Elixir: Uma rede social que incentiva ações reais com prestígios virtuais

June 5, 2017 | Autor: Victor Nogueira | Categoria: Social Networks, Project Management, Virtual Communities, Gamification, Teamwork, Web 2.0 tools
Share Embed


Descrição do Produto

Elixir: Uma rede social que incentiva ações reais com prestígios virtuais Victor Nogueira¹, Anaíra A. de A. Silva¹, Samuel Azevedo², Aquiles Burlamaqui¹ ¹Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ²Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Caixa Postal 1524 – Natal – RN – Brasil {felladrin, anaira.asilva, samuel.azevedo, aquilesburlamaqui}@gmail.com

Abstract. This paper is an analysis of a system for management of groups and projects, called Elixir, in development in JAVA, which gathers collaborative tools, with the purpose of increase employees productivity in work environment, having one of the main goals based on the concept of “Serious Game”. In the intention of present the project, will be exposed concepts, motivations and methodologies for the paper. Resumo. Este trabalho é uma análise do sistema de gerenciamento de grupos e projetos denominado Elixir, em desenvolvimento com JAVA, que reúne ferramentas colaborativas, com o propósito de aumentar a produtividade dos colaboradores no ambiente de trabalho, tendo um dos seus objetivos principais baseado no conceito de “Serious Game”. Com o intuito de apresentar o projeto, serão expostos conceitos, motivações e metodologias para composição do trabalho.

1. Introdução Na sociedade moderna acompanhamos cada vez mais a popularização do computador e do acesso a Internet. Segundo uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 36% das casas no Brasil possuíam ao menos um computador em 2009 e 31% possuíam acesso a Internet [CGI, 2010]. O computador está facilitando, cada vez mais, a resolução de tarefas diárias de seus usuários. Seja ao fazer uma pesquisa, construir um texto e imprimi-lo, ou utilizá-lo para entretenimento, o computador cria uma nova realidade facilitada, só acessível aos incluídos digitalmente.

Essa facilitação trazida pelo computador, principalmente se falando em entretenimento, colocou os jogos eletrônicos (games) em patamar igual aos filmes de cinema. Muitos usuários passam várias horas seguidas em frente à um computador resolvendo problemas fictícios criados por esses games. Todos os jogos, sejam eles casuais, educativos ou passatempos, criam situações virtuais para serem resolvidas de alguma maneira interessante pelos seus usuários. Alguns jogos já começam a misturar atividades físicas reais com recompensas virtuais, com o objetivo de tirar os usuários do sedentarismo. Exemplo disso temos vídeo games que usam captura de movimento como maneira de fazer os usuários se exercitarem para alcançar objetivos dentro do jogo virtual [Berkovsky, 2010]. Em nosso trabalho, propomos um sistema construído como um jogo sério (Serious Game) que transforma as mais diversas atividades reais em pontuações dentro de uma rede social. Através de juízes, os jogadores são pontuados somente ao atingir objetivos concretos, como o aprendizado de algum assunto, tecnologia, idioma, apoio a ações humanitárias, término de atividades no trabalho, entre outras coisas que tenham valor no cotidiano das pessoas. Tendo em mente a necessidade de atenção e cautela com os funcionários de uma empresa, e sabendo que aqueles que se sentem mais bem cuidados tem maior rendimento, esperamos que este sistema revigore as interações dentro da empresa e sirva como um incentivo para a participação no trabalho. 1.1 Definição Elixir é um ambiente web, desenvolvido em JAVA, que reúne várias ferramentas de trabalho em grupo em um único software, gerando o que chamamos de Estação Colaborativa, que rodará em todos os sistemas operacionais e também em dispositivos móveis. Ele traz a proposta de melhorar o rendimento dos funcionários de uma empresa levando em conta o que eles fazem na vida real, o que é convertido em pontos e outros privilégios dentro do jogo. O jogo, na verdade, é uma rede social com recursos avançados de colaboração, com uma representação (avatar) de cada usuário criada de acordo com sua pontuação, ou seja, seu desempenho em prol da empresa/instituição. Além desse incentivo, é meta do Elixir minimizar a distância aparente entre funcionários de distintos cargos hierárquicos, isto é, fazer com que haja uma maior ligação, mantendo o devido respeito, entre chefes e subordinados.

1.2 Propostas A proposta principal deste projeto é converter o ambiente de trabalho - que em geral é individualista - em uma Estação Colaborativa. Isso é, mudar a forma de pensar e agir, visando trabalho em equipe e abrindo espaço para uma maior participação e oportunidade de destaque para os funcionários da empresa. Também são objetivos deste projeto: ● aumentar oportunidades de pessoas tímidas exporem suas opiniões com discussões bem argumentadas; ● possibilitar o desenvolvimento de novos projetos através da integração que a rede proporcionará; ● oferecer um ambiente confortável, intuitivo e prático em que os funcionários poderão realizar e rastrear suas tarefas e também as de outros funcionários da empresa; ● evitar a perda de tempo em projetos, organizando e esclarecendo o papel de cada funcionário; ● permitir uma fácil compreensão e entendimento do sistema por pessoas com diferentes tipos cognitivos. Além disso, buscamos desfazer alguns pensamentos que impedem o bom funcionamento de plataformas colaborativas, como por exemplo: o individualismo, a pobre cooperação, problemas de comunicação entre hierarquias diferentes no ambiente real. 1.3 Desafios Manter a privacidade Nos preocupamos com o direito à privacidade de cada indivíduo. Portanto, de acordo com as leis de nosso país, propomos um método não-invasivo, mas sim voluntário, de tornar público os atos de cada funcionário de uma empresa. Garantir praticidade Queremos soluções simples e práticas, que sirvam para vários objetivos, mas que também sejam de fácil entendimento e uso. Não adianta ter um programa com funções complexas que não seja de uso prático para o usuário final. Nosso objetivo é facilitar a vida do usuário e ganhar tempo. Portanto a interface que propomos é limpa e intuitiva, isto é, sem botões desnecessários, e textos curtos e objetivos. Ainda pensando na praticidade forneceremos um tutorial interativo, como um tour pela plataforma, que permitirá que o usuário tenha, logo no primeiro contato, conhecimento de todas as funcionalidades do software e, como incentivo, já inicie com alguns pontos.

Portabilidade Para uma melhor adaptação as possibilidades de ambiente que possam utilizar a plataforma, além de uma integração mais ampla ao ambiente, o Elixir poderá permitir a portabilidade, através do uso de dispositivos como PDAs, handhelds, celulares, entre outros, permitindo aos usuários não ficarem presos somente aos ambiente preestabelecidos para realizarem suas postagens e alterações em tempo real dos acontecimentos. Adaptabilidade Um dos desafios é a adaptabilidade do Elixir para diversos ambientes, sejam eles acadêmicos, comerciais ou institucionais, mantendo a praticidade, portabilidade e acessibilidade por todos. Num ambiente acadêmico, que pode ser exemplificado por um laboratório com um grupo de pesquisa em que faça parte um número considerável de pessoas, podem ser estabelecidos perfis, páginas de cada projeto ou grupo contendo as realizações já alcançadas, da equipe, e uma certa definição das habilidade de cada membro do time, assim como suas medalhas e realizações, suas contribuições ao fórum, fazendo assim com que outras pessoas e grupos daquele mesmo laboratório possam ver os pontos fortes de cada um, permitindo a “mistura” de equipes no futuro, para novos projetos, além de permitir saber a quem procurar quando um problema não relacionado a sua área aparecer. Já em um nicho comercial, como um restaurante que ofereça entrega à domicílio, por exemplo, o funcionário que exerça a função de entregador, garçom ou cozinheiro pode portar um dispositivo, como um PDA, celular e similares, e contabilizaria o tempo de entrega do pedido, satisfação do cliente, e se uma meta preestabelecida for alcançada, o funcionário ou sua equipe teria bônus extra pela realização. Sua adaptação e utilização em diferentes ambientes se torna possível devido ao baseamento na ideia de que ações reais que tragam alguma mudança positiva sejam recompensadas virtualmente, colocando o indivíduo/equipe em lugar de destaque.

2. Trabalhos Relacionados Há uma considerável quantidade de empresas no mercado que oferecem ferramentas colaborativas, porém notamos que nenhuma se equipara com nossa proposta final. Portanto podemos citar alguns trabalhos relacionados, mas apenas apontando a parte que se intersecta com nossa ideia. Super User (www.superuser.com) Sistema de perguntas e respostas eficiente e intuitivo. O site tem uma aparência limpa e incentiva que os usuários continuem sempre contribuindo, seja perguntando ou respondendo. A ponto de se tornar uma ação divertida.

MyBrute (www.mybrute.com) Jogo em que os usuários administram um gladiador apenas escolhendo seus oponentes. A evolução do personagem é toda baseada em eventos aleatórios. Batalhas e recompensas são sempre algo inesperado. Pode-se dizer que é um jogo de sorte, com pequeno toque de estratégia. O usuário é limitado à três batalhas a cada 24 horas. Assim a evolução dos personagens não depende de quanto tempo o usuário fica no computador, pois pode gastar as 3 batalhas em um único momento, ou em momentos distintos do dia. Os créditos de batalha não são cumulativos. O máximo que se pode ter é 3. O usuário também pode evoluir seu personagem dando o link dele para outras pessoas se cadastrarem, assim os personagens criados através desse link, ficam como discípulos dele, e quanto mais evoluem, mais pontos o dão. Os personagens também são ranqueados, de acordo com o número de batalhas que venceram.

3. O projeto Elixir 3.1 O porquê da criação de uma plataforma colaborativa Uma rede social tem grande importância para uma comunidade, principalmente em uma da área de computação. Portanto uma rede que permita que todos se conectem com todos e tenha integração com todos os outros sistemas da empresa vem a funcionar como um fermento à receita da sociedade. Além disso, é possível que haja uma melhora no relacionamento pessoal entre os funcionários, uma vez que eles estarão em contato frequente com seus colegas. 3.2 Metodologia utilizada 3.2.1 Utilização O primeiro passo para implementação desse tipo de plataforma colaborativa é a identificação das variáveis do ambiente social - pontos particulares identificados como fatores chave para determinar as relações e dentro do ambiente de trabalho - que necessitam de mudança, como problemática e motivação. Após a exposição das circunstâncias, espera-se uma adaptação do sistema às variáveis selecionadas. A busca inicial de integração dos usuários, começa na exposição dos problemas de trabalho, questões técnicas, pelos indivíduos ou equipes dos projetos. É estimulado que os usuários proponham soluções aos problemas, e a partir desse ponto, é buscado o ponto de convergência positiva, onde os problemas são “resolvidos”. O reconhecimento das propostas expostas, a comunicação entre os participantes para a resolução das questões e,

consequentemente, a colaboração para tal, são as três metas em que se baseiam os propósitos do Elixir. Através delas, a afirmação do indivíduo dentro do ambiente é construída, juntamente com o delinear de suas habilidades. Elas também criam uma teia expositiva, de habilidades e possibilidades pertencentes a cada um, auxiliando nos próximos projetos e problemas que possam surgir. Essa interligação de propostas, meta e objetivos, sustenta um novo círculo vicioso, positivo que não se torne maçante e sempre produtivo e que se fortalece com o tempo. A utilização dos recursos propostos e a respostas produtivas à eles, trazem bônus, méritos e prestígios virtuais, por realizações que acarretam modificações nas variáveis de ambientes inicialmente identificadas. 3.2.2 Desenvolvimento Desenvolveremos todo o sistema usando a linguagem de programação JAVA juntamente com Servlet, JSP, Hibernate, Struts. A união de vários módulos tornará possível o estabelecimento da Estação Colaborativa, dentre os quais mencionamos: Fórum: Nos fóruns é estabelecido o canal de conhecimento entre a equipe maior, que se baseia em uma construção dinâmica, pois tudo pode ser melhorado e adicionado. Por ser uma interface assíncrona, o fórum possibilita um maior tempo para abordagem de problemas e respostas, além de ser uma forma permanente de discussão, criando um vínculo entre os participantes de reflexão para a elaboração de respostas e de novos questionamentos. Além disso, só o potencial do meio digital permite a agregação de diversas mídias e a dinâmica hipertextual. Mini-Comunicador: O mini-comunicador é a ferramenta que permite interação virtual em tempo real. Se apresenta como pequeno programa, disponível para todos os dispositivos a serem considerados para utilização que dispuserem de serviços de internet e navegador. Os colaboradores teriam que, obrigatoriamente, estarem logados enquanto estiverem desenvolvendo alguma tarefa, ou trabalhando em algum projeto. Em sua interface há uma lista de contatos com todos os outros funcionários. Além disso o programa também mostra, em uma janela de aviso, notícias do site e novas postagens do fórum. Tem integração com quase todos os outros recursos do Elixir, permitindo um acompanhamento constante das atualizações. Pontuação: A pontuação é um incentivo à contínua tentativa de crescer. O reconhecimento das realizações sempre é impactante no ser humano. Será pontuado todo ato do usuário que resultar em mudanças positivas como: postar no fórum, responder dúvidas, entregar tarefas em dia ou adiantadas, novas ideias, também podendo ser exposta em forma de ranking,

instigando uma competição interna saudável por novas realizações. A pontuação varia de acordo com o a dificuldade da tarefa, o tempo de realização, o trabalho em equipe. Medalhas: Medalhas são independentes da pontuação. Elas demonstram grandes feitos. Se encaixa ainda no princípio da plataforma, em que ações colaborativas se tornam prestígios. São atribuídas a uma tarefa ou acontecimento com grau de dificuldade maior e é uma retribuição à competência do que a realizou. Perguntas-rápidas: Funcionariam em conjunto com o comunicador. Pequenos pop-ups seriam mostrados quando algum usuário, em meio ao uma tarefa tivesse uma dúvida mais urgente e ficaria visível à todos que estão logados, para que uma rápida resolução seja obtida. Avatares: Representação visual de cada usuário, ao longo do uso, do reconhecimento, pontuação e medalhas, o avatar sofre modificações, dependendo do desempenho do usuário, por exemplo: ganhar músculos, adereços, roupas, movimento, etc. Outro recurso pretendido, porém não especificado, é o Gerenciador de Projetos.

4. Considerações Finais As perspectivas para os tipos de mudanças almejados pela implementação do sistema são pensadas de forma teórica, em um ambiente com variáveis controladas, em uma fase de teste. Para um real conhecimento de causas, consequências e mudanças no ambiente proposto, é necessário um estudo de caso a ser realizado após implementação e uso contínuo da rede pelos usuários.

Referências Serious Game. http://en.wikipedia.org/wiki/Serious_game, Setembro. CGI. (2010), www.cgi.br, Julho. Lawrence Lam and Zi-Wen Peng. Effect of Pathological Use of the Internet on Adolescent Mental Health: A Prospective Study, Setembro. Shlomo Berkovsky. (2010). Physical activity motivating games: virtual rewards for real activity.http://portal.acm.org/citation.cfm?id=1753362&dl=GUIDE&coll=GUIDE &CFID=98645191&CFTOKEN=29785640, Setembro.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.