Estudos de Teoria Social e América Latina: novos debates e perspectivas

Share Embed


Descrição do Produto

Breno Bringel Professor do IESP-UERJ Coordenador do NETSAL

07724_DUMARA_CAPA ESTUDOS DE TEORIA SOCIAL E AMERICA LATINA.pdf1

José Maurício Domingues

Fabricio Pereira da Silva ƒ Ricardo Nóbrega (orgs.)

Este é um livro que atesta um trabalho coletivo que vem se desenvolvendo no seio do NETSAL – Núcleo de Estudos sobre Teoria Social e América Latina – sediado no IESP-UERJ. De fato, ele combina os dois elementos presentes na designação de nosso grupo de pesquisa, articulando teoria social e América Latina. Dentro disso, o Brasil tem seu peso, assim como se pode notar a abertura da discussão para uma perspectiva global. Ao longo do tempo os autores se vincularam ao grupo, realizaram suas pesquisas individuais, de algum modo participaram de maneiras diferentes e em diferentes momentos de um esforço cujos contornos ainda seguem se delineando. De maneira geral, creio que posso dizer, ainda que nem todos os textos tratem isso de maneira explícita ou aceitem o argumento de maneira absoluta, que esses textos buscam analisar o que se pode chamar de terceira fase da modernidade global, de alta complexidade, e desenvolver o que se pode designar de uma teoria crítica ecumênica. Como a semiperiferia latino-americana nisto se encaixa é o objeto principal das análises aqui presentes.

Estudos de Teoria Social e América Latina

Embora recentemente os ventos políticos tenham mudado de direção, o presente livro não nasce defasado como algumas interpretações recentes que sobredimensionaram o papel do “ciclo progressista” na região. Muito pelo contrário. A presente compilação emerge com uma raivosa atualidade por articular o curto, o médio e o longo prazo; diferenciar os elementos conjunturais das dimensões mais estruturais; e elucidar diversas contradições e limitações do nosso tempo. É assim que velhos fantasmas político-econômicos (como o desenvolvimento) ou sombras intelectuais (como a sociologia periférica) são resgatadas a partir das lentes criativas de jovens pesquisadores que, a despeito de privilegiarem a teoria, buscam em seus capítulos uma orientação empírica para os problemas aqui analisados. Sua leitura é recomendada não somente aos estudiosos da América Latina contemporânea, como também àqueles interessados em teoria social.

Estudos de Teoria Social e

América Latina Novos debates e perspectivas

Organizadores

Fabricio Pereira da Silva Ricardo Nóbrega Autores

Alexis Cortés Beatriz Silveira Castro Filgueiras Fernando Perlatto María Elena Rodríguez Ortiz María Maneiro Victor Mourão Tatiana Rotondaro

Os estudos latino-americanos ganharam nova roupagem no Brasil na virada para o Século XXI. O maior interesse pela região associou-se, como em outros momentos históricos, a uma reconfiguração geopolítica mais ampla e à emergência de um mapa mais progressista da América Latina. Acompanhando este movimento, criou-se em 2005 o Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) do IESP-UERJ que, na última década, tem privilegiado a região − certamente diversa e heterogênea − como unidade analítica, buscando entender sua inserção na modernidade, o papel dos movimentos sociais e as possibilidades de construção de uma teoria social crítica projetada globalmente, mas ancorada em nossa realidade. O presente livro é parte deste esforço. Nele são discutidos temas centrais para o Núcleo e para uma agenda de pesquisa que busca atualizar, para o momento atual, uma série de problemas clássicos: as conexões de processos, ideias e dinâmicas com outros países e regiões da periferia global; as contribuições da sociologia latino-americana para a teoria social mais geral; a dimensão espaço-temporal da modernidade global; as dinâmicas associativas, reivindicativas e formas de articulação dos atores sociais e políticos; as estratégias e os programas políticos que procuram lidar com facetas diversas das transformações contemporâneas do capitalismo, da estratificação social e dos direitos.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.