Globalização e Suas Consequências

May 27, 2017 | Autor: Felipe Cunha | Categoria: Globalization
Share Embed


Descrição do Produto

Universidade Paulista – UNIP Felipe Cunha Santos C7625F-2 Henrique Mendonça de Souza C6027C-5 José Vitor Zanoni da Costa C60EF1-0 Lucas Britto da Silva C75FCF-1 Marcelo Silveira Correia C5807J-9 Robson Felippe Sales da Silva C65A1J-1 Willian Costa Barbosa C59285-4 William de Souza Lourenço C51263-0

Globalização e Suas Consequências

São Paulo 22/09/2015

SUMÁRIO 1 REFERÊNCIAL TEÓRICO ............................................................................02 2.1 GLOBALIZAÇÃO COMERCIAL E FINANCEIRA .......................................03 2.2 NOVAS TÉCNOLOGIAS ............................................................................05 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................06 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ..............................................................07

1

Referencial Teórico Com a inserção da globalização em nossas vidas, tornando tudo mais rápido e prático, diversos outros pontos tendem a ser discutidos, visto seus impactos sobre o modo de vida da sociedade, seja em transporte, economia ou tecnologia. “O desenvolvimento e a expansão dos sistemas de comunicação por satélite, informática, transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeconômicas em âmbito mundial. Esse processo é uma consequência da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científico-Informacional, uma vez que, por meio dos avanços tecnológicos obtidos, foi possível promover maior integração econômica e cultural entre regiões e países de diferentes pontos do planeta. [...]” (Cerqueira ;Wagner, Francisco ,2015).

De acordo com Wagner de Cerqueira e Francisco os sistemas de informação são essenciais à globalização, é essa área que liga o mundo inteiro, um país a outro permitindo comunicação entre países muito distantes possibilitando troca de informações e transações, com isso ele conclui que a globalização gera uma determinada evolução nos países mesmo não interferindo na cultura dos mesmos. Há também alguns geógrafos que acreditam que a globalização é uma farsa, o geógrafo Milton Santos (2000) argumenta que o encurtamento da distância devido a globalização só ocorre para quem pode pagar e as informações vistas em jornais e revistas sobre outros países são manipuladas, com isso ele concluiu que a globalização e algo fictício que pode ser manipulado facilmente. Com isso conclui-se que a globalização pode ser vista de várias maneiras e de vários pontos de vistas, alguns sociólogos acreditam que a globalização é algo necessário para um mundo desenvolvido, outros acreditam que é algo ruim à sociedade, interferindo na religião e na cultura de um determinado povo.

2

Globalização Comercial e Financeira A globalização está ao lado do capitalismo desde o seu início, marcados pela liberação comercial, abrindo assim as economias nacionais, mudando hábitos de consumo e formas de governo. Em meio ao mundo globalizado, existem grandes fluxos migratórios de pessoas que saem de seus lugares de origem em busca de uma vida melhor e mais moderna. Entretanto ainda existem aquelas que não conseguem migrar para locais melhores, pois tentam entrar de maneira ilegal, algo que os países mais desenvolvidos não permitem. Por esses motivos essas pessoas continuam sem tecnologia e sem informação, pois por muitas vezes não possuem acesso aos meios necessários para a informatização, o que às leva a uma exclusão social e econômica. A desigualdade social é um ponto marcante do capitalismo global, onde os ricos ficam mais ricos e os pobres continuam em um estado estagnado. As multinacionais e os investimentos de países, hoje chamados de desenvolvidos, são as marcas registradas da globalização. As evoluções no transporte e na comunicação facilitaram muito a exportação e importação de diferentes produtos, diminuindo o tempo de espera entre as entregas e podendo comprar cada peça de um determinado produto em um país diferente, porém a maior preocupação dos países investidores é de instalar suas empresas em diversos países, na maioria das vezes subdesenvolvidos, driblando tarifas alfandegárias, eliminando fretes, contando com isenção de impostos e baixo custo com mão de obra e matéria-prima. Multinacionais de diversos setores marcam sua presença no mundo todo. Porém todo o lucro gerado por elas acaba sendo deslocado para a sua sede, ocasionando um fluxo de capital para os países desenvolvidos, o que acaba tirando grande parte do dinheiro dos países onde as filiais são instaladas. A facilidade de transferir investimentos de um país para o outro, acaba elevando a instabilidade de países emergentes, pois são eles os que atraem a maior parcela dos investimentos estrangeiros devido à elevada taxa de juros oferecido aos investidores. Esses investimentos podem levar a valorização da moeda nacional dos

3

países receptores, consequentemente elevando os preços de seus produtos no exterior e diminuindo os preços de importação. Com a globalização e a busca por produtos mais acessíveis, foram criados diversos blocos econômicos, sendo alguns deles: Nafta, Mercosul, EU. Onde entre os países envolvidos são compartilhados produtos e serviços com impostos e taxas alfandegárias reduzidas ou até mesmo isentas, livre circulação de pessoas e mercadorias, e buscam formas de solucionar os problemas comuns. Facilitando para todos os membros o desenvolvimento comercial e econômico.

4

Novas Tecnologias Com a evolução do capitalismo e consequentemente da globalização, as formas de produção e de trabalho vem mudando cada vez mais para desenvolver novas tecnologias e atender as demandas e exigências do mercado consumista em que vivemos. A globalização força o avanço da tecnologia, podendo por exemplo investir nas bolsas de valores on-line, por computadores interligados ao sistema de telecomunicação. A indústria possui um grande número de robôs trabalhando no lugar de pessoas, pois a informática e os sistemas de comunicação estão por toda parte. Estamos em um momento em que a ciência e a pesquisa tecnológica ultrapassam diversas barreiras em prol do desenvolvimento técnico cientifico, sempre buscando novas maneira de melhorar a infraestrutura e gestão de empresas e facilitar a vida de quem possui o dinheiro necessário para comprá-las. Exemplos disso são as câmeras de segurança que permitem a vigilância completa de um estabelecimento, telefones celulares que permitem a comunicação em qualquer lugar a qualquer hora, computadores que permitem um grande armazenamento de dados, e entre outros sistemas. Viver em um mundo onde a globalização e o capitalismo estão presentes é necessário tempo para se atualizar e dinheiro, pois as informações mudam rapidamente e é preciso sempre estar por dentro de tudo para não acabar ficando para trás. As tecnologias que são produzidas acabam se tornando ultrapassadas em questão de poucos anos, pois o investimento em novas tecnologias é muito alto e o mercado muito exigente.

5

Considerações Finais A globalização traz à tona discussões e posições que apontam seus pontos positivos e negativos de diversas formas, todas elas, consequente da troca de informações instantâneas e do aumento do fluxo comercial, forçando assim o desenvolvimento de países, porém, gerando desigualdade social mesmo priorizando a evolução uniforme. Comprar um produto mais barato e melhor de cada país, troca de informações rápidas e o aumento do fluxo comercial são evidentes em todos os países devido a globalização, oferecendo a oportunidade de países emergentes e subdesenvolvidos usufruir de todo conhecimento e tecnologia oferecidos. Como consequência de toda essa carga de informações e tecnologias, países não bem estruturados e mal administrados são engolidos pela concorrência, que privilegia os negócios à qualquer custo. Cabe a cada sociedade defender suas intenções, criando estruturas adequadas para atender a toda essa demanda, uma nova ordem mais humana deveria ser aplicada em países pouco desenvolvidos, dando mais acessibilidade aos melhores benefícios da globalização.

6

Referências Bibliográficas ELIAN, Alabi Lucci; ANSELMO, Lazaro Branco; CLÁUDIO, Mendonça. Território e sociedade. Volume Único. Editora Saraiva. http://www.suapesquisa.com/globalizacao/ Matéria em que o professor de história explica o surgimento da globalização. 21/10/2014 07h56 - Atualizado em 21/10/2014 09h36. Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2014/10/professor-de-historiaexplica-o-surgimento-da-globalizacao.html Publicado Econômica.

“O

por: Wagner que

de é

Cerqueira

e

Globalização?”.

Francisco em Geografia Disponível

em:

http://www.mundoeducacao.com/geografia/o-que-globalizacao.htm Coleção Objetivo, sistemas e métodos de aprendizagem. Edição de Geografia geral. Editora CERED. http://www.noginfo.com.br/moodle/mod/resource/view.php?id=3544

7

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.