O conto etnofotográfico

July 24, 2017 | Autor: Moretto Dr Educator | Categoria: Storytelling
Share Embed


Descrição do Produto

O conto fotográfico Autor: Me. Prof. Durval Moretto Jr. Registro na Biblioteca Nacional nº 557.751

A etnofotografia como metodologia de pesquisa-ação A contribuição de John Collier para a antropologia e educação: Ele trouxe um frescor ao comportamento humano examinador e promoveu um ligamento metodológico ao olhar para a interação dos componentes de um sistema cultural de um ponto de vista holístico, na perspectiva integrativa. Era especialidade de Collier poder ver as conexões entre as árvores e a floresta, arreliar a flora, construí-la, e chamar à atenção de outros de forma sutil, mas que frequentemente negligenciavam qualidades humanas que nos ligam e dão significado a nossas vidas cotidianas. (Barnhardt, 2006)

A explicação do autor: ...o pesquisador ao adotar o método da antropologia Visual e Etnofotografia, irá pesquisar através da fotografia, um meio em que a máquina fotográfica funciona como um contrato social entre fotógrafo (o observador participante) e os fotografados e as imagens são o que chama de “can-opener” literalmente um “abridor de lata” na relação entre os atores do processo1. 1- apud da Costa Oliveira, 2006 John Collier Jr 1973, p.18

Fundamentação teórica O processo pelo qual o indivíduo internaliza a matéria prima fornecida pela cultura não é, pois, um processo de absorção passiva, mas de transformação, de síntese. Esse processo é, para Vigotsky, um dos principais mecanismos a serem compreendidos no estudo do ser humano... Ao longo de seu desenvolvimento, o indivíduo “tomasse posse” das formas de comportamento fornecidas pela cultura... as atividades externas e as funções intrapessoais transformam-se em atividades internas, intrapessoais”. (VIGOTSKY 1991, p.38)

A Metodologia Desenvolve as habilidades práticas e como modelo de educação atuará em duas frentes: 1. primeira estimula a criatividade e resgata a habilidade étnica, 2. organiza e estrutura uma forma de produção que promove a inclusão social

A intervenção na escola Está dividida em três etapas: – O conto Etnofotográfico; – Seleção de imagens; – Postagem no blog;

A transversalidade “O conto Etnofotográfico” visa desenvolver as seguintes habilidades e competências dos alunos; – fotografia e antropologia visual – Identidade visual e resgate cultural das comunidades tradicionais.

A Fotografia: Método da fotodigital; uso de celulares, câmeras digitais e computadores; uso do espaço das escolas, comunidades e Lan Houses. Conhecimento da técnica de registro da imagem: • A transvesalidade através das matérias que necessitam de registro; Geografia (meio ambiente), História e os fatos diários, Filosofia (ética), Sociologia (organizações), Psicologia (comportamento), Arquitetura (prédios).

– Possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático; por meio da matemática, física, química e informática. – Estimulando a sensibilidade sobre intensidade de luz, tempo de exposição e reação química, capacidade de abstração. – Estimulam à sensibilidade e o conhecimento das artes visuais, da história e suas principais contribuições para a cultura visual, o recorte e ampliação da imagem. – Cores e luzes são o estimulo aos conceitos de claro e escuro, quente e frio e as psiquê nas culturas comunitárias.

A Antropologia: - conhecimento da história das comunidades tradicionais, sua origem, desenvolvimento e formas de organização. - atividades produtivas e desenvolvimento social, modo de fazer e técnicas tradicionais. Identidade Visual das culturas tradicionais: - elementos de identidade cultural, ícones e imagens tradicionais em contraposição à massmídia.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.