PERSONAGENS DA CULTURA POP INSPIRADOS EM ARTRÓPODOS E SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE ZOOLOGIA

Share Embed


Descrição do Produto

EIXO TEMÁTICO 6: Relações entre Educação, Ciências, Biologias e Culturas. MODALIDADE: COMUNICAÇÃO ORAL – CO.04

PERSONAGENS DA CULTURA POP INSPIRADOS EM ARTRÓPODOS E SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE ZOOLOGIA.

Elidiomar Ribeiro Da-Silva, Instituto de Biociências-UNIRIO, [email protected] Lucas Nogueira da Fonseca, Instituto de Biociências-UNIRIO, [email protected] Thiago Rodas Müller de Campos, Instituto de Biociências-UNIRIO, [email protected] Tatiana Cristina da Silveira, Museu Nacional-UFRJ, [email protected] Aline Fernandes Baffa, Instituto de Biociências-UNIRIO, [email protected] Luci Boa Nova Coelho, Instituto de Biologia-UFRJ, [email protected]

RESUMO: A Zoologia tem um vasto conteúdo técnico que deve ser ministrado, o que tende a fazer com que as aulas sejam de difícil assimilação. A introdução de elementos da cultura pop pode ser um caminho no sentido de tornar as aulas mais agradáveis e palatáveis, mas sem abrir mão do conteúdo técnico. Visando facilitar o aprendizado do conteúdo da disciplina Zoologia de Artrópodos (curso de Ciências Biológicas, UNIRIO), foi proposto aos alunos que elencassem personagens da cultura pop inspirados em integrantes dos filos Arthropoda, Onychophora ou Tardigrada. Fora o Homem-Aranha, dentre os citados destacaram-se: Besouro Azul, Homem-Formiga, Escorpião, Stitch, Mulher-Aranha, Sr. Sirigueijo, Vespa, Zorak e vários Pokémons. Palavras-chave: Arthropoda, Panarthropoda, ensino superior INTRODUÇÃO Temas relacionando a Zoologia às manifestações culturais vêm ganhando destaque recentemente (MARIÑO PÉREZ e MENDOZA ALMERALLA, 2006; COSTA NETO, 2006; MONSERRAT, 2010; NEMÉSIO et al., 2013; DA-SILVA et al., 2014b, c, d; CASTANHEIRA et al., 2015). O ser humano sempre foi fascinado pelos animais. Prova desse interesse é o sucesso que fazem os documentários sobre natureza e vida selvagem. É impossível hoje em dia não se impressionar tanto com a qualidade dos vídeos quanto com as informações que eles passam. O estudo dos animais é uma parte da Ciência extremamente interessante e atrativa até mesmo para o público leigo. Porém, nas aulas, muitas vezes o

quadro é diferente. A Zoologia tem um vasto conteúdo técnico (morfologia, fisiologia, taxonomia, filogenia) que deve ser ministrado e isso pode tornar as aulas de difícil assimilação. A introdução de elementos da cultura pop (ou seja, uma linguagem de apelo popular) pode ser um caminho no sentido de tornar as aulas mais agradáveis e palatáveis, mas sem abrir mão do conteúdo técnico (MENDONÇA, 2008; DA-SILVA et al., 2014a). Uma estratégia interessante para se transferir ao estudo da Zoologia todo o encanto que os documentários e programas de TV têm é trazer para a sala de aula personagens presentes na cultura popular e usá-los como exemplos. Assim, mesmo com a carga horária restrita e a grande quantidade de informações temáticas das aulas (morfologia, fisiologia, ecologia, taxonomia, sistemática dos animais), é possível se explorar com os alunos o lado lúdico, prazeroso, do saber científico.

OBJETIVOS O objetivo geral é não deixar que algo tão interessante quanto a vida animal venha a ser considerado, pelo aluno, algo mecânico, enfadonho e pouco estimulante. E o objetivo específico é facilitar, através de uma linguagem coloquial, o aprendizado do conteúdo da disciplina Zoologia de Artrópodos, que serve os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

MATERIAL E MÉTODOS Aos alunos foi proposta a realização de duas tarefas de caráter opcional, a saber: 1) ler uma revista em quadrinhos (HQ) ou mangá; 2) assistir um vídeo (filme, desenho animado, anime ou série de TV) que tenham personagens que, de alguma forma, são inspirados em integrantes dos filos Arthropoda, Onychophora ou Tardigrada (os três grupos animais – coletivamente chamados Panarthropoda - abordados pela disciplina). Ambos os eventos (leitura e vídeo) teriam que ser realizados de modo crítico, com a elaboração de um relatório escrito, abordando os erros e acertos, aquilo que faz sentido ou não à luz dos conhecimentos obtidos nas aulas de Zoologia. Foi solicitado aos alunos que escolhessem outros personagens

que não o Homem-Aranha (talvez o mais destacado e notório personagem da cultura pop inspirado em um artrópodo), para que as tarefas ficassem um pouco mais difíceis.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Um bom número de personagens com características de Arthropoda (e seus parentes mais próximos) está presente nas diferentes mídias da cultura pop (revistas, cinema, TV). Dentre os personagens mais citados pelos alunos, destacam-se o Besouro Azul, da DC Comics (Figura 1), o Homem-Formiga, da Marvel Comics (Figura 2), o Escorpião, da Marvel Comics (Figura 3) e vários Pokémon, como o Kabuto (Figura 4), Stitch, da Disney (Figura 5), a Mulher-Aranha, da Marvel (Figura 6), o Sr. Sirigueijo, do Nickelodeon (Figura 7), a Vespa, da Marvel (Figura 8) e Zorak, da Hanna-Barbera (Figura 9). O Besouro Azul é inspirado nos insetos da ordem Coleoptera, o grupo mais numeroso dentre todos os seres vivos. O personagem apresenta uma rígida armadura (assemelhada ao exoesqueleto dos insetos) e dois pares de asas (BEATTY et al., 2009).

Figura 1. O Besouro Azul (DC Comics ©) e seu artrópodo inspirador (Fonte: MIRANDA, 2014).

O Homem-Formiga (Figura 2) é inspirado nas formigas, insetos da ordem Hymenoptera, família Formicidae. O personagem tem a propriedade de diminuir de tamanho

(até o porte de uma formiga) e ainda é capaz de se comunicar com os insetos (BEATTY et al., 2012).

Figura 2. O Homem-Formiga (Marvel Comics©) e seu artrópodo inspirador (Fonte: MIRANDA, 2014).

O Escorpião (Figura 3) é um dos principais vilões das histórias do Homem-Aranha. Tem como principal característica a presença de uma cauda com extremidade venenosa, à semelhança do que acontece com os escorpiões, aracnídeos da ordem Scorpiones, que têm um aparato inoculador de peçonha na extremidade do metassoma (DAVID e GREENBERGER, 2010).

Figura 3. O Escorpião (Marvel Comics©) e seu artrópodo inspirador (Fonte: Google Imagens).

Um dos integrantes dos Pokémon (ou Pocket Monsters), personagens japoneses presentes em diversas mídias, o Kabuto (Figura 4) tem morfologia claramente inspirada nos límulos, artrópodos da classe Merostomata, ordem Xiphosura. Também conhecidos como caranguejos-ferradura, esses animais marinhos são desconhecidos do público em geral, mas vêm despertando o interesse dos cientistas pelas propriedades de seu sangue, que é utilizado na composição de medicamentos (HURTON, 2003).

Figura 4. Kabuto e seu artrópodo inspirador (Fonte: Google Imagens).

Stitch (Figura 5) é uma experiência alienígena criada ilegalmente por um cientista extraterrestre. Chamado por seu criador de Experiência 626, foi criado com a função de destruir tudo. Uma comissão intergaláctica havia decidido que ele deveria ser exterminado, mas Stitch conseguiu fugir para o planeta Terra (HENRIQUES e GOMES, 2005). Stitch parece inspirado em integrantes do filo Tardigrada, criaturas microscópicas notáveis por sua extrema resistência às condições adversas (RUPPERT e BARNES, 1996). Como seus inspiradores, Stitch tem também garras e a capacidade de recolher suas pernas por um tipo de retração telescopada. A Mulher-Aranha (Figura 6) é inspirada nas aranhas, aracnídeos da ordem Araneae. Ela apresenta força e resistência sobre humanas e é capaz de escalar paredes (DeFALCO et al., 2009). Sr. Sirigueijo (Figura 7) é o proprietário do Siri Cascudo, restaurante em que o personagem Bob Esponja trabalha (TARR e BROWN, 2013). Baseado nos siris, crustáceos da ordem Decapoda, infraordem Brachyura, o personagem é avarento e autoritário, mas segue a vocação humorística do desenho animado.

Figura 5. Stitch (Disney©) e seu animal inspirador (Fonte: Google Imagens).

Figura 6. A Mulher-Aranha (Marvel Comics©) e seu artrópodo inspirador (Fonte: Google Imagens).

A Vespa (Figura 8) é inspirada nos homônimos, insetos da ordem Hymenoptera, família Vespidae. O personagem tem a propriedade de diminuir de tamanho (até o porte de uma vespa) e desenvolver asas (BEATTY et al., 2012). Zorak (Figura 9) é um alienígena insetoide, vilão do desenho animado Space Ghost. Claramente baseado em um louva-a-deus (inseto predador da ordem Mantodea), o vilão fazia

tanto sucesso que estrelou, com o próprio Space Ghost, um talk show no canal infantil Cartoon Network (MITTELL, 2004).

Figura 7. Sr. Sirigueijo (Nickelodeon©) e seu artrópodo inspirador (Fonte: Google Imagens).

Figura 8. A Vespa (Marvel Comics©) e seu artrópodo inspirador (Fonte: MIRANDA, 2014).

Figura 9. Zorak (Hanna-Barbera©) e seu artrópodo inspirador (Fonte: Google Imagens).

Outros personagens citados foram: Abelha (Turma da Mônica), A Mosca (filme), Aragogue (da saga Harry Potter), Chapolin Colorado, Crashopper (do desenho Ben 10), Escorpião (do anime Os Cavaleiros do Zodíaco), Formigas (do mangá Hunter x Hunter), Insectoide (do desenho Ben 10), Insectossauro (da animação Monstros versus Alienígenas), Grilo Falante (do desenho Pinóquio), Louva-a-deus (filme), Louva-a-deus (da animação Kung Fu Panda), Mosca (da Marvel Comics), O Traça (do seriado clássico Batman), Tarântula Negra (da Marvel Comics), Z (da animação Formiguinhaz), vários robôs de Beast Wars e vários Pokémon.

CONCLUSÕES Apesar das atividades propostas não constituírem um dos instrumentos obrigatórios de avaliação dos alunos, a maioria deles realizou ao menos uma das tarefas propostas (análise de HQ ou de vídeo). E, mais ainda, os alunos se mostraram sempre muito empolgados com a empreitada. Esses são indicadores de que o uso de personagens conhecidos do público em geral na sala de aula pode ser uma interessante ferramenta didática de aprendizado. Apesar de ser um processo com liberdade criativa, a criação de um personagem pode ter interessantes influências da vida real. Devido à forte conexão dos artrópodos com o ser humano, não é

surpreendente que eles tenham inspirado a criação de muitos personagens ficcionais (DASILVA et al., 2014b, c, d).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BEATTY, S.; COWSILL, A.; DOUGALL, A. The Avengers - The Ultimate Guide to Earth's Mightiest Heroes. DK Publishing, 2012. BEATTY, S.; GREENBERGER, R.; JIMINEZ, P.; WALLACE, D. The DC Comics Encyclopedia. DK Publishing, 2009. CASTANHEIRA, P.S.; PRADO, A.W.; DA-SILVA, E.R.; BRAGA, R.B. Analyzing the 7th Art – Arthropods in movies and series. Vignettes of Research, v.3, n.1, 2015. COSTA NETO, E.M. “Cricket singing means rain”: semiotic meaning of insects in the district of Pedra Branca, Bahia State, northeastern Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v.78, n.1, 2006. DA-SILVA, E.R.; COELHO, L.B.N.; RIBEIRO SILVA, T.B.N. A Zoologia de “Sete Soldados da Vitória”: análise dos animais presentes na obra e sua possível utilização para fins didáticos. Enciclopédia Biosfera, v.10, n.18, 2014a. DA-SILVA, E.R; COELHO, L.B.N.; CAMPOS, T.R.M.; MIRANDA, G.S.; BAFFA, A.F.; SILVEIRA, T.C. Marvel and DC characters inspired by crustaceans. Acme International Journal of Multidisciplinary Research, v.2, n.12, 2014b. DA-SILVA, E.R; COELHO, L.B.N.; CAMPOS, T.R.M.; CARELLI, A.; MIRANDA, G.S.; SANTOS, E.L.S.; RIBEIRO-SILVA, T.B.N.; PASSOS, M.I.S. Marvel and DC characters inspired by arachnids. The Comics Grid: Journal of Comics Scholarship, v.4, n.1, 2014c. DA-SILVA, E.R; COELHO, L.B.N.; SANTOS, E.L.S.; CAMPOS, T.R.M.; MIRANDA, G.S.; ARAÚJO, T.C.; CARELLI, A. Marvel and DC characters inspired by insects. Research Expo International Multidisciplinary Research Journal, v.4, n.3, 2014b. DAVID, P.A.; GREENBERGER, R. The Spider-Man vault. A museum-in-a-book with rare collectibles spun from Marvel’s web. Running Press, 2010. DeFALCO, T.; SANDERSON, P.; BREVOORT, T.; TEITELBAUM, M.; WALLACE, D.; DARLING, A.; FORBECK, M. The Marvel encyclopedia. Updated and expanded. DK, 2009. HENRIQUES, M.I.G.; GOMES, I.C. Mito familiar e transmissão psíquica: uma reflexão temática de forma lúdica. Psychê, v.9, n.16, 2005. HURTON, L. Reducing post-breeding mortality of horseshoe crabs (Limulus polyphemus) used in the biomedical industry. Dissertação (Mestrado), Virginia Polytechnic Institute and State University, 2003.

MARIÑO PÉREZ, R.; MENDOZA ALMERALLA, C. Los insectos en el cine. Un estúdio preliminar. Boletín de la Sociedad Entomológica Aragonesa, v.38, 2006. MENDONÇA, V.L. O folclore como ferramenta de motivação para o ensino de Zoologia na escola – proposta de um livro paradidático. Dissertação (Mestrado), USP, 2008. MIRANDA, G.S. Quadrinhos e zoologia parte 3. 2014. http://biodevaneios.blogspot.com.br/2014/03/quadrinhos-e-zoologia-parte-3.html.

In:

MITTELL, J. Genre and television – from cop shows to cartoons in American culture. Routledge, 2004. MONSERRAT, V.J. Sobre los artrópodos en el tatuaje. Boletín de la Sociedad Entomológica Aragonesa, v.47, 2010. NEMÉSIO, A.; SEIXAS, D.P.; VASCONCELOS, H.L. The public perception of animal diversity: what do postage stamps tell us? Frontiers in Ecology and the Environment, v.11, 2013. RUPPERT, E.; BARNES, R.D. Zoologia dos invertebrados, 6ª edição. Roca, 1996. TARR, B.A.; BROWN, T.J. Of theory and praxis: SpongeBob SquarePants and contemporary constructions of the American dream. American International Journal of Contemporary Research, v.3, n.11, 2013.

DA-SILVA, E.R.; FONSECA, L.N.; DE CAMPOS, T.R.M.; SILVEIRA, T.C.; BAFFA, A.F. & COELHO, L.B.N. 2015 Personagens da cultura pop inspirados em artrópodos e sua utilização nas aulas de Zoologia. 10 pp. In: Cassab, M.; Andrade, G.T.B.; Oliveira, H.R. & Vilardi, L.G.A. (orgs.) - Anais do Encontro Regional de Ensino de Biologia – Regional 4. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, 28 a 30 de abril de 2015 Juiz de Fora, MG ISSN 2446-788X Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/blog/anais-do-encontro-regional-de-ensino-de-biologia-regional-4/

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.