MONTANO, Pedro Fontes. Por dentro da organização Google

Share Embed


Descrição do Produto

1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Administração e Finanças

Pedro Fontes Montano

Por dentro do Google

Rio de Janeiro 2016

2

Pedro Fontes Montano

Por dentro do Google

Projeto apresentado a Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para obtenção de aprovação na disciplina Topicos Especiais em Produção I.

Orientador : Prof. Branca Regina

Rio de Janeiro 2016

3 Por dentro do Google

A maior parte das verbas do Google sempre foi adquirida em troca pelo serviço de divulgação de anúncios. A principal mudança para alcançar o sucesso que a empresa tem hoje foi melhorar a maneira com que os anúncios eram dispostos no site de busca. Depois dessa mudança, o Google passou a faturar 16 bilhões de dólares por ano. Outra mudança importante, foi o aumento da facilidade de acesso a empresa. Um dos diretores reduziu o total de entrevistas para o número máximo de nove e diminuiu consideravelmente o tempo gasto no processo. Por conta disso, o crescimento acelerou e houve uma expansão a níveis internacionais. Em 2006, Google passou a investir em publicidade direcionada de acordo com os interesses do internauta. Recentemente, a empresa vem limitando as regalias dos funcionários para evitar que gastem o patrimônio da organização com besteiras. Durante um certo período, Google contratava em média 500 novos funcionários a cada mês em vários países do mundo. O processo seletivo podia envolver 18 entrevistas, algumas das vezes, realizadas em lugares diferentes. Caso alguém quisesse entrar na empresa, essa pessoa era obrigada a responder um questionário comi numeras perguntas que avaliavam o raciocínio e empatia. E para os fundadores do Google, não bastava que o candidato fosse aprovado pelo chefe, mas sim pelo grupo inteiro. O lema do setor de contratações era contra o quanto puder. Mas, o crescimento acabou se tornando incontrolável, por conta da falta de gerente capazes de orientar os iniciantes. Os líderes da Google algumas vezes preferem barrar o crescimento da empresa. Mesmo que isso acarrete perda de dinheiro. Eles fazem isso, bloqueando a entrada de investidores estranhos, para não perder a essência do negócio. Eles se preocupam tanto com o espírito jovem da empresa, que apesar deles terem se tornado uma das maiores multinacionais do mundo, os escritórios da sede ainda parecem com escritórios de universitários. O crescimento acarreta também em problemas estruturais. A grande quantidade de novos funcionários faz com que os departamentos fiquem cada vez maiores e mais hierárquicos. Salas que eram de reunião acabam virando escritórios e prédios próximos acabam tendo que ser comprados. O Google é uma empesa formada basicamente por engenheiros e técnicos especializados na área da computação, mas também conta uma grande porção de profissionais das áreas humanas. Os fundadores da empresa estimulam os seus funcionários a gastarem 20% do seu tempo trabalhando em projetos inovadores. A pressão por resultados é um dos traços marcantes da organização. Apesar da forte cobrança, o ambiente da empresa é bastante

4

informal. Outro aspecto marcante da empresa é o estímulo para que todos os projetos em curso sejam divulgados para os funcionários. Acontecem mudanças estruturais dentro da empresa em média a cada 2 anos. Então para trabalhar lá, o profissional tem que se adaptar facilmente a novos ambientes. Eles prezam muito pela diversidade e qualidade das pessoas. O presidente da Google Brasil afirmou que quer dentro da empresa pessoas que queiram realmente mudar o mundo. O Google está dividido em três grandes áreas: engenharia, produtos/vendas e pesquisa em negócios. A organização é do tipo matricial e pouco centralizada. Segundo o texto, não existem organogramas. Entretanto, os processos são bastante metrificados. Se algum trabalho não render bastante “cliques” nos sites da empresa, ele não será útil para eles. Uma das características marcantes da empresa é o fato dela ser bastante dinâmica. Por exemplo, com o passar do tempo, o Google vem reduzindo o número de entrevistas feitas aos candidatos aos cargos para facilitar o acesso. Por tradição, metade das admissões do Google Brasil são indicadas por um membro da própria empresa. Eles incentivam esse hábito, pagando R$5.000 por cada indicação bemsucedida, após os 6 primeiros meses de contrato. Ou a pessoa é contratada assim, ou é chamada pela página online chamada Google Jobs. Além disso, para conseguir mais funcionários rapidamente, o Google adota uma tática de procurar novos recrutas direto nas universidades. Apesar disso tudo, a exigência para ser admitido lá ainda é grande. O processo é composto pelas seis etapas a seguir. Primeiramente, é feito uma análise do currículo acadêmico e profissional do candidato. Nessa análise, os recrutadores dão importância a formação acadêmica e outras atividades extracurriculares relevantes. Em seguida, uma conversa informal por telefone é realizada para verificar se o candidato está adequado a cultura da empresa. Enquanto, a terceira etapa é composta de uma entrevista pessoal e a resolução de um caso com o candidato. Através desse caso, será avaliado a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade da comunicação do candidato. Logo depois, é formado um grupo da região para decidir se o candidato tem ou não condições de exercer o cargo. Paralelamente, outra banca avaliadora é formada dessa vez por diretores do mundo inteiro. E por último, a decisão final é feita pelos Presidentes da empresa no caso de posições importantes ou a pedido da banca. A equipe comercial da Google Brasil fica mais concentrada em São Paulo, enquanto a maior parte dos engenheiros e gerentes de produtos ficam localizados em Minas Gerais. Já a equipe de Engenharia possui um conhecimento sólido em programação reconhecido no mundo inteiro. Eles são capazes de construir sistemas computacionais altamente complexos.

5

Já, os gerentes de produto possuem habilidade mais interpessoais do que técnicas. Em vista que eles são capazes de entender as demandas dos usuários e transmitir isso ao setor de engenharia. Por causa desses fatores, portanto, Google é uma empresa símbolo da inovação por combinar tecnologia de ponta, rapidez na relação com consumidores com um ambiente de informalidade.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.