Participatório: O observatório participativo da juventude - parte III

October 5, 2017 | Autor: Yasodara Córdova | Categoria: Communication, Democracy, Open Data, Big Data, Liquid Democracy, Public Policy
Share Embed


Descrição do Produto

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA-GERAL

PROJETO: Participatório: O observatório participativo da juventude Consultoria UNESCO – Produtos Previstos

Produto 04 Documento técnico com contendo recomendações de tecnologias de participação e proposições para caminhos e estratégias focadas na adesão, mobilização e facilitação da participação do Conjuve e atores relacionados ao conselho, dentro do ambiente do Participatório

Brasília, abril de 2012

Este documento pretende atender aos objetivos do contrato SA-60/2012, de referência BOC: 914BRZ3044 – AGENDA JUVENTUDE BRASIL, que visa suprir as necessidades do projeto “Participatório: O observatório participativo da juventude“ relacionados à tecnologias 2.0 de comunicação e interação diante às possibilidades de utilização da internet como rede de formulação de políticas públicas, acompanhamento e troca de informações entre interagentes interessados nos temas da Secretaria. Desse modo, a consultora abaixo subscrita vem, por meio deste, apresentar o primeiro produto da consultoria técnica contendo: “Documento técnico com contendo recomendações de tecnologias de participação e proposições para caminhos e estratégias focadas na adesão, mobilização e facilitação da participação do Conjuve e atores relacionados ao conselho, dentro do ambiente do Participatório”. Preferencialmente focado no público alvo de gestores de juventude, pesquisadores da temática e jovens. No presente relatório as sessões estão divididas por tópicos, apresentando-se em duas partes: recomendações de tecnologias de participação e proposições para caminhos e estratégias focadas na adesão, mobilização e facilitação da participação do Conjuve e atores relacionados ao conselho, dentro do ambiente do Participatório. Os eventuais anexos seguem em arquivos .pdf em separado e estarão referenciados em imagens menores. O arquivo digital deste se encontrará em pasta a determinar na Secretaria responsável.

Na certeza de poder colaborar, sistematicamente, para o cumprimento das ações propostas, coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

___________________________ Yasodara Maria Damo Córdova Consultora técnica UNESCO

PARTE 1: RECOMENDAÇÕES DE TECNOLOGIAS DE PARTICIPAÇÃO E ESTRATÉGIAS FOCADAS NA ADESÃO, MOBILIZAÇÃO E FACILITAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO CONJUVE E ATORES RELACIONADOS AO CONSELHO, DENTRO DO AMBIENTE DO PARTICIPATÓRIO

“A juventude é nossa riqueza” Presidenta Dilma Roussef

1. O Conjuve na rede O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 em conjunto com o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – o Projovem. O Conselho tem o objetivo de participar na construção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. Pelos objetivos o Conselho se configura no público ideal para iniciar as atividades no Participatório. O intercâmbio entre as organizações, pretendido pelo Conjuve, bem como a disseminação do resultado dos estudos promovidos pelo mesmo pode ser realizado em parte em ambiente virtual, tendo o Participatório como base para as ações com esses fins. A seguir, uma análise do posicionamento e atuação do Conjuve.

1. Twitter.com/conjuve •

Perfil do Conjuve no TweetRank1:

1 http://www.tweetrank.com.br/perfil/conjuve

O Conjuve possui aproximadamente 7.000 seguidores. O alcance disso, medido pelo TweetReach2 é de 19 mil usuários atingidos. (relatório em anexo, ou disponível na página em nota de rodapé). Os usuários do Twitter que mais expõe o Conjuve na rede são:



@mdagovbr (https://twitter.com/#!/mdagovbr);



@Angela_SNJBr (https://twitter.com/#!/Angela_SNJBr);



@Rangellsantana (https://twitter.com/#!/rangellsantana);



@marciocarvalho8 (https://twitter.com/#!/marciocarvalho8);



@UEBnoconjuve (https://twitter.com/#!/UEBnoCONJUVE)



@13gabrielmedina (https://twitter.com/#!/13GabrielMedina);

2. http://www.youtube.com/tvconjuve O Conjuve possui 22 assinaturas de conteúdo no Youtube e aproximadamente 3000 visualizações. Estas atualizações podem ser aproveitadas dentro do Participatório, mas é importante perceber que a plataforma pode servir também como ponto de difusão para os mesmos conteúdos, uma vez que estará integrada às outras redes.

3. http://conselhosdejuventude.ning.com/ Os conselhos da Juventude, ligados ao Conjuve, reunem-se em uma plataforma conhecida como Ning, que é uma rede social e possui API's disponíveis 3.

2 http://tweetreach.com/reach?q=%40conjuve# 3 http://creators.ning.com/page/product-roadmap

As discussões realizadas no Ning podem ser replicadas e direcionadas aos temas do Participatório transpondo os limites da rede social. Assim, o Participatório deve prever essa interação.

4. Conferência Nacional de Juventude (http://www.juventude.gov.br/conferencia/) Hotsites como o da Conferência Nacional de Juventude, ação do Conjuve, servem como repositório de arquivos para a construção da história das ações do conselho. Os materiais disponíveis nesse tipo de ambiente servem como material de consulta para os cidadãos jovens que precisam de referência sobre processos e resoluções que resultam em ações e políticas que impactam no cenário nacional.

5. Imagens: http://www.flickr.com/search/?q=conjuve&f=hp O Conjuve tem presença na rede de imagens do Yahoo, o Flickr de modo intenso. Apesar de não possuir um perfil, a rede é contemplada por vários perfis que etiquetam conteúdos (imagens) como sendo pertinentes ao tema “Conjuve”. Assim, se a busca for configurada para trazer os resultados sobre o Conselho, o resultado será mais de 199 imagens disponíveis. O perfil da Secretaria Nacional da Juventude4 fornece ainda mais fotos com essa temática. 4 http://www.flickr.com/photos/juventudenacional/

Existem também perfis avulsos, como o do Deputado Felipe Bornier 5, que também trazem imagens sobre temas relacionados aos temas de interesse do Conjuve. Entretanto, a inserção dessas imagens ou referência a elas a partir da plataforma do Partipatório deve passar por uma curadoria especial para evitar favorecimentos a grupos.

6. Facebook: https://www.facebook.com/groups/116707581727713/ (Grupo) https://www.facebook.com/profile.php?id=100001051887559 (Perfil) O grupo do Conjuve na rede de relacionamentos Facebook é fechado, com acesso às discussões condicionado ao seu administrador aprovar a participação. Isso significa que a participação na formulação está comprometida dentro desse ambiente devido à barreira que um administrador não eleito ou levado à essa posição por vias democráticas representa. O perfil do Conselho no Facebook, no entanto, possui 4.385 amigos, o que representa um potencial interessante de participacão.

5 http://www.flickr.com/photos/felipebornier/

PROPOSIÇÕES:

1. De acordo com a estratégia de distribuição de convites, proposta no produto 1 desta consultora, propõe-se que estes os usuários indicados na análise do Twitter sejam convidados a conectarem suas contas de twitter com a plataforma do Participatório, de modo a possibilitar que os conteúdos das timelines sejam expostos e estejam disponíveis também na plataforma.

2. Que sejam selecionados um membro de cada conselho disponível na plataforma do Ning para atuar alimentando o Participatório com material multimídia; 3. Sugere-se a relização de ações conjuntas em torno do tema Juventude Negra, a serem realizadas da seguinte forma:

1. Posts no participatório realizados por membros convidados sobre o tema, utilizando as Tags (com e sem a hash) como tags de cada post, acrescidos de mais palavras-chave sobre o tema:

◦ #juvnegra ◦ #ParticipatorioJuventude ◦ #participatorioGovBr 2. Twitaço sobre o tema, utilizando-se a hashtag #juvnegra 3. Realização e upload de vídeos para o usuário do Participatório - que precisa ser assinante do canal de vídeos do Conjuve-, que devem ser taguados com as tags #participatorioJuventude e #juvnegra, bem como aparecer na capa do participatório em tempo real nas datas do twitaço. 4. Desenvolvimento de infográficos do Participatório para serem interligados com dados e informações advindas do Conjuve, por exemplo a partir, de pesquisas realizadas por entidades ligadas ao conselho, sobre Juventude Negra, a serem disseminadas no twitter e no Facebook. 5. Abertura do Grupo do Conjuve no Facebook e interação com o perfil do Participatório e do Conjuve, abrindo para participação livre. Dentro do Facebook também se recomenda a troca da imagem de perfil na linha do tempo pelos temas do participatório, visando chamar a atenção do público para novas campanhas. Sendo assim, durante a campanha Juventude Negra essa ação deve ser prevista.

6. Os membros do Conjuve devem ter identificação por cor dentro do ambiente do partocipatório para que fiquem claras as posições dos atores para os usuários da plataforma. Recomenda-se também que os participantes da plataforma que forem convidados recebam 10 convites cada um para distribuírem nas suas redes, selecionando mais possíveis membros interessados nos temas.

7. Todo o material gerado durante as campanhas no participatório, incluindo documentos

e as próprias participações dos usuários da plataforma devem ser mantidas no ar, como acervo das campanhas realizadas no Participatório, funcionando como fonte de consulta e arquivo histórico das ações do Conselho junto aos membros da sociedade civil, devendo inclusive ser licenciados de modo a permitir cópia e remix desde que citadas as fontes.

Sem mais, esta consultora se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos. Yasodara Córdova.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.