Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º Ciclo do Ensino Básico – propostas didácticas no âmbito das Ciências

Share Embed


Descrição do Produto

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO | PORTUGAL JULHO 2010

Mariana Ribeiro Clemente ([email protected]) Rui Marques Vieira ([email protected]) Filomena Martins ([email protected])

Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º Ciclo do Ensino Básico – propostas didácticas no âmbito das Ciências Enquadramento conceptual:

Metodologia e implementação: Neste estudo, foram desenvolvidos

Para compreender a natureza dos avanços científico-tecnológicos que nos rodeiam, importa desenvolver, através de práticas educativas, competências que preencham os requisitos de uma literacia científica e que possibilitem a compreensão das relações CTS a todos os cidadãos. De acordo com Praia (2006), a cultura científica é inseparável de uma cidadania de qualidade, esclarecida e inclusiva. Assim, converge-se para uma perspectiva curricular de enfoque CTS cujo “conteúdo científico canónico está relacionado e integrado com o mundo quotidiano dos estudantes de tal forma que espelha os esforços naturais dos estudantes para darem sentido a esse mundo” (Aikenhead, 2009: 22).Apresentaremos aqui propostas didácticas concretas que procuraram fomentar a promoção de competências múltiplas, numa lógica de interdisciplinaridade, sustentadas por um enfoque no ensino das Ciências no 1.º ciclo como meio para alcançar uma literacia científica ampla e uma educação holística do cidadão, integradora da EDS.

recursos didácticos que pretenderam apoiar e orientar o ensino centrado na EDS no 1.º CEB. Os participantes envolvidos neste estudo foram crianças do 1.º CEB: uma turma do 4.º ano (9/10 anos); e uma turma do 1.º ano (6/7 anos) de Aveiro (Portugal).

Objectivos das propostas didácticas: Desenvolver capacidades, atitudes e valores relacionados com: a responsabilidade social e ambiental; a tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pelas diferenças (Educação para a Cidadania); Sensibilizar para os aspectos estéticos, humanísticos e culturais do meio ambiente, das Ciências e da Língua (Portuguesa); Desenvolver capacidades de pensamento (como o pensamento crítico).

Actividade: Visita de estudo ao Herbário da Universidade de Aveiro Visita guiada pela responsável do Herbário da Universidade de Aveiro, com especial preocupação em mostrar a actividade de um botânico, desde a recolha das amostras de plantas até à sua observação e estudo em laboratório; Os alunos elaboraram um trabalho de campo durante o qual a responsável pelo Herbário foi explicando: a origem dos nomes das plantas, como se devem recolher, que registos fazer durante a recolha (utilização do caderno de cientista) e que cuidados imediatos se devem ter com as amostras recolhidas assim como com o meio que serviu a exploração. Durante a visita: a interacção verbal com os alunos foi orientada de forma a obter respostas a um conjunto de questões-chave (aprendizagens relevantes): 1) O que é um Herbário/ Qual a sua utilidade; 2) Como funciona/Como se prepara um Herbário; 3) Evolução histórica (como trabalhavam antigamente os botânicos, elaboração de ilustrações científicas e observação sem recurso às actuais tecnologias); 4) Vantagens que esta actividade científica comporta para a Ciência actualmente e para a preservação da Natureza e da biodiversidade, designadamente estudo da flora de diferentes regiões do planeta, armazenamento de amostras, reconhecimento de espécies já extintas.

1

Actividade: Elaboração de um Herbário Os alunos elaboraram, na sala de aula, um herbário com as plantas recolhidas na visita de estudo e com as que recolheram no recreio da escola. O processo de secagem das plantas demorou 3 semanas, com mudança diária das folhas de jornal realizada pelos alunos. Uma vez completamente secas, os alunos colaram com fita-cola as plantas na cartolina final com a respectiva etiqueta devidamente preenchida por eles. Nota: A elaboração do herbário cumpriu, dentro do possível, as etapas formais necessárias: 1. Recolha de amostras; 2. Numeração da planta; 3. Elaboração da etiqueta – com o nome comum e o nome científico da planta, nome do colector, data e local de recolha e características da planta; 4. Processo de secagem e prensagem; 5. Fixação da planta seca na cartolina final.

Resultados

Conclusões

Globalmente, alcançou-se em ambas as turmas (com profundidades distintas devido ao nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos de anos escolares e idades tão distintas):

Será pela educação que se impulsionarão novos desígnios e cenários comportamentais, atitudinais e axiológicos capazes de devolver ao cidadão competências que lhe permitam compreender e participar nas decisões locais e globais de forma activa, crítica, consciente e informada.

melhoria do discurso escrito e oral (competências de comunicação); consciência e maior interesse pelas implicações/consequências inerentes ao Desenvolvimento Sustentável; desenvolvimento da competência argumentativa (capacidades de pensamento e linguagem); desenvolvimento de competências científicas.

Debatemo-nos por uma educação holística que apele ao desenvolvimento integral do ser humano, dotando-o de um conjunto de saberes em acção, de forma integrada e não-segmentada que lhe permitirão um olhar mais completo, rico e esclarecedor sobre o mundo.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.