INTRODUÇÃO À

December 8, 2017 | Autor: Thânia Katiuce | Categoria: N/A
Share Embed


Descrição do Produto

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA SOLDAGEM

O QUE É SOLDAGEM?

CONCEITOS DE SOLDAGEM

 1° Conceito:

“Soldagem é a junção de metais por fusão.”  2° Conceito: “Soldagem é a união de peças por métodos que não se baseiam no emprego de dispositivos de fixação.”  3° Conceito: “Soldagem é a operação que visa a união de peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas”

CONCEITOS DE SOLDAGEM DEFINIÇÃO (AWS): Soldagem é o processo utilizado para se obter a união de materiais metálicos e não-metálicos, produzida por aquecimento até a uma temperatura adequada, com ou sem a utilização de pressão e/ou material de adição.

SOLDA X SOLDAGEM * SOLDAGEM “É o processo pelo qual se consegue uma união” * SOLDA “É a zona de união das peças que foram submetidas a um processo de soldagem”

SOLDAGEM

A soldagem ocorre pela aproximação das superfícies das peças a uma distância suficientemente curta para a criação de ligações químicas entre os seus átomos .

SOLDAGEM POR PRESSÃO  Deforma-se as superfícies em contato, rompendo as camadas de contaminantes e permitindo a sua aproximação e a formação de ligações químicas.  As superfícies de contato podem ser aquecidas para facilitar a sua deformação.

SOLDAGEM POR FUSÃO Aquece-se localmente a região a ser soldada até a sua fusão, destruindo assim, as superfícies e produzindo a solda com a solidificação do material fundido.

INTRODUÇÃO  Uma das condições indispensáveis decorrentes do

conceito de soldagem, é que se consiga a solubilização do material de base e do material de adição, quando for preciso empregá-lo;  Assim conclui-se que uma operação de soldagem é conseguida quando se aplica energia suficiente para unir os metais de base junto com o metal de adição, caso exista.

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO      

MÉTODOS DE UNIÃO DOS METAIS * Parafusagem * Rebitagem * Colagem * Brasagem * Soldagem

INTRODUÇÃO  VANTAGENS DA SOLDAGEM SOBRE OS

OUTROS PROCESSOS DE UNIÃO Maior economia de tempo e material;  Melhor qualidade;  Maior resistência;  Maior estanqueidade;  Uniões usináveis. *Mais importante método para a união permanente de metais 

IMPORTÂNCIA DA SOLDAGEM  A soldagem pode ser encarada sob dois aspectos,

Reparação ou Construção.  No principio a soldagem era encarada com um processo

de reparação, mas no final da segunda guerra mundial foi introduzida a soldagem em construções que fosse preciso qualidade e resistência.

A SOLDAGEM COMO TÉCNICA       

A soldagem engloba conhecimentos em diversas áreas, como por exemplo: Metalurgia; Mecânica; Eletrotécnica; Química; Física; Resistência dos materiais; Situações de Produção Industrial.

ARCO VOLTAICO  Inicialmente

o arco voltaico (ou elétrico) foi desenvolvido para emitir luz, mas para fins de soldagem, o que realmente interessa é a sua grande capacidade de emitir calor.  O campo que estuda o arco voltaico ainda é muito promissor, pois os seus mistérios são tantos quanto suas utilidades.

ARCO VOLTAICO  O arco elétrico consiste numa descarga elétrica

através de um gás ionizado, iniciada pela emissão de elétrons pelo pólo negativo do elétrodo e mantido pela ionização térmica do gás aquecido;  Sir Humprey Davy - início do séc. XIX

ARCO VOLTAICO Para fins de aplicação na soldagem: o arco voltaico é a passagem de grande quantidade de CORRENTE ELÉTRICA através de uma atmosferas gasosa e entre dois “eletrodos” submetidos a uma diferença de potencial de apenas alguns volts. (-) e(+)

CARACTERÍSTICAS DO ARCO ELÉTRICO  Concentração adequada de energia para a fusão

localizada;  Facilidade de controle;  Baixo custo relativo do equipamento;  Nível aceitável de riscos;

PROPRIEDADES DO ARCO ELÉTRICO  O calor do arco é devido à movimentação de cargas

elétricas e gerado pelos choques entre essas cargas (íons).  Com eletrodos consumíveis ocorre, ainda, o choque entre íons e átomos e choques entre íons e as gotas fundidas que atravessam o arco.

PRIMEIRAS APLICAÇÕES DO ARCO VOLTAICO À SOLDAGEM

HISTÓRICO DA SOLDAGEM  A arte de unir dois ou mais materiais já era

conhecida desde as eras pré-históricas: brasagem em ouro, cobre, chumbo e estanho - 3000 a 4000 AC;  A descoberta da energia elétrica deu o impulso

necessário para atingir o estágio que se encontra atualmente.

1 FASE ÁUREA a

 1885 - O arco elétrico de soldagem foi utilizado pela

primeira vez por Nikolas Bernardos e Stanislav Olszewski (Eletrodo de grafite);  O processo constava de um arco voltaico entre um eletrodo de carvão e a peça-obra.  Fundia-se o MB sem consumir o eletrodo;  O material de adição era adicionado à parte.

1a FASE ÁUREA  1886 - Thompson inventou o processo de soldagem por

resistência elétrica;

1 FASE ÁUREA a

 1889 - Zerener modificou o processo Benardos;  Neste processo o arco ocorre entre os dois eletrodos

de carvão ou grafite;  Como nem o MB nem a peça eram percorridos por corrente, podia ser aplicado a materiais não condutores elétricos, como plástico e vidro.

e-

1 FASE ÁUREA a

 1892 - Slavianoff utiliza um eletrodo que se fundia

diretamente na poça de fusão;  Consistia de uma vareta metálica nua;  O material de adição era um dos pólos;  O arco ardia entre o eletrodo consumível e a peça a soldar.

1 FASE ÁUREA a

 1895 - Goldschimit desenvolveu a solda Termite;  1901 - Fouché e Piccard utilizam a chama oxiacetilênica

na soldagem;  Oscar Kjelberg utiliza um eletrodo metálico revestido por uma camada de cal, formador de escória, precursor dos eletrodos revestidos (patenteado em 1907).

2 FASE ÁUREA a

 1926 - Início da 2a fase Áurea da Tecnologia da

Soldagem;  Lungumir desenvolve o processo de soldagem por meio do hidrogênio atômico;  Este utilizava um arco voltaico protegido por uma atmosfera de hidrogênio e dois eletrodos permanentes de tungstênio.

2 FASE ÁUREA a

• Hobart e Denver patentearam o processo de soldagem em atmosfera de gás inerte, hoje bastante difundido;

2a FASE ÁUREA  1935 - Kennedy divulgava seus trabalhos sobre um

método automatizado de soldagem que deu origem ao processo Arco Submerso;

2 FASE ÁUREA a

 A

automatização propiciou uma melhoria considerável na qualidade das juntas soldadas

3a FASE ÁUREA A Terceira Fase Áurea ocorre após 1945; Com o advento da 2a Guerra Mundial, a soldagem

passou a ser utilizada na fabricação em grande escala (indústria naval, bélica, etc); Os processos existentes foram melhorados e muitos

outros foram patenteados;

3 FASE ÁUREA a

Novos processos patenteados  Por pressão a frio;

 Por Ultra-som;

 Por Atrito;

 Por Feixe de Elétrons;

 Por atmosfera de gás

 Por Plasma;

ativo (CO2);  Por Eletroescória;

 Por LASER;  Outros

EVOLUÇÃO DA SOLDAGEM 

A evolução nos processos de soldagem está relacionada diretamente com a evolução do setor tecnológico mundial, obrigando os profissionais de soldagem a se reciclar constantemente.  Atualmente a evolução articula-se sobre as seguinte tendências:  Automatização;  Proliferação de metais e ligas;  Proliferação de normas e métodos de controle.

CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE SOLDAGEM

NOTA  Apesar do grande número de processos existentes,

nem todos foram utilizados em toda a sua potencialidade.  Isso acontecerá à medida que novas técnicas mais precisas e perfeitas forem sendo desenvolvidas, o que propiciará a construção de estruturas cada vez mais complexas.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.