Fichamento: Atenas e a Ática

October 8, 2017 | Autor: Tarcísio Queiroga | Categoria: Historia Antiga, História, Historia Antigua Clásica, Atenas, Grecia
Share Embed


Descrição do Produto

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
HISTÓRIA





TARCÍSIO MOREIRA DE QUEIROGA JÚNIOR




FICHAMENTO
ATENAS E A ÁTICA DE 800 A 600 A.C.








SÃO PAULO
2013
Referência Bibliográfica:
ROSTOVTZEFF, M. História da Grécia. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1986, pp. 97-111

A cidade de Atenas se constituiu dentro de perspectivas culturais, políticas e sócias muito peculiares.

"Num só século, a Ática varreu totalmente as suas antigas instituições ligadas aos clãs e às família e, pela primeira vez, criou um Estado democrático baseado num sistema legal cuidadosamente estudado, um sistema não menos lógico, porém mais flexível, do que o sistema militar de Esparta." (pág. 102)

"Na Ática, o processo de unificação foi diferente do processo correspondente de Esparta. Uma razão para isso talvez seja a de que não existe uma classe de servos como base da vida econômica na Ática da era micênica e de que a nova ordem foi estabelecida não como resultado de conquista, mas pela evolução e acordo" (pág. 98)

"Era a cidade de Atenas, o centro econômico e político da Ática." (pág. 97)

"Mais importante para a Ática era o fato de que nessa região as condições eram favoráveis à união de considerável território em torno de um centro político." (pág. 98)

"De qualquer modo, a tradição é unânime em concordar que a mudança na Ática foi gradual, pacífica e livre das convulsões revolucionárias ao mundo jônio da época." (pág. 99)

Atenas é uma cidade cujo poder emana da elite rural. Essa aristocracia que paulatinamente assume o poder e começa a investir no comércio naval. A partir da presença dos portos, pôde surgir essa lógica do comércio marítimo.

"divisão da população em três grupos sociais e econômicos. O primeiro incluía os grandes proprietários rurais, o segundo, os comerciantes e artífices rurais que viviam na cidade, e o terceiro, os pequenos proprietários." (pág. 100)

"Essa nova divisão foi baseada na riqueza relativa das várias classes no Estado, riqueza ligada à posse de terras." (pág. 101)

"Os direitos políticos estavam limitados a essas três classes." (pág. 101)

"Atenas sempre usou integralmente sua posição geográfica favorável e os recursos do seu território." (pág. 97)

"Ela forma uma só unidade geográfica da qual a saída mais conveniente para o mar é formada pelos dois portos de Atenas, Faleros e Pireu." (pág. 98)

Devido a esses direitos que eram concedidos somente a quem tinha posse de terra, surge em meio a esses descontentamentos, a figura do tirano, figura essa que nessa sociedade, era um cargo político.

"o descontentamento das classes mais baixas cresce gradualmente e assume uma forma aguda (...). Em muitos lugares a intensidade da luta de classes fez surgir 'tiranos' ou 'juízes' (...) cuja tarefa era abrandar ambos os extremos para criar um sistema novo e mais democrático." (pág. 102)

"podemos acreditar que os conflitos partidários entre as classes tornaram-se mais intensos na Ática e que houve repetidas tentativas para instaurar uma tirania." (pág. 103)

"o poder de todo tirano era altamente pessoal, não sendo fácil a transição para a monarquia hereditária." (pág. 108)

Os legisladores, instalados pela figura do tirano, foram figuras importantes no âmbito político que se formou em Atenas. Estes precedem o que foi a democracia. Os legisladores escreviam as leis, fazendo com que elas fossem conhecidas por toda a população.
"A aurora do desenvolvimento político na Ática revela outra figura semítica no legislador Drácon, a quem a lenda atribuiu o mais antigo código de leis escrito." (pág. 103)

"transformaram-se em tiranos (...) pelo método pacífico da legislação." (pág. 104)

Esse princípio ateniense de governar merece ser chamado de democracia porque o verdadeiro senhor e governante do país era o povo.

"Todas as pessoas domiciliadas no demo eram registradas como pertencentes a ele, e o direito de voto era conferido a toda pessoas assim registrada. (...) Dessa maneira, cada uma das três classes sociais estava representada em cada tribo." (pág. 109)

"Uma nova e importante instituição foi a Heliaea, um tribunal de justiça onde qualquer cidadão podia ser juiz, sendo a filiação determinada por sorteio." (pág. 105)

"Os candidatos para o conselho e dos quais os membros do conselho eram eleitos por sorteio, tirando-se, ao todo, cinqüenta de cada tribo." (pág. 110)

"A obra de Clístenes consistia em "criar um Estado bem proporcionado e completamente coordenado, baseado na igualdade política de todos os cidadãos e na participação de todos no funcionamento da máquina governamental." (pág. 109)

"Todas as questões importantes, mesmo de interesse local, eram estudadas e decididas em Atenas pelas assembléias centrais. (...) Os poderes legislativos não pertenciam ao conselho: as leis eram estudadas e aprovadas em reuniões da ecclesia, a assembléia popular." (pág. 110)

"Cada cidadão aprendeu a considerar o governo não como uma coisa externa e estranha, mas como algo idêntico ao grupo de cidadão e cada um se considerava, com justiça, como parte atuante da máquina governamental." (pág. 111)

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.