Epopeia, um tema fascinante da academia brasileira

October 3, 2017 | Autor: P. Funari | Categoria: Historia Antiga, Literatura, Historia Medieval
Share Embed


Descrição do Produto

Dominique Santos, organizador, Grandes Epopeias da Antiguidade e do Medievo, Blumenau, Edifurg, 2014, ISBN 9788571142183, pp. 9-10. Epopeia, um tema fascinante da academia brasileira

O estudo acadêmico é muito recente, no Brasil, mas este volume atesta o imenso avanço, em pouco tempo. A sociedade brasileira tem sido caracterizada como patrimonialista (Raymundo Faoro), patriarcal (Gilberto Freyre), cordial (Sérgio Buarque de Hollanda), baseada nas relações pessoais e hierárquicas (Roberto DaMatta), de modo que se pode entender o desenvolvimento tardio do ensino superior. Durante o período colonial, não houve instituições universitárias, à diferença da América Espanhola e nem mesmo a transferência da corte para o Rio de Janeiro (1808) permitiu chegar-se lá. Foi apenas em 11 de agosto de 1827 que surgiram duas escolas de direito, em Olinda e São Paulo e nas décadas seguintes surgiram só umas poucas escolas superiores de engenharia e medicina. A primeira universidade viria apenas em 1934, com a Universidade de São Paulo. Surgiram, então, algumas outras instituições superiores, golpeadas, contudo, pelos tempos obscuros da ditadura militar (1964-1985), em detrimento de uma pesquisa livre e conectada com o mundo.

A constituição de cursos de mestrado e doutoramento, na década de 1970, viria acompanhada pela Anistía (1979), pelo retorno de governos estaduais eleitos, a partir de 1982 e pela volta dos civis (1985) ao poder. Pela primeira vez, foi possível que o estudo da História e de outras disciplinas humanísticas fosse levado a cabo sem amarras ideológicas e, cada vez mais, com apoio ao mérito acadêmico por parte de órgãos de fomento como as FAPs estaduais (como a FAPESP), o CNPq e a CAPES. Também a inserção dos estudos brasileiros sobre o tema no âmbito internacional intensificou-se a partir daí, com uma crescente inserção e cooperação com centros estrangeiros. Houve, ainda, uma modificação sociológica, como de resto na academia brasileira em geral. Graças ao apoio à pesquisa, a investigação passou a ser exercida também por pessoas que não eram de raiz. Também deve ser destacado que a produção acadêmica nacional tem se notabilizado, ainda, por abordagens originais e tributárias das circunstâncias brasileiras e, por isso mesmo, tem encontrado ressonância tanto no país como no

estrangeiro. Nos últimos quinze anos, multiplicaram-se os cursos superiores com professores estudiosos e especialistas que, por sua vez, formam novas gerações. Este volume reflete o amadurecimento acadêmico do Brasil, na medida em que os autores resultam do nosso sistema de pós-graduação, refletem a difusão da especialização nas diversas partes do país e sua inserção na ciência internacional.

A épica é uma das temáticas mais fascinantes. Por um lado, une disciplinas diferentes, como os Estudos Literários, a História, mas também as Ciências da Religião, a Antropologia, a Assiriologia, a Orientalística e muito mais, como atestam os capítulos aqui congregados. Os relatos sobre os povos e suas origens sempre encantaram leigos e estudiosos, tanto pelas peripécias e aventuras, como pela forma de singular complexidade. Além disso, aparecem nessas histórias personagens heroicos, que sempre atraem por suas façanhas e representam, de alguma maneira, o que se poderia almejar fazer, se fôssemos tão valentes. Neste volume, os organizadores resolveram, de forma sábia e perspicaz, abranger uma ampla gama de narrativas épicas, da Mesopotâmia antiga a Dante, da Índia antiga aos anglos-saxões, passando por diversos outros contextos, alguns deles mais óbvios do que outros. Neste aspecto, houve um evidente esforço por abranger civilizações e culturas dos mais variados rincões e épocas, como a mostrar o caráter a um só tempo universal e particular do tema épico. O leitor terá muita satisfação ao percorrer esta obra e sairá enriquecido por essa experiência.

Pedro Paulo A. Funari Professor Titular do Departamento de História da Unicamp

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.