Lutas.doc, a História continua DVD. In: Luiz Bolognesi; Pedro Puntoni. (Org.). Meus heróis não viraram estátua. 1ed.São Paulo: Ática, 2013, v. 1, p. 70-71.

Share Embed


Descrição do Produto

FUNARI, P. P. A. Lutas.doc, a História continua DVD. In: Luiz Bolognesi; Pedro Puntoni. (Org.). Meus heróis não viraram estátua. 1ed.São Paulo: Ática, 2013, v. 1, p. 70-71.

O brasileiro é pacífico ou violento? Quem são os nossos heróis? Essas são duas das perguntas essenciais que estão na base da série de documentários Lutas.doc e do livro “Meus heróis não viraram estátua”. Os vídeos apresentam, de forma moderna, um conjunto de entrevistas com estudiosos e líderes políticos, em trechos curtos entrecortados por cenas de filmes, animação, rock pesado, música sacra e erudita, em uma mistura em tudo original e que está bem no ritmo alucinado da juventude e, por que não, da nossa própria sociedade brasileira contemporânea. De maneira muito bem articulada, mesclam-se Lula, Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva, diversos professores, mas também trechos de filmes muito pertinentes. As perspectivas da Psicologia, da Economia, da História, da Filosofia e da Sociologia articulam-se nas entrevistas sempre curtinhas e agradáveis. A direção consegue juntar tudo isso de maneira genial: quando um fala que o brasileiro é violento, vem outro e diz o contrário (mas, de fato, ambos têm lá sua razão). Essa estratégia de narrativa privilegia o pensamento crítico que está na sensibilidade dos jovens aos quais os vídeos se destinam, mas agrada a todo ser pensante, na verdade. O volume “Meus heróis não viraram estátua” complementa essa abordagem crítica e vibrante do passado e do presente. Os grandes personagens da nossa História, como Tiradentes, Duque de Caxias ou Zumbi aparecem desnudados em suas contradições e conflitos, nem tanto mocinhos ou bandidos, mas como construções de épocas posteriores. Ao lado deles, surgem os heróis sem estátua, alguns desconhecidos do grande público, outros nem tanto, como Chico Mendes. Em todos os casos, o questionamento ao leitor e ao espectador é um só: quem são os seus heróis? Para o professor, livro e vídeos são um grande achado, pois permitem um discussão não só profunda, como ao gosto dos alunos. Num mundo marcado pela brevidade das narrativas, o volume apresenta sempre textos curtos, ao estilo de uma página virtual, de leitura rápida, assim como os vídeos usam estratégia narrativa semelhante. Difícil imaginar maior integração entre duas estruturas narrativas diversas, livro e vídeo. A História é capaz de mudar, como está escrito no volume, e isso reaparece, inúmeras vezes, em tantos exemplos, como a mostrar que do passado só restam suas narrativas. A mensagem profunda desse material está na busca de uma relação refletida com a vida, para citar uma frase antiga, atribuída ao pensador grego antigo Sócrates: 'a vida sem exame é indigna do homem' (Apologia 38a). No caso brasileiro, isso é tanto mais relevante, quanto nossa sociedade continua a ser uma das mais desiguais do mundo, ainda que as pessoas estejam entre as mais felizes. São contradições como essa que poderão ser exploradas, com grande proveito, por professores e mesmo, de forma direta, por todo aquele que se deixar envolver. Haveria algo melhor do que isto?

Pedro Paulo A. Funari Departamento de História – Universidade Estadual de Campinas

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.