Interatividade na Educação a Distância

Share Embed


Descrição do Produto

Interatividade na Educação a Distância Enir da Silva Fonseca Coordenador de Pólo de Educação a Distância UNAERP Campus Guarujá [email protected] [email protected]

RESUMO A evolução tecnológica tem proporcionado um avanço significativo para a educação, e facilitada pela democratização e socialização da internet a implantação de ambientes para educação a distância está acontecendo em diversos segmentos profissionais, evoluindo de modelos criados há décadas com a interatividade de forma assíncrona e demorada. O uso contínuo das múltiplas possibilidades tecnológicas no universo acadêmico já sinaliza modificações no processo, quando docentes no modelo presencial oferecem ao aluno material de aula via e-mail, blog, ou qualquer mídia, com aulas produzidas e auxiliadas por computadores, criando um forte elo e dependência tecnológica apontando à aprendizagem virtual. Discutir o papel e compreender a importância da interatividade no desempenho da tutoria em cursos à distância é primordial para as instituições educacionais, e o gestor deve adequar formas que oportunize e proporcione uma comunicação eficiente nos ambientes virtuais de aprendizagem. Com a revisão literária para realização deste trabalho, identifiquei que a gestão da educação à distância deve garantir transmissões eficientemente, possibilitando ao aluno construir o conhecimento em qualquer parte, a qualquer tempo, sempre analisando os efeitos do processo educacional em sua formação, permitindo um tempo para refletir, pensar, pesquisar, oportunizando a troca de idéias e discussões em grupo. A integração tecnológica é o próximo passo para EAD, e toda equipe multidisciplinar deve ficar atenta com as possibilidades de vídeo-aula ou videoconferência. Palavras chaves: Educação a Distância, Tutoria interativa, recursos tecnológicos na EAD

1

SUMMARY

Technological

progress

has

provided

a

significant

breakthrough

for

education, and facilitated by the democratization and socialization of the deployment of Internet environments for distance education is happening in various professional segments, evolving set of models for decades with the interactivity of asynchronous and time-consuming. Continued use of the multiple technological possibilities in academia already signals changes in the process when the model classroom teachers provide students with class material via email, blog, or any media, produced and assisted with classes in computers, creating a strong bond technological dependency and pointing to the virtual learning. Discuss the role and understand the importance of interactivity in the performance of tutoring in distance learning courses is critical for educational institutions, and the manager should tailor ways that nurture and provide effective communication in virtual learning environments. With the review of the literature to perform this study, I identified that the management of distance education should ensure efficient transmissions, enabling students to construct knowledge anywhere, anytime, always analyzing the effects of the educational process in its formation, allowing a time to reflect, think, research, allowing the exchange of ideas and group discussions. The technology integration is the next step for the EAD, and the entire multidisciplinary team should be attentive to the possibilities of video conferencing or video lesson.

Keywords: Distance education, Interactive tutoring, Technology resources in EAD

2

RESUMEN

El progreso tecnológico ha dado un avance significativo para la educación, y facilitado por la democratización y socialización de la implementación de entornos de Internet para la educación a distancia que está ocurriendo en diversos segmentos profesionales, la evolución de los modelos establecidos desde hace décadas con la interactividad de asíncrono y que consumen mucho tiempo. El uso continuado de las múltiples posibilidades tecnológicas en el mundo académico ya las señales de los cambios en el proceso cuando los profesores de aula modelo de proporcionar a los estudiantes el material de clase a través de correo electrónico, blog, o cualquier otro medio, produjo y colaboró en las clases de computadoras, creando un fuerte vínculo la dependencia tecnológica y que apunta a la enseñanza virtual. Discutir el papel y comprender la importancia de la interactividad en el desempeño de la tutoría en los cursos de aprendizaje a distancia es fundamental para las instituciones educativas, y el gerente debe formas a medida que nutren y proporcionar una eficaz comunicación en entornos virtuales de aprendizaje. Con la revisión de la literatura para llevar a cabo este estudio, determinó que la gestión de la educación a distancia debe garantizar la transmisión eficiente, permitiendo a los estudiantes para construir el conocimiento en cualquier lugar y en cualquier momento, siempre analizando los efectos del proceso educativo en su formación, lo que permite un tiempo para reflexionar, pensar, la investigación, lo que permite el intercambio de ideas y discusiones en grupo. La integración de la tecnología es el siguiente paso para la EAD, y el equipo multidisciplinario completo debe estar atento a las posibilidades de la video conferencia o una lección de vídeo.

Palabras clave: Educación a distancia, Clases interactivas, Recursos de la tecnología en la EAD

3

1. Introdução A Educação a Distância (EAD) no Brasil deu seus primeiros sinais em 1904, com o ensino por correspondência, quando instituições privadas passaram a ofertar cursos técnicos sem exigir escolarização anterior, modelo que foi consagrado com a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, e também com o surgimento do Instituto Monitor (1939), do Instituto Universal Brasileiro (1941) e de outras organizações similares. Entre 1970 e 1980, instituições privadas e organizações não governamentais (ONGs) começaram a oferecer cursos supletivos a distância, com aulas via satélite complementado por materiais impressos. A universidade virtual surgiu no Brasil na segunda metade da década de 1990 e somente com expansão da Internet introduziu a pesquisa e ofertas de cursos. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e suas múltiplas possibilidades de uso tanto na vida cotidiana como no universo acadêmico, várias Instituições de Ensino Superior (IES) começaram a ofertar programas educacionais em seus campos virtuais, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. Essa modalidade de ensino, por sua vez, traz consigo uma proposta educacional de formação que vai ao encontro das necessidades e diversidades temporais, geográficas, culturais, profissionais e econômicas da nossa sociedade contemporânea, intermediadas por uma equipe multidisciplinar. A equipe de que atua na EAD é composta por profissionais ligados à área de Tecnologia da Informação (TI) e docentes de um modo geral. Na equipe de docentes, a figura do profissional

denominado

de

tutor

ganha

cada

vez

mais

destaque

no

acompanhamento da aprendizagem dos alunos. No âmbito da Educação a Distância (EAD),

a palavra

tutoria

refere-se

ao

acompanhamento

do

aluno

em um

determinado curso. Os ambientes de aprendizagem associados à evolução e uso das TICs estão permitindo novas alternativas e condições para que a interação entre docentes e discentes seja cada vez mais intensa, permitindo o acompanhamento do aluno e a criação de mecanismos para que a equipe docente esteja o mais próximo possível, quebrando a barreira do espaço e tempo, vivenciando situações e auxiliando-o a resolver problemas pontuais ou geograficamente produzidos.

4

1.2. Objetivos Identificar os recursos que permitem maior interatividade no desempenho da tutoria em cursos à distância com foco na comunicação em um ambiente virtual de aprendizagem.

1.3. Metodologia Para a consecução dos objetivos foi realizado uma pesquisa bibliográfica, com o estudo e analise dos recursos tecnológicos que facilitam e oportunizam o aprendizado na EAD, com as formas de comunicação que possibilitem a inserção social e cultural de um indivíduo, com abordagens entre:  Tutor e interatividade  Recursos de comunicação  Ambiente de estudos – sala de aula  A integração das tecnologias com o ensino – equipe EAD  A interatividade com o uso da vídeo-aula ou videoconferência. Focando nos recursos de comunicação para os ambientes virtuais de aprendizagem, listando e destacando os que permitem maior interatividade.

2. Recursos de comunicação na educação à distância 2.1. Tutor e interatividade Toda tecnologia à disposição da educação precisa ser utilizada para desenvolver as possibilidades individuais, tanto cognitivas, quanto afetivas, com experimentações no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), com a formação e interação das comunidades virtuais e a apropriação das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), detectados com o uso de fóruns, chat´s, podcast, vídeos entre outros, nos mais diversos cursos e áreas de conhecimentos, proporcionando interatividade tutor/aluno, tutor/tutor e aluno/aluno.

5

“Interatividade significa libertação do constrangimento diante da lógica da transmissão que predominou no século XX. É o modo de comunicação que vem desafiar a mídia de massa – rádio, cinema, imprensa e TV – a buscar a participação do público para se adequar ao movimento das tecnologias interativas. É o modo de comunicação que vem desafiar professores e gestores da educação, igualmente centrados no paradigma da transmissão, a buscar a construção da sala de aula onde a aprendizagem se dá com a participação e cooperação dos alunos (…). Vivemos a transição do modo de interação massivo para o interativo.” (Silva, 2001:1) A interatividade é um recurso inovador para educação presencial, visto os momentos que professores utilizam e-mail, blogs e serviços institucionais baseados na internet para o complemento de suas aulas, e fundamental na EAD a partir da evolução e uso da tecnologia e web 2.01, e ao mesmo tempo torna-se primordial nas relações humanas, no convívio social, no trabalho e nos momentos de lazer. Um dos pontos preocupantes e importante a se destacar é a questão do material instrucional e dos conteúdos disponibilizados para o estudo, já que é o mesmo utilizado por toda comunidade envolvida, e com culturas ou costumes sociais diferenciados cabe ao tutor o gerenciamento das diversidades, incentivando maior participação expondo os conteúdos em uma abordagem comum para fixação. É possível estimular o estudante transformando a sala de aula virtual em um ambiente interativo, proporcionando oportunidades para fazer o que antes considerava impossível, com conteúdos contextualizados e com a motivação do trabalho em grupo. A interatividade na tutoria não é somente uma necessidade, mas uma forma abrangente de permitir ao aluno participação, tornando-o um ativo daquele processo de aprendizagem. O papel do tutor passa a ser ainda mais importante do que o papel do facilitador ou do transmissor. O tutor necessita trabalhar em um contexto criativo, aberto, dinâmico, complexo. Em lugar da adoção de programas fechados, estabelecidos a priori, passa a trabalhar com estratégias, ou seja, com cenários 1

Termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media (antes chamada de O'Reilly

& Associates) para designar uma segunda geração de comunidades e serviços.

6

de ação que podem modificar-se em função das informações, dos acontecimentos, dos imprevistos que sobrevenham no curso dessa ação (Morin, 1996:284-5). A

interação

no

processo

de

tutoria

gera

conhecimentos

entre

os

participantes, resultando no efetivo aprendizado e estimulando a permanência no curso. 2.2. Recursos de comunicação A educação a distância tem provocado uma transformação dos papéis desempenhados

por

professores/tutores

e

alunos

em

sala

de

aula.

O

professor/tutor necessita interromper a tradição do falar/ditar, saindo do foco principal do aprendizado, deixando de identificar-se como o dono do conhecimento e sim um elo em todo processo como facilitador e condutor do aprendizado. A rede mundial de computadores, conhecida como “WWW – world wide web2, ou simplesmente teia de alcance mundial” possibilita que a informação gerada em qualquer lugar esteja disponível rapidamente a qualquer pessoa, e assim a globalização do conhecimento gera ganhos inestimáveis para a humanidade. “a Internet insere novas funcionalidades na transmissão de informações aos estudantes e fornece a possibilidade de troca de informações através de grupos de discussão. A Internet está revolucionando algumas áreas de estudo através da ampliação das oportunidades de aprendizado e de formatos alternativos para a transmissão de informações”. (Dwyer, Barbieri, and Doerr, 1995). Um recurso de comunicação pode variar quanto ao formato, ao tamanho, à quantidade de mensagens que contém e quanto ao material utilizado para sua confecção, considerando-se as habilidades motoras, sensoriais (visuais e auditivas) e cognitivas do usuário, bem como a portabilidade e praticidade de uso.

2

A tradução ao pé da letra é: "World = mundo, Wide = largura, amplo e Web = teia", e na

construção da frase tornou-se algo próximo à "Teia da largura do mundo", e como é um dos serviços mais populares dos últimos tempos foi apelidada de "Teia de alcance mundial ".

7

2.3. Ambiente de estudos – sala de aula Como não há um modelo único de educação à distância, cria-se um conflito entre o potencial de utilização e os limites impostos pela realidade das instituições e dos alunos, tornando-se mais desafiadora a implantação de um projeto bem sucedido, e que mesmo assim, está ocorrendo em grande escala à digitalização, registrando, editando, combinando e manipulando-se toda e qualquer informação, por qualquer meio, em qualquer lugar, a qualquer tempo, multiplicando-se as possibilidades de escolha, e com isto a interação e a virtualização do ensino nos libertando dos espaços e tempos rígidos, previsíveis, determinados. Os recursos assíncronos estão revolucionando a interação entre professores e estudantes com a: 1. Facilidade de acesso a qualquer tempo e em qualquer lugar; 2. Maior tempo para refletir, pensar e pesquisar as referências; 3. Oportunidade para trocar idéias em discussão com o grupo; 4. Rapidez na transmissão das atividades construídas no formato de texto e que não requerem transmissão de alta velocidade e nem computadores robustos para o processamento. Ao mesmo tempo o uso de recurso síncrono dá aos alunos da EAD e aos professores e instituições envolvidas, uma sensação de pertencimento e de comunidade, muito importante como fator motivacional para a perseverança e continuidade do curso, destacando-se: 1. O foco é a energia do grupo; 2. Interação em tempo real; 3. Permite retorno e crítica imediata; 4. Com encontros regulares, os alunos mantêm os trabalhos em dia. Grande parte das tecnologias de hoje são utilizadas de forma separada, como o computador, celular, mp3, câmera digital, televisão, que caminham para convergência integrando-se com a internet, satélites e todos os equipamentos multifuncionais. Os sinais da convergência já são demonstrados com a televisão que permite conexão com a internet e ao mesmo tempo distribuem sinal wireless, já disponível no mercado, oferecendo interatividade da internet com o simples apertar de botão no controle remoto, ou com o toque na tela e talvez com o próprio

8

movimento do corpo, disponíveis nos videogames. Estudiosos do setor apontam que esse novo cenário será sustentado por quatro colunas tecnológicas formadas pelas redes celulares, pelas redes locais sem fio (WLAN’s), pelas redes pessoais (PAN’s) e pelas redes corporativas de longa distância, e com isto possibilitará: 

Celulares com recursos Wi-Fi, para o tráfego de voz, dados e vídeo entre as redes celulares públicas e as redes locais sem fio das corporações.



A utilização em massa na telefonia móvel dos recursos de quarta geração (4G), com a transmissão em banda larga, baseadas em endereços de IP (Internet Protocol – protocolo de internet3) com suporte para sistemas de comunicação convergentes, incluindo voz, dados e vídeo.



As redes locais e sem fio permitirá conexão de qualquer equipamento com recursos compatíveis, experimentando uma evolução acentuada e tecnologias como o Bluetooth e o Wi-Fi.



A integração das redes de telecomunicações, conhecida como NGN – Next Generation Network4, permitindo a utilização de banda larga e endereçamento universal e onde os serviços de transporte de dados, voz, imagem e multimídia convergem, com as redes sem fio.



Todos os equipamentos com recursos tecnológicos como geladeiras, televisores, fornos de microondas, câmeras digitais, etc., poderão oferecer o acesso a internet além do controle a distância. Por intermédio da Internet os alunos têm a chance de acessar e explorar novas bases de dados, conhecendo novas e diferentes realidades, acumulando conhecimentos e informações que, mais tarde, serão refletidas e estudadas, permitindo assim atingir os objetivos. As informações geradas por estes sistemas transformam-se em contínuo processo de desenvolvimento e mudança. A não utilização

das

desconhecimento

informações de

sua

como

recursos

existência,

leva

estratégicos, muitas

ou o

vezes,

a

administração por impulsos, ou baseado em modismos (Dalfovo, 2002).

3Protocolo

de

comunicação

ou

padrão

de

comunicação,

utilizado

para

troca

e

encaminhamentos de dados entre duas ou mais computadores 4

Infra-estruturas de rede de computadores que oferecem mobilidade e convergência total de

serviços de voz, dados e vídeos.

9

Mesmo assim, nenhuma tecnologia pode resolver todos os problemas, e o sucesso do aprendizado depende mais de como a tecnologia é aplicada, estando integrada a metodologia de ensino e com uma tutoria especializada e envolvida. Um ponto importante e essencial na interação do aluno com o curso é o suporte e atendimento, que deve ser composta por pessoas que entendam de tecnologia, de pedagogia e que trabalhem de forma coesa.

2.4. Internet A Internet tem contribuído muito para mudanças nas práticas educacionais, com exemplos já identificados na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula no modelo presencial, que no primeiro momento pode ser identificado como negativo para a formação do indivíduo, criando hábitos e costumes que contradizem a educação tradicional, no entanto e em médio prazo, a integração de tecnologias, das facilidades para as pesquisas, proporciona novas formas de aprendizado e na formação do indivíduo para um mercado cada vez mais competitivo. Já se observa nas escolas, com a prática diária, mudanças estruturais e pedagógicas, quando os alunos e os professores deixam as pesadas enciclopédias de lado e utilizam de serviços digitalizados disponíveis nos portais acadêmicos virtuais. As organizações necessitam de inovações e criatividade, pois os alunos estão cada vez mais exigentes, mesmo não sabendo ordenar o conhecimento que pode ser adquirido facilmente com o simples clicar do mouse, e como a internet e os serviços eletrônicos podem oferecer um leque de possibilidades, a difusão do conhecimento tomou um rumo que parece estar sem direção, os professores fazem uso de serviços de e-mail, blogs, lista de discussão, páginas pessoais e específicas, redes de relacionamento, sites com conteúdos de som e imagens para dinamizar e melhorar suas aulas no modelo presencial. A tutoria na EAD, sabiamente e com apoio da equipe multidisciplinar, exploram todos os recursos citados com maior ênfase em alguns, como os fóruns e conteúdos de som e imagem, por facilitar o aprendizado em qualquer região. A interatividade ocorre com muita propriedade utilizando os recursos assíncronos ou síncronos.

10

No Decreto 5.622, o artigo 1º caracteriza a educação à distância como modalidade educacional na qual a mediação didáticopedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (Referenciais de qualidade para educação superior à distância – MEC 2007– página 5). A internet está possibilitando uma mudança nos comportamentos e facilitando a produção do conhecimento. No entanto, é necessário trabalhar de forma mais consciente, procurando um rumo pró-ativo e totalmente organizado para evitar um grande volume de conteúdo sem a qualidade necessária para o aprendizado 2.5. A interatividade com o uso da vídeo-aula ou videoconferência. As NTIC’s, informática, internet, televisão entre outros são adotadas na educação à distância com intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e estimular a colaboração e interação entre os participantes do curso. O uso da internet tem fortalecido a EAD por ser flexível, dinâmica, aberta, sem fronteiras internacionais, amigável e adaptável às necessidades do aluno. A vídeo-aula5 ou a videoconferência6 encurtam a distância e promovem a interação entre o estudante e o professor, e além de proporcionar o aprendizado permitem o envio/gravação para visualização em momentos posteriores. As gravações das aulas requerem maior tecnologia, a fim de obter-se qualidade satisfatória que facilite a compreensão, e é fundamental um local adequado de preferência com isolamento da acústica. Outro ponto importante antes da filmagem e a preparação da aula por parte do professor, os slides e textos precisam estar de acordo com o conteúdo que está sendo estudado. Ao finalizar a gravação, é necessário editar a filmagem para verificar se houve algum erro que não foi perceptível durante o processo, além de inserir vinhetas para facilitar a identificação dos pontos abordados e criar uma ordem dos conteúdos seguidos. Alguns dos benefícios que vídeo-aula e a videoconferência podem promover: 5

Aulas gravadas e disponibilizadas no AVA.

6

Transmissão ao vivo das aulas para pontos distintos.

11

 Contato visual e em tempo real entre os alunos e o professor ou entre alunos de diferentes locais;  Utilização de diferentes meios para o aprendizado como documentos escritos, vídeos, objetos de três dimensões para todos os pontos;  Visualização do conteúdo da aula em qualquer momento, isto se gravadas; A ausência física do professor não impede o progresso do aluno, que é superado imediatamente com a figura do tutor presencial para atendimento no pólo. Para adequação do aprendizado é necessário que a gravação da vídeo-aula ou a videoconferência ocorra com pessoas treinadas, e todos os envolvidos na apresentação da aula ou atividade tenha uma correta percepção do resultado como:  O técnico de imagem e som deve acertar o momento certo de aproximar e afastar zoom, e de outros recursos para o auxilio da aula.  O professor deve receber treinamento adequado em relação a sua postura, intensidade da voz, movimentação e toda a linguagem corporal que ele normalmente faz. Todos os ensaios devem ser planejados observando-se alguns pontos como:  Gravação dos conteúdos em blocos de no máximo de 5 e 10 minutos intercalados com discussão;  Envolver os alunos com o uso de humor, fazendo perguntas, utilizando as contribuições enviadas;  Evitar a leitura de material e sair do tema;  Falar em ritmo moderado;  Utilizar diferentes tipos de envolvimento como: ver, ler, escrever e falar;  Integrar atividades para reforçar a apresentação do conteúdo;  Utilizar de energia e entusiasmo para atrair e manter a atenção; o entusiasmo é contagiante, o tédio também;  Utilizar se de informações e exemplos simples e de forma clara;  Incentivar o aprendizado entre os alunos com trabalhos em grupos;  No início da próxima aula, revisar os conceitos discutidos na aula anterior;  Cuidado com a expressão facial, tom da voz, movimentos, mantendo sempre os olhos em contato com a câmera;

12

Considerações finais A educação a distância pode se transformar em um importante instrumento de

socialização

do ensino,

com educação

de

boa qualidade

para

todos,

possibilitando formação de um capital humano e social elevado, com conseqüência elementar para o processo e crescimento da nação. Encontram-se disponíveis no mercado alguns modelos para o EAD, o que não prejudica o gestor se optar pelo projeto “A”. “B” ou “C”; a instituição mantenedora deve ficar atenta e gastar um tempo extra em sua formatação, analisando e projetando adequadamente a infraestrutura de apoio, a equipe multidisciplinar, o material didático pedagógico e um eficiente sistema informatizado para aulas virtuais

e

atendimento

aos

alunos,

fundamentais

para

o

sucesso

do

empreendimento que é focada na tutoria. A logística que envolve um projeto de EAD, os processos de tutoria, produção e distribuição de material didático, acompanhamento e avaliação do estudante, precisam

ser

rigorosamente

gerenciados

e

supervisionados,

sob

pena

de

desestimular o estudante levando-o ao abandono do curso, ou de não permitir devidamente os registros necessários para a convalidação do processo de aprendizagem, influenciando diretamente no custo final de um pólo EAD, que na gestão dos cursos deve adotar uma estrutura administrativa enxuta atendendo todas as necessidades acadêmicas e exigências do MEC. A interatividade e o uso dos recursos tecnológicos adotados no projeto escolhido devem facilitar a integração aos demais processos da instituição educacional, e que são de fundamental importância para o estudante sentir se pertencente ao processo coma as mesmas condições e suporte que o presencial. A educação à distância de qualidade envolve uma serie de investimentos iniciais elevados, para a produção de material didático, na capacitação da equipe multidisciplinar, na implantação de pólos de apoio presencial e na disponibilização de todos os recursos educacionais.

13

Referências ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância. Educação Brasileira de Qualidade: Procura-se um Futuro. Disponível em . Data de Acesso 04 de julho de 2011. BERNAL, Edith González. Formação do Tutor para a Educação a Distância: Fundamentos Epistemológicos. Ecos, Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 55-88, jan/jun. 2008. Disponível em: . Data de Acesso 10 de julho de 2011. DALFOVO, Oscar.; BIZZOTTO, C. E. N.; BARBIERI, A. Resultado do ambiente de aprendizagem para auxiliar na disciplina empreendedor. Encontro Nacional de Empreendedorismo 2002 Florianópolis-SC IV – ENEMPRE. Florianópolis - SC ENE Escola de Novos Empreendedores, 2002. MEC. Ministério da educação - secretaria de educação à distância. Referenciais de Qualidade Para Educação Superior a Distância. Brasília, agosto de 2007. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 3a ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. OLIVEIRA, Gleyva Maria Simões de Oliveira. O Sistema de Tutoria na Educação a Distância. Núcleo de Educação a Distância: Universidade Federal do Mato Grosso, 2006. Disponível em: . Data de Acesso 22 de julho de 2011. PICANÇO, Alessandra de Assis et al. Interatividade – Conceitos e desafios. Conversando

sobre

interatividade,

Salvador.

Disponível

em

<

http://www.faced.ufba.br/~dept02/sala_interativa/texto_grupo.html>. Acesso em: 22 de julho de 2011. SANCHEZ. Fábio – Coordenação. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. 4ª edição. -- São Paulo: Instituto Monitor, 2008. SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. XXIV Congresso Brasileiro de Comunicação. Campo Grande, MS, set. 2001. SILVA,

Marco.

Um

convite

à

interatividade

e

à

complexidade:

novas

perspectivas comunicacionais para a sala de aula. In: GONÇALVES, Maria Alice Rezende (org.). Educação e cultura: pensando em cidadania. Rio de Janeiro: Quartet, 1999.

14

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.