Geração Y e Convergência: novos cenários para a recepção radiofônica

Share Embed


Descrição do Produto

Geração Y e Convergência: novos cenários para a recepção radiofônica Giovani Vieira Miranda (autor), Antonio Francisco Magnoni (orientador), câmpus de Bauru, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC/Bauru), Comunicação Social - Jornalismo, [email protected], bolsa FAPESP Palavras Chave: Comunicação. Convergência. Geração da Internet. Recepção

Introdução

Resultados e Discussão

O presente relato apresenta alguns resultados de pesquisa de Iniciação Científica financiada pela FAPESP que analisou as principais características de recepção de mídias dos adolescentes da Geração Y ou Geração da Internet. Esses são jovens imersos em uma “era de revolução tecnológica e de globalização” (CUNHA, 2010) e em formação sociocultural, educacional, psicológica e profissional, e que vivem submetidos à intensa influência das culturas da informática, da comunicação audiovisual e também da internacionalização cultural e econômica. Por esse e outros motivos, a Geração Y constitui um público estratégico para as pesquisas sobre recepção e cultura midiática.

O advento e difusão das novas tecnologias não foram determinantes para o declínio das mídias tradicionais desenvolvidas durante o século passado. Pelo contrário, essas contribuíram para a criação de um ambiente de digitalização e convergência de meios e tecnologias. Em muitos casos, alterou-se a forma de como os conteúdos produzidos passaram a ser consumidos. As novas tecnologias colaboraram para a disseminação em variadas plataformas e com diferentes processos de recepção. Assim, o desenvolvimento da internet foi essencial para a criação de um ambiente de convergência, que serviu para abrigar os antigos e novos meios de comunicação e todos os seus conteúdos. Em relação ao rádio, os Ys estão em contato com grande diversidade nos modos de ouvir, seja pelos arquivos on demand em MP3 de tocadores digitais, no rádio por celular e por internet, podcasts, webradios e sites musicais ou até mesmo estações de rádio retransmitidas por TV a cabo. No entanto, o rádio convencional ainda tem um poder muito forte sobre a rotina das pessoas. As rádios locais e suas programações variadas fazem parte do cotidiano dos jovens. Com a portabilidade e convergência, o rádio deixou de ser apenas de uso doméstico e pode ser encontrado e consumido em múltiplas plataformas.

Objetivos O estudo teórico e de campo objetivou detectar os índices de recepção radiofônica entre as novas gerações brasileiras diante do atual contexto de digitalização dos meios e dos suportes de Comunicação e da convergência de plataformas, conteúdos e de linguagens midiáticas.

Material e Métodos A pesquisa encontra-se em sua segunda fase de aplicação. Em um primeiro momento, foi realiza uma análise qualitativa e quantitativa da audiência radiofônica entre os estudantes de 12 a 17 anos de escolas públicas e particulares de nível médio. Os participantes foram selecionados em um universo amostral de 100 estudantes com distintos níveis socioeconômicos e culturais de um colégio da Rede Pública de Ensino e outro da Rede Particular. Foram elaborados questionários para a coleta de dados com 12 questões divididas em dois blocos: 1) Dados pessoais, com o objetivo de traçar o perfil do entrevistado, e 2) de Recepção, para identificar a relação dos jovens em com o rádio. A segunda etapa da pesquisa segue o mesmo percurso metodológico aplicado a jovens estudantes de cursos universitários da Unesp, campus de Bauru. Com essa ampliação do público alvo, procura-se analisar as formas de recepção radiofônica da Geração da Internet em quase sua completa totalidade.

XXV Congresso de Iniciação Científica

Conclusões A pesquisa reforçou que os jovens da Geração Y estão em constante procura por conteúdos midiáticos. No entanto, a relação desses jovens com os veículos de comunicação não é a mesma da vivenciada pelos seus pais e avós e outros pertencentes às gerações anteriores.

Agradecimentos Agradecimentos ao orientador do projeto, Prof. Dr. Antonio Francisco Magnoni e ao o apoio acadêmico FAPESP. ____________________ 1

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009. MAGNONI, A. F; (org.); CARVALHO, J. M. (org.). O novo rádio. Cenários da radiodifusão na era digital. São Paulo: Senac, 2010 3 OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: O nascimento de uma nova geração de líderes. Integrare, 2010 4 TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2010 2

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.