Era o nazismo um movimento conservador e/ou liberal de direita?

July 27, 2017 | Autor: Luiz Aguiar | Categoria: History, Economics, Political Science, Historia, Economia, Ciencia Politica
Share Embed


Descrição do Produto

Era o nazismo um movimento conservador e/ou liberal de direita?
O que seriam o conservadorismo e o liberalismo? Seriam a "extrema direita" tão temida pela esquerda? Alguns socialistas já conseguiram a proeza de cunhar o termo "liberal-fascista" enquanto outros também chegam no absurdo de afirmar que o Nazismo era um movimento conservador. Mas desde quando?
O que exatamente Hitler buscava fazer na Alemanha? Preservar as instituições democráticas? 
Ou será que ele buscava modificar a sociedade como um todo em torno de uma ideologia política coletivista, xenófoba e belicista?
Hitler era tão conservador que 10 anos antes de chegar ao poder na Alemanha, tentou tomar o governo da Baviera, no Putsch de Munique. Não me parece que tal fato aproxime o ditador alemão de pensadores conservadores como Edmund Burke.
A República de Weimar era uma inimiga para Hitler. Logo qual era seu objetivo? Modificar completamente a sociedade em que estava, assim como outros adeptos de ideologias coletivistas fizeram (tal como o dito "socialismo real" fez). E foi exatamente como ele agiu, criando um estado dentro de outro, com ajuda das forças paramilitares que ajudou a criar (SA e SS). Isso não tem absolutamente nada a ver com conservadorismo e muito menos com liberalismo, ainda mais quando levamos em consideração as políticas econômicas tomadas pelo regime nazista alemão.
A partir de 1936, os alemães levaram adiante uma série de reformas econômicas conhecida como "plano de quatro anos" (soa familiar?). A idéia por trás deste plano era tornar a Alemanha autosuficiente neste período. Göring tinha o controle completo sobre a economia alemã, inclusive sobre as empresas privadas, que tinham sua produção totalmente controlada e regulada pelo Estado. Vemos que isso nada tem a ver com liberalismo econômico. O fascismo e o nazismo sempre foram claramente antiliberais. Curiosamente, poderíamos até traçar um paralelo do controle nazista sobre a economia com o controle exercido pelos países que adotaram o "socialismo real". Enquanto no primeiro caso a propriedade privada era mais um escudo para mascarar o controle estatal absurdo da produção, no segundo a "propriedade coletiva" era apenas uma denominação nominal, pois as diferenças no poder de controlar o que seria feito com os recursos nunca deixou de existir.
O objetivo supremo do nazismo era a construção de uma nova sociedade (que seria o Terceiro Reich). Como tudo girava em torno deste objetivo supremo, o nazismo não valorizava o individualismo. Tudo deveria estar sob a jurisdição do Estado e de seus propósitos. Qualquer um que se colocasse na direção de algum outro objetivo que não fosse o supremo, virava um inimigo da sociedade (ou então, parafraseando Rothbard, um "inimigo do Estado").
Além disso, o nazismo perseguiu liberais e conservadores, e muitos tiveram que inclusive fugir da Europa para outras partes do mundo. Assim sendo, me parece ser um devaneio colocar Hitler ao lado de Burke, Smith, Kirk, Mises e Voegelin (esses dois últimos precisaram sair da Europa), entre outros.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.