Plano estrategico natação

July 1, 2017 | Autor: José Charro | Categoria: Swimming
Share Embed


Descrição do Produto


CIM NATAÇÃO


Vertente Formação


Vertente Lazer/Saúde


Vertente Especialização/Competição


Natação Bebés


Adaptação Meio Aquático


Formação inicial


Pré-competição


Competição


Hidrosenior














EXCELÊNCIA


Compromisso de sermos melhores por via da eficácia, da partilha e da performance positiva


UNIDADE


Cultivar e liderar uma união de esforços através da colaboração e envolvimento de todos os interessados.


INOVAÇÃO


Construir uma organização proativa através da promoção e reconhecimento do pensamento criativo e incentivando novas ideias e oportunidades.


INCLUSÃO


Promover o "Sentido de Pertença " onde todos são bem-vindos e tratados de igual modo abraçando a diversidade.











0-5km


11-15km


16-30km


6-10km





piscina








PERFORMANCE


Proporcionar as melhores condições para que os mais talentosos (atletas, treinadores e dirigentes), possam melhorar concistentemente a sua performance.


FORMAÇÃO


Consolidar uma estrutura que consiga manter os mais novos praticantes dentro da modalidade e entusiasma-los para a aprendizagem e para a evolução.


LAZER


Conseguir promover a Natação como um desporto para todos e para toda a vida, em que a diversão, a segurança e a saúde são resultados garantidos.


SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO


Garantir a sustentabilidade desportiva, económica e social da Natação fazendo uso de abordagens inovadoras na gestão e organização da modalidade.













15
15




Nota Prévia

Elaborar um Plano de desenvolvimento é, antes de mais, uma excelente oportunidade para refletir, para avaliar e para repensar a nossa organização e é também o momento ideal para nos adaptarmos às mudanças que os contextos interno e externo nos vão apresentando e impondo.

Planear é uma das tarefas de gestão que mais influencia a eficiência de qualquer organização, e esta constatação amplia-se de uma forma bastante importante quando a organização tem como principal atividade, o desporto, que é, por definição, uma atividade coletiva, dinâmica, de risco, onde se têm de gerir muitos "imprevistos" e muitos recursos. Se não planearmos, não poderemos gerir e não saberemos como controlar e avaliar o que nos propomos fazer.

No Clube Infante de Montemor, há muito que sabemos que sem um planeamento cuidado, não é possível atingir e sustentar os objetivos desportivos, sociais e económicos a que estatutariamente estamos obrigados e que por convicção teimamos em perseguir.















Introdução


Um dos 4 eixos definidos no Plano Estratégico do CIM 2012-2016, é o EIXO II – Especialização e Excelência Desportiva, do qual faz parte o objetivo de dinamização de um Plano de Desenvolvimento da Natação.

A Natação, é uma das modalidades que o CIM, dinamiza desde o primeiro dia da sua existência e é seguramente a modalidade que mais praticantes tem envolvido dentro da organização. Este facto, está diretamente relacionado, com as caraterísticas muito específicas desta atividade desportiva, que como se sabe, é uma atividade de enorme abrangência em termos etários e muito procurada, por razões que vão muito para além da vertente competitiva e federada.

O percurso que o CIM escolheu fazer em relação à Natação, está muito suportado num modelo de crescimento sustentado, em que a atividade federada é um resultado e não um ponto de partida. Uma base tão larga quanto possível de praticantes e um plano de desenvolvimento do praticante bem definido e assumido por toda a estrutura de dinamização da modalidade, associada a uma oferta abrangente de respostas nas vertentes da manutenção e do lazer, é o conceito que defendemos e o único modelo que poderá garantir no futuro a sustentabilidade desportiva, social e económica da modalidade.











Análise Interna

Estrutura Orgânica











A análise da estrutura orgânica do CIM, atrás apresentada, permite-nos compreender com facilidade os fluxos de relações dentro da organização, entre os diferentes setores ou áreas funcionais. Em termos hierárquicos, as diferentes modalidades/serviços, estão no mesmo nível de importância, conservando e garantindo as especificidades que caracterizam cada uma delas. Todas as modalidades/serviços, estão na dependência direta dos órgãos sociais do Clube e usufruem das atividades dinamizadas pelos departamentos intermédios (serviço administrativo e financeiro, gestão e marketing e coordenação técnica).







Estrutura Funcional



A Natação no CIM, está organizada do ponto de vista funcional, em três vertentes de prática distintas, que se complementam e que em termos de gestão se relacionam numa lógica de interdependência, por forma a permitir a sustentabilidade de todo o modelo. Por outro lado, a opção por esta estrutura funcional, decorre da visão que o próprio clube tem, e que expressa no seu objeto social, quando manifesta como prioridade a promoção da atividade física e desportiva para todos, independentemente da sua idade, condição social ou objetivo de prática.




A equipa técnica da Natação é formada, essencialmente por 4 RH especializados. Existe uma coordenação técnica para as vertentes de Formação e Especialização/competição, estando a vertente Lazer/saúde na dependência direta do Diretor Técnico. Dois técnicos estão em regime de Full Time e os outros dois em Part Time.

A Natação em Números…

Os números que se apresentam no esquema abaixo, são alguns dos números (2013/2014) que ajudam a compreender a envolvência e complexidade que resultam do desenvolvimento de uma modalidade como a Natação.

























Quem pratica Natação no CIM…

A maioria dos praticantes de Natação é do género feminino, e com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Quanto à vertente de prática, é sobretudo na Adaptação ao meio aquático e na Formação inicial de nadadores, que se encontra a grande maioria dos praticantes, o que vai de encontro ao projeto de desenvolvimento defendido, pois só com uma base alargada de praticantes se poderá consolidar a qualidade e quantidade de praticantes da vertente de especialização/competição. A vertente Saúde/Lazer, vem ganhando importância e é também uma das prioridades deste plano de desenvolvimento.






















Dispersão geográfica dos praticantes…

Apenas cerca de 22% dos praticantes da Natação do CIM, residem na proximidade (até 5km) da Instalação desportiva onde desenvolvem a sua prática. É esta a principal razão pela qual o CIM precisa de efetuar mais de 36.000km por ano com os seus meios de transporte, para garantir número de praticantes suficientes, por um lado, e maior acessibilidade à Piscina municipal, por outro.

24
24
79
79
108
108
61
61












Esta dispersão de praticantes, está intimamente relacionada com as características demográficas do nosso território que desde sempre nos obrigou a assumir um importante custo adicional na dinamização e desenvolvimento desta modalidade. Sem este "investimento", no entanto, não seria possível desenvolver globalmente a modalidade e, não poderíamos contribuir, como contribuímos, de forma importante para a sustentabilidade económica, desportiva e social da Piscina Municipal de Montemor-o-Velho.
Cadeia de Valor da
Natação do CIM…

As organizações, como o CIM, criam valor para os seus clientes/utentes, para os seus associados, para os seus colaboradores, para os seus fornecedores e para a sociedade em geral. Tal como em outras áreas de atuação, o CIM na Natação, não se restringe a criar e fornecer produtos, bens e/ou serviços, uma vez que, as atividades que desenvolve afetam também um leque vasto de outros interessados.
Para criar valor, a organização necessita de pessoas e de recursos físicos, e financeiros, bem como de informação, e a sua sobrevivência e prosperidade exigem que obtenha da sociedade (indivíduos e/ou organizações interessados nos seus produtos e/ou atividades) meios para remunerar as pessoas e os recursos de que necessita. É esta relação de interdependência que constitui uma Cadeia de Valor.









Nesta cadeia de valor estão implicados muitos recursos e a Natação do CIM envolve muitos atores, todos eles com um papel preponderante no funcionamento de toda esta cadeia.
Atualmente, para que o CIM possa produzir os produtos e serviços ligados à Natação, independentemente da vertente de prática em causa, necessita de recursos humanos qualificados, recursos tecnológicos adequados, informação e formação, recursos materiais de qualidade e disponibilidade de recursos económicos, que possam remunerar todos estes recursos. Fundamentalmente, estes recursos económicos (meios) chegam à organização através dos utentes, dos associados, do município e do IEFP. Existem outros meios imprescindíveis, que nos chegam, através dos fornecedores (as instalações, por exemplo) das organizações desportivas federadas, de outros colaboradores e de outras entidades, como por exemplo o desporto escolar. A cadeia é complexa e já apresenta uma dimensão económica considerável, sendo que, anualmente, esta cadeia, faz movimentar cerca de 50.000,00€.
Análise Externa

As organizações não existem isoladas nem funcionam sem a influência permanente do contexto onde atuam. As características do território onde as organizações implementam as suas atividades, são determinantes para a tomada de decisão sobre a tipologia de atividades a propor, os recursos que é necessário considerar e a viabilidade dessas propostas.
De uma forma muito resumida, porque não é este o propósito deste documento, o esquema seguinte pretende ilustrar as principais características do contexto em que se desenvolve a modalidade de Natação. O território, em termos demográficos e económicos, as instalações desportivas disponíveis, os parceiros locais que podem influenciar este plano de desenvolvimento e o contexto desportivo regional, são as áreas que merecem a nossa reflexão.
PARCERIASLOCAIS. Boa rede de parceiros locais nas áreas da infância, juventude e população sénior.. Escola municipal de Natação – uma parceria indispensável e urgente.. Desporto escolar, Clube e Município, um triângulo que ainda não funciona.. Empresas e comércio local – parcerias por explorar. CONTEXTO DESPORTIVO REGIONAL. Modalidade com 16 Clubes no Distrito.. Clubes com elevado número de praticantes e boas marcas desportivas em termos nacionais.. Calendário desportivo bastante exigente em número e qualidade das provas.. Custos federativos elevados.INSTALAÇÃO DESPORTIVA. Instalação desportiva de base formativa.. Pouca disponibilidade de plano de água em horários críticos, em particular para a vertente de especialização/competição.. Boa qualidade da manutenção da instalação.. Capacidade de aumento da taxa de utilização .TERRITÓRIO. Baixa densidade demográfica.. Acentuada dispersão populacional.. Tecido económico e empresarial débil.. Limitada disponibilidade económica das famílias.. Rede de transportes públicos pouco acessível.. População interessada e disponível para a prática de atividade física e desportiva.




PARCERIAS
LOCAIS

. Boa rede de parceiros locais nas áreas da infância, juventude e população sénior.
. Escola municipal de Natação – uma parceria indispensável e urgente.
. Desporto escolar, Clube e Município, um triângulo que ainda não funciona.
. Empresas e comércio local – parcerias por explorar.




CONTEXTO DESPORTIVO REGIONAL

. Modalidade com 16 Clubes no Distrito.
. Clubes com elevado número de praticantes e boas marcas desportivas em termos nacionais.
. Calendário desportivo bastante exigente em número e qualidade das provas.
. Custos federativos elevados.




INSTALAÇÃO DESPORTIVA

. Instalação desportiva de base formativa.
. Pouca disponibilidade de plano de água em horários críticos, em particular para a vertente de especialização/competição.
. Boa qualidade da manutenção da instalação.
. Capacidade de aumento da taxa de utilização .




TERRITÓRIO
. Baixa densidade demográfica.
. Acentuada dispersão populacional.
. Tecido económico e empresarial débil.
. Limitada disponibilidade económica das famílias.
. Rede de transportes públicos pouco acessível.
. População interessada e disponível para a prática de atividade física e desportiva.


















Análise SWOT

A análise interna e externa, atrás apresentadas, permite-nos recolher de uma forma mais consistente, a informação e os dados que, neste caso em especial, nos ajudam a caraterizar a modalidade de Natação e seu nível de desenvolvimento atual.
Para podermos definir uma estratégia e um plano consistente a médio e longo prazo, devemos pegar nesses dados e nessa informação e construir, através da ferramenta de análise SWOT, uma "imagem" mais clara, filtrada e sem "conteúdos desnecessários" da situação em que se encontra a modalidade, quais os pontos fortes em que se pode alavancar, quais os pontos fracos que é necessário resolver, que oportunidades reais de transformação positiva existem e quais as ameaças que será necessário contornar e ultrapassar.
FORÇASDEBELIDADESOPORTUNIDADESAMEAÇAS
FORÇAS
DEBELIDADES
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS





Experiência da organização no desenvolvimento da modalidade;Qualidade dos RH;Existência de um Plano de Desenvolvimento do Nadador a médio e longo prazo;Parceiros Locais: Escola municipal de natação e desporto escolar;Projeto de desenvolvimento inclusivo e abrangente do ponto de vista etário; Disponibilidade económica das famílias;Falta de concertação efetiva entre os parceiros locais para o desenvolvimento de um projeto comum;Aumento dos custos federativos;Natação – modalidade de interesse estratégico para o Município; Plano Estratégico da modalidade, concertado com o Município;Possibilidade de construção de um projeto integrado entre o Clube, o Município e o Desporto Escolar;Possibilidade de aumento da capacidade de transporte da organização a curto/médio prazo;Instalação Desportiva com limitação de espaço para a Vertente Espacialização /Competição;Acessibilidade à instalação e à modalidade por ausência de mais respostas de transporte;Limitada capacidade de investimento da Organização;
Experiência da organização no desenvolvimento da modalidade;
Qualidade dos RH;
Existência de um Plano de Desenvolvimento do Nadador a médio e longo prazo;
Parceiros Locais: Escola municipal de natação e desporto escolar;
Projeto de desenvolvimento inclusivo e abrangente do ponto de vista etário;

Disponibilidade económica das famílias;
Falta de concertação efetiva entre os parceiros locais para o desenvolvimento de um projeto comum;
Aumento dos custos federativos;

Natação – modalidade de interesse estratégico para o Município;
Plano Estratégico da modalidade, concertado com o Município;
Possibilidade de construção de um projeto integrado entre o Clube, o Município e o Desporto Escolar;
Possibilidade de aumento da capacidade de transporte da organização a curto/médio prazo;

Instalação Desportiva com limitação de espaço para a Vertente Espacialização /Competição;
Acessibilidade à instalação e à modalidade por ausência de mais respostas de transporte;
Limitada capacidade de investimento da Organização;












Plano Estratégico

O Plano Estratégico que a seguir se apresenta, deverá merecer a aceitação e o compromisso por parte de todos os agentes e organizações que nele se envolvem e deverá ser o guião para o desenvolvimento da modalidade até 2016.

























Visão
Atingir o TOP 5 do ranking de Clubes da ANC até 2016, tanto em resultados desportivos, como em número de praticantes.


Missão
Proporcionar a especialização e a participação mais ampla num contexto que incentive a excelência, a inclusão, a unidade, a paixão e a inovação.



Os nossos Valores
Excelência, Unidade, Inovação e Inclusão

























Eixos Estratégicos
O CIM NATAÇÃO está suportado em quatro pilares estratégicos que irão conduzir a nossa organização no sentido de atingir e manter a excelência ao longo dos próximos três anos. Cada prioridade estratégica tem objetivos específicos, estratégias e é apoiado por objetivos operacionais e ações de apoio à missão.












Objetivos operacionais e ações
Para que? Como? Quando?

EIXO PERFOMANCE - Proporcionar as melhores condições para que os mais talentosos (atletas, treinadores e dirigentes), possam melhorar consistentemente a sua performance.
AÇÃO
DESCRIÇÃO
PRIORIDADE
EPA1
Implementação de sistema permanente de interação entre a Direção e a Equipa técnica.
A
EPA2
Organização de Intercâmbios/Estágios nacionais e internacionais
B
EPA3
Plano Interno de Formação Técnica
A
EPA4
Organização de Convenção – Treino e Especialização
C
EPA5
Elaboração Plano de Desenvolvimento do Atleta de Natação do CIM
A
EPA6
Construção e aprovação do regulamento do atleta de Natação CIM
A
EPA7
Formação específica para Pais de Atletas de Natação
A
EPA8
Criação de condições para o aumento do número de horas de treino em todos os escalões
A
EPA9
Formalização de Projeto Integrado de Desenvolvimento da Natação
A
EPA10
Aquisição de equipamentos e materiais para ensino/treino
B
A – A partir de 2015 inclusive; B – A parir de 2016 inclusive; C – A partir de 2017 inclusive










EIXO FORMAÇÃO - Consolidar uma estrutura que consiga manter os mais novos praticantes dentro da modalidade e entusiasma-los para a aprendizagem e para a evolução.
AÇÃO
DESCRIÇÃO
PRIORIDADE
EFA1
Estabelecimento de Parceria com Escola de Natação Municipal para concertar programas e estratégias de ensino
A
EFA2
Criação de uma brochura informativa para pais e encarregados de educação sobre as vantagens da prática da Natação.
A
EFA3
Construção de um guião de boas práticas/orientações para os auxiliares/acompanhantes dos JI e outras entidades.
A
EFA4
Criação de um Torneio Inter-jardins de Infância
B
EFA5
Criação de sessões exclusivas para captação de novos praticantes
B
A – A partir de 2015 inclusive; B – A parir de 2016 inclusive; C – A partir de 2017 inclusive


EIXO LAZER - Conseguir promover a Natação como um desporto para todos e para toda a vida, em que a diversão, a segurança e a saúde são resultados garantidos
AÇÃO
DESCRIÇÃO
PRIORIDADE
ELA1
Abrir grupo de natação para adultos
B
ELA2
Realização de Evento de Aquafitness
B
ELA3
Realização de evento de Hidrosenior
A
ELA4
Criação de espaço "Family"
A
ELA5
Jogos Sem Fronteiras Aquáticos para público em idade escolar
B
ELA6
Organização de Meeting "pais e filhos"
A
ELA7
Elaboração de uma apresentação multimédia sobre as vantagens da Natação para a população Senior
A
A – A partir de 2015 inclusive; B – A parir de 2016 inclusive; C – A partir de 2017 inclusive










EIXO SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO - Garantir a sustentabilidade desportiva, económica e social da Natação fazendo uso de abordagens inovadoras na gestão e organização da modalidade.
AÇÃO
DESCRIÇÃO
PRIORIDADE
ESIA1


ESIA2


ESIA3


ESIA4


ESIA5


ESIA6


ESIA7


A – A partir de 2015 inclusive; B – A parir de 2016 inclusive; C – A partir de 2017 inclusive

EXCELÊNCIA
Compromisso de sermos melhores por via da eficácia, da partilha e da performance positiva
UNIDADE
Cultivar e liderar uma união de esforços através da colaboração e envolvimento de todos os interessados.
INOVAÇÃO
Construir uma organização proativa através da promoção e reconhecimento do pensamento criativo e incentivando novas ideias e oportunidades.
INCLUSÃO
Promover o "Sentido de Pertença " onde todos são bem-vindos e tratados de igual modo abraçando a diversidade.

PERFORMANCE
Proporcionar as melhores condições para que os mais talentosos (atletas, treinadores e dirigentes), possam melhorar concistentemente a sua performance.
FORMAÇÃO
Consolidar uma estrutura que consiga manter os mais novos praticantes dentro da modalidade e entusiasma-los para a aprendizagem e para a evolução.
LAZER
Conseguir promover a Natação como um desporto para todos e para toda a vida, em que a diversão, a segurança e a saúde são resultados garantidos.
SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO
Garantir a sustentabilidade desportiva, económica e social da Natação fazendo uso de abordagens inovadoras na gestão e organização da modalidade.
CIM NATAÇÃO
Vertente Formação
Natação Bebés
Adaptação Meio Aquático
Formação inicial
Vertente Especialização/Competição
Pré-competição
Competição
Vertente Lazer/Saúde
Hidrosenior
piscina
0-5km
6-10km
11-15km
16-30km
Vertente de Prática






Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.