O ENSINO DA MATEMÁTICA USANDO A GESTALT E OS PONTOS DE ANCORAGENS DA TEORIA COGNITIVISTA DE DAVID AUSUBEL DE FORMA LÓGICO-DIALÉTICA.

August 25, 2017 | Autor: Irlando José | Categoria: Ensino, Matemática, Gestalt, Ausubel
Share Embed


Descrição do Produto

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PROJETO DE PESQUISA

O ENSINO DA MATEMÁTICA USANDO A GESTALT E OS PONTOS DE ANCORAGENS DA TEORIA COGNITIVISTA DE DAVID AUSUBEL DE FORMA LÓGICO-DIALÉTICA.

Irlando José Bezerra

Fortaleza-2007

O Ensino da Matemática Usando a Gestalt e os Pontos de Ancoragens da Teoria Cognitivista de David Ausubel de Forma Lógico-dialética.

Problema: Como utilizar a psicologia da aprendizagem da Gestalt e os Pontos de ancoragens da teoria cognitivista de David ausubel de forma lógico-dialética no ensino da matemática?

Hipótese: 1. Encontrar relações entre as teorias e desenvolver metodologia explicativa de fácil aplicação e de usufruto psíquico e natural, que se utilize eficazmente da linguagem e possibilite uma assimilação real do aprendizado da Matemática através da visão Gestaltista e de pontos de ancoragens da Teoria Cognitivista de David Ausubel.

Objetivos Gerais: Analisar resultados da aplicação dos prospectivos mecanismos criados para validar um ensino de qualidade na Matemática, resolvendo assim, prováveis dificuldades de alunos no aprendizado da disciplina.

Objetivos específicos: Usar a psicologia da Gestalt em conjunto com os pontos de ancoragem cognitivista, para um suporte educativo na construção de uma forma didática do ensino da matemática. Se utilizando para isso da dialética explicativa de mecanismos próprios de uma linguagem matemática, esclarecida a partir de uma reflexão lingüística e cognitiva.

Justificativa: É de notória publicidade a grande dificuldade do ensino-aprendizado da matemática, tanto por vezes pela dificuldade do discente quanto por algumas das vezes incompreensão do docente no tocante aos sistemas de aprendizado. Nesse respeito muito já tem sido feito, com desenvolvimento de métodos e novas teorias de inteligências múltiplas, etc. Porém ainda temos muito a “trilhar” nesse sentido. Pois os mecanismos de aprendizagem são em muito complexos e diversificados, incluído além da cognição, fisiologia e interacionismos, outros aspectos reativos de mensuração

psíquica e maturação orgânica, aos quais pretendemos determinar, classificar e se possível mensurar tais aspectos. Se utilizando para tal fim de uma lógico-dialética voltada para o aprendizado da matemática e da Teoria Psicológica da Gestalt bem como o ensino significativo com os pontos de ancoragens da Teoria Cognitivista de David Ausubel, fazendo alusão as possíveis intersecções das teorias de forma a beneficiar a eficácia do aprendizado da matemática.

Marco Teórico Conceitual: Se utilizando da Psicologia de aprendizagem e seus mecanismos desenvolvidos pelas observações da Gestalt, e da Teoria cognitivista de David ausubel com seus pontos de ancoragem como marco fundamental no aprendizado do Discente, interessa perceber a utilidade relacional das duas teorias em conjunto ou uma como suporte da outra, bem como o esclarecimento de certas abstrações da mente (relacional); levando em consideração os sistemas simbólicos desenvolvidos por Vygotsky, a psicogênese de Piaget e o funcionalismo de Henri Wallon, como suporte secundário da montagem do supra citado. Nesse ínterim vale ressaltar que os trabalhos de Wittgenstein como ajuda para decodificação de uma linguagem matemática própria, mais precisamente da lógicodialética usada para relacionar uma gama de conhecimento restrito a o método matemático. Assim, faz-se mister um esclarecimento lingüístico e conceitual das propriedades dominantes nesse âmbito de aprendizado.

Referencial Metodológico e Instrumental: Será feita a utilização de pesquisa bibliográfica, documental, questionário fechado para os alunos e observações. Os dados obtidos serão trabalhados e transformados em meios didáticos apropriados ao uso para alunos com dificuldades no aprendizado de matemática. O método didático (a formular) será aplicado em uma amostra (estudo de caso) na turma de 9ª série da noite, na Escola Municipal Diogo Vital de Siqueira situada na Avenida L, s/n, bairro José Walter. E a amostra será selecionada com a indicação do professor, no total de 50% da turma, visando os alunos que tiverem dificuldade de aprendizado, ditos “normais”.

Etapas da Pesquisa Primeiro Momento: Pesquisa documental e bibliográfica dos autores envolvidos no trabalho e correlações a outro caso necessário. Segundo Momento: Leitura, organização e fichamento do material e constituição da proposta didática para solução da problemática. Terceiro Momento: Aplicação da metodologia desenvolvida nas etapas anteriores e organização de dados colhidos. Quarto Momento: Tratamento de dados (monografia). Recursos

Descrição

Quantidade

Preço Subtotal Total

Papel oficio (100 folhas)

02 ( resmas)

3,00

6,00

Lápis Nº 02

006

0,30

1,80

Borracha TK

006

0,60

21,60

Canetas Compactor07

004

0,70

2,80

Digitação

001

30,00

30,00

Impressões

001 (300 páginas) 60,00

60,00

Deslocamentos (passagens) 060

1,60

Total

96,00 218,20

218,20

Cronograma Mês Ações Pesquisa/levantamento Doc. Leitura/ Ordenação Aplicações/ Observações Monografia

julho

Agosto

Setembro

Outubro

X

X

Novembro

Dezembro

X

X

X X

Bibliografia.

MARCHESE, Álvaro / PLACIOS, Jesus: Desenvolvimento Psicológico e EducaçãoPsicologia da Educação Escolar. Porto Alegre: Armed, 2004.

STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Armed, 2000.

VYGOTSKY, L. S. Pensamiento y lenguaje. Buenos Aires: La Pléyad, 1977.

Apêndice Questionário Aplicado. QUESTIONÁRIO Prezado Professor (a), Diante da necessidade de informações sobre o ensino-aprendizado de Matemática, para compor a produção da monografia no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, gostaríamos que participe fornecendo dados que irão complementar e enriquecer o referido levantamento de informações. Esperamos contar com sua participação e agradecemos antecipadamente. 1.

DADOS PESSOAIS.

Nome: ______________________________________ Idade: ______ Turma: _______________ Turno: _______________ Colégio: _________________________________________________

2.

DADOS DA PESQUISA. 2.1 Você gosta das aulas de matemática? (

) Sempre

(

) Nunca

(

) As vezes

2.2 Você tem dificuldade de aprender matemática? (

) Sempre

( ) Nunca

( ) As vezes

2.3 Já teve dificuldade de aprender matemática? (

) Sempre

(

) Nunca

(

) As vezes

2.4 Já teve algum desacerto (conflito verbal) com algum professor de matemática? (

) Sempre

(

) Nunca

(

) As vezes

2.5 Há eventos no colégio que incentivem a pesquisa de matemática? (

) Sempre

(

) Nunca

(

) As vezes

2.6 Você já participou de alguma olimpíada de matemática? (

) Sempre

(

) Nunca

(

) As vezes

(

) As vezes

2.7 Você já reprovou em matemática alguma vez? (

) Sempre

(

) Nunca

2.10 Das opções abaixo, qual você julga melhor para utilizar em seu estudo pessoal referente a matemática? (

) Apostila.

(

) T.D

(

) Outros

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.