ENSAIOS DA PAISAGEM OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

June 1, 2017 | Autor: Francesco Garbasi | Categoria: Landscape Archaeology
Share Embed


Descrição do Produto

O ambiente, em lenta e constante mudança, com os seus recursos e suas limitações tem influenciado a presença e a possibilidade de apropriação de todas as formas de vida, incluindo os seres humanos. A Paleontologia através de fósseis nos permite entender as mudanças importantes de nosso planeta e as formas de vida que o têm povoado, enquanto a antropologia e arqueologia nos ajuda a refletir sobre como o homem pode se adaptar às mudanças no ponto de vista biológico e, acima de tudo cultural. O olhar do todo, bem sucedido nesta obra, fornece melhor entendimento sobre os limites da natureza e do homem. Alguns exemplos propostos mostram que a grande capacidade de adaptação do ser humano não é suficiente nos casos em que não se leva em conta as limitações naturais, que ainda deve ser considerado como o limite absoluto da exploração do território. Os ensaios e estudos aqui apresentados mostram que o ambiente está mudando constantemente. O objetivo principal deste livro é o de estimular a curiosidade de conhecer o território, cidade ou região em que os leitores vivem. Apenas conhecendo os limites é que você pode preservar o habitat adequado para a vida dos seres humanos e outros seres vivos.

ENSAIOS DA PAISAGEM OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

Apoio Cultural:

Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro - IPHARJ

WILLIAN CARBONI VIANA FRANCESCO GARBASI (Org.)

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

ENSAIOS DA PAISAGEM OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

[1]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

WILLIAN CARBONI VIANA FRANCESCO GARBASI (Orgs.)

ENSAIOS DA PAISAGEM OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

1ª Edição

Rio de Janeiro Willian Carboni Viana 2015 [2]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

Copyright © by Willian Carboni Viana Todos os direitos reservados. Vedada toda produção, distribuição e comercialização sem autorização dos organizadores.

ISBN – 978-85-919152-0-0

Organizadores:

Willian Carboni Viana / Francesco Garbasi

Título: Ensaios da Paisagem: olhares e valores desde a Pré-História Edição: Local:

1 Rio de Janeiro / RJ

Ano:

Contato:

2015

[email protected] [email protected] [email protected] [email protected]

Revisão: Arte / Capa:

Maria Clara Rocha da Costa Tamires de Souza Viana / Willian Carboni Viana.

Apoio Cultural: Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro IPHARJ

[3]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

Dedicado a Teresinha Carboni Fontanella, e, a todos que acreditam num mundo de pessoas livres. [4]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

‘’Se não somos loucos, e admitimos que não o somos, por que, então, a humanidade parece determinada a uma autodestruição cada vez mais rápida e crescente? Talvez a espécie humana seja apenas um terrível e grave erro biológico, tendo ‘’evoluído’’ além de um ponto que permita o seu florescimento em harmonia consigo mesma e com o mundo que a cerca. Essa talvez seja uma possibilidade.’’ (...) (Richard E. Leakey e Roger Lewin, 1977) [5]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

AGRADECIMENTOS

Agradecemos Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro – IPHARJ pelo apoio Cultural, aos mais que amigos, investidores na produção do conhecimento, Agenor Pedroso, Sidney Duarte de Oliveira e Volnei da Silva. E, também, aos incentivadores incondicionais Rinaldo Mauri Matiola e Zoe Aparecida Carboni Matiola.

Apoio:

Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro - IPHARJ

[6]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

Prefácio

Este livro nasceu graças ao encontro de diversos pesquisadores no campo histórico e arqueológico. A amizade e as comparações constantes (em cada área) identificaram um tema central e comum a todas as pesquisas históricas, a paisagem. Toda reconstrução histórica deve começar a partir da análise do local em que ocorreram os fatos e as diferentes especializações dos autores permite ver a paisagem a partir de diversos pontos de vista, o que torna este livro cheio de ideias e reflexões. O ambiente, em lenta e constante mudança, com os seus recursos e suas limitações tem influenciado a presença e a possibilidade de apropriação de todas as formas de vida, incluindo os seres humanos.

A Paleontologia através de fósseis nos permite entender as mudanças importantes de nosso planeta e as formas de vida que o têm povoado, enquanto a antropologia e arqueologia nos ajuda a refletir sobre como o homem pode se adaptar às mudanças no ponto de vista biológico e, acima de tudo cultural. A Arqueologia da Paisagem possui como objetivo investigar como o homem está inserido nos diferentes ambientes, como eles têm explorado e / ou gerenciado. Esta abordagem permite que se compreendam as escolhas de aproveitamento, vinculada à economia da época ou aos fatores culturais, a evolução dos ambientes e do papel que o homem teve nessas mudanças. O olhar do todo, bem sucedido nestes ensaios, fornece melhor entendimento sobre os limites da natureza e do homem. Alguns exemplos que são propostos mostram que a [7]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

grande capacidade de adaptação do ser humano não é suficiente nos casos em que não se leva em conta as limitações naturais, que ainda deve ser considerado como o limite absoluto da exploração do território. Os ensaios e estudos aqui apresentados mostram que o ambiente está mudando constantemente. O conceito de paisagem, com um tom mais antropocêntrico, de fato implica olhos observadores e cérebro capaz de interpretar o ambiente como um espaço, muitas vezes carregados de significados estéticos e, por vezes, ligado ao nosso emocional. Os gostos estéticos, muitas vezes fortemente influenciados por necessidades económicas e / ou culturais, e, consequentemente, a vontade de mudar o ambiente, é variável no espaço e no tempo. É claro, por outro lado, como a capacidade, mas também a vontade de mudar a natureza, de acordo com as necessidades econômicas em mudança, estão a crescer exponencialmente desde o advento da agricultura. A reconstrução da história nos permite reviver as mudanças e entender a evolução, observando as consequências positivas ou negativas, que resultaram. Finalmente, o objetivo principal deste livro é o de estimular a curiosidade de conhecer o território, cidade ou região onde os leitores vivem. Apenas conhecendo os limites é que você pode preservar o habitat adequado para a vida dos seres humanos e outros seres vivos.

Francesco Garbasi Sella di Lodrignano, abril 2015.

[8]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

Índice Introdução.......................................................................11 Willian Carboni Viana Capítulo 1 Concepções sociais da Paisagem........................................15 Luiz Antonio Pacheco de Queiroz, Mestre. Willian Carboni Viana, Mestre. Maria Clara Rocha da Costa, Bacharel. Capítulo 2 Paleontologia e Paisagem....................................................25 Davide Federico Berté, PhD. Capítulo 3 Ambiente e Sociedades Humanas: Interação condicionamento............................................60 Gabriele Luigi Francesco Berruti, Mestre. Capítulo 4 Conhecimento de mundo...................................................87 Francesco Garbasi, Mestre. Luiz Antonio Pacheco de Queiroz, Mestre.

[9]

ENSAIOS DA PAISAGEM – OLHARES E VALORES DESDE A PRÉ-HISTÓRIA

Capítulo 5 Arqueologia e Paisagem: os últimos caçadores-recolectores e as primeiras economias produtoras no Vale do Tejo, Portugal.....................................................................................99 Nelson J. Almeida, Mestre. Cristiana Ferreira, Mestre. Hugo Gomes, Mestre. Luiz Miguel Oosterbeek, Professor Doutor. Capítulo 6 Enquadramento geoambiental e sua importância na correlação de proveniência de matérias primas líticas: uma discussão para a região da Serra dos Carajás – Pará, Brasil..............130 Michelle Mayumi Tizuka, Mestre. Hugo Ventura Correia, Mestre. Capítulo 7 Histórico da região da Leopoldina, Rio de Janeiro, e seu entorno sob a ótica das novas pesquisas e descobertas arqueológicas...............................................................155 Claudio Prado de Mello, Professor Mestre. Sobre os autores.............................................................179

[10]

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.