opiniões dos inquiridos do sexo feminino dividem-‐se, sendo que 50% responde que sim e 50% responde que não.
Diagnóstico Igualdade de Género
31
Diagnóstico Igualdade de Género
32
Lihat lebih banyak...
Comentários