RASTREIO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS NOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE SAÚDE DE VILA DE REI–PORTUGAL E SEUS FAMILIARES

August 31, 2017 | Autor: Sílvia Beato | Categoria: Staphylococcus aureus, Methicillin Resistant Staphylococcus Aureus (MRSA)
Share Embed


Descrição do Produto

RASTREIO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS NOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE SAÚDE DE VILA DE REI – PORTUGAL E SEUS FAMILIARES Screening of Staphylococcus aureus in Ocupational Health Center of Vila de Rei – Portugal and their families Francisco RODRIGUES1, Hugo GERALDES2, Tiago BARATA3, Sílvia BEATO4, Carina SANTOS5, Emília GONÇALVES2, Elsa ALVES2.

RESUMO

ABSTRACT

Introdução: O Staphylococcus aureus (S. aureus) surge como uma das principais bactérias associadas aos cuidados de saúde, nomeadamente na sua vertente meticilino resistente (MRSA), sendo um importante factor de mortalidade para os pacientes. Muitas vezes é adquirido por estes através do contato com os Profissionais de Saúde. Estes são assim um veículo prioritário na possibilidade de transmissão desta bactéria aos doentes, que por si só já se encontram imunodeprimidos. Existe ainda a possibilidade de num futuro de imunossupressão destes Profissionais de Saúde esta bactéria ser uma das principais responsáveis por situações de patologia. Objectivos: Avaliar a prevalência de S. aureus e MRSA nos Profissionais de Saúde do Centro de Saúde de Vila de Rei. Material e métodos: O estudo incidiu sobre 10 Profissionais de Saúde e 10 dos seus Familiares. A todos foi feita uma zaragatoa nasal, com posterior pesquisa da presença de S. aureus e MRSA, através de metodologia manual (catalase, coagulase, meio de cultura MANITOL (bioMérieux) e através de metodologia automatizada VITEK 2 (bioMérieux).Resultados: Obteve-se uma prevalência geral na amostra de 10% de S. aureus, sendo que os Profissionais de Saúde surgem com um valor de 10% e os Familiares dos Profissionais de Saúde com uma prevalência de 10%. Em relação ao MRSA a prevalência obtida, em ambos os grupos, foi de 0%. Discussão: A partir dos resultados percebe-se que os valores obtidos estão muito abaixo dos esperados e atingidos em vários trabalhos internacionais, que encontram sempre valores mais elevados tanto de S. aureus como de MRSA.Conclusão: Pode-se associar estes bons valores a uma actuação técnica correcta, por parte dos Profissionais de Saúde deste Centro de Saúde.Pese embora, os resultados obtidos neste trabalho não corroborarem os estudos realizados na área, a sua prevalência na comunidade e Profissionais de Saúde deve ser alvo de contínua vigilância e preocupação. Palavras-chave: Staphylococcus aureus; Staphylococcus aureus meticilino resistente (MRSA); Profissionais de Saúde;

Introduction: Staphylococcus aureus (S. aureus) has emerged as one of the main bacteria associated with health care, particular in its methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA), being an important factor in mortality for patients. It is often purchased by these by contacting the Health Professionals. These are just a vehicle priority in the possibility of transmission of bacteria to patients which in itself already immunocompromised. There is still the possibility of a future immunosuppresion of these Health Professionals is to be one of the main bacteria responsible for disease situations. Objective: To evaluate the prevalence of S. aureus and MRSA in the Health Professionals Health Center of Vila de Rei.Material and Methods: The study focused on 10 Health Professionals and their Families (10). Everyone was a nasal swab, with subsequent detection of the presence of S. aureus and MRSA, using manual methods (catalase, coagulase, MANITOL culture medium (bioMérieux) and by automated methods, VITEK 2 (bioMérieux). Results: Results showed an overall prevalence in the sample of 10%, and the Health Professionals come up with a value of 10% and the Family of Healthcare Professionals with a prevalence of 10% for the presence of S. aureus. Regarding MRSA prevalence obtained in both groups was 0%. Discussion: From the results we see that the values are far below the expected and obtained in various international studies, which are always much higher values of S. aureus as MRSA. Conclusion: We can associate these good values to a good technical action on the part of the Health Professionals.Although the results of this work do not corroborate the studies in the area, its prevalence in the community and Health Professionals should be subject to continuous surveillance and concern. Keywords: Staphylococcus aureus; MRSA; Health Professionals. 15

REVISTA DE SAÚDE AMATO LUSITANO 2013; 32:15-18

INTRODUÇÃO

enças crónicas e contato com portadores (importância do rastreio aos Familiares diretos dos Profissionais de Saúde3).Atualmente surge como uma das principais bactérias associadas às infeções nos cuidados de saúde, apresentando-se como causa de mortalidade bastante importante nos doentes com algum tipo de imunossupressão 4.

O Staphylococcus aureus (S. aureus) surge como um enorme problema na área da Saúde Pública, nomeadamente quando associado a infeções adquiridas durante os cuidados de saúde (IACS). Para além da natural agressividade desta bactéria, a sua variante resistente à meticilina (MRSA) é cada vez mais comum, principalmente na mucosa nasal dos Profissionais de Saúde, que podem atuar como portadores, servindo de veículo para a passagem do microrganismo de doente a doente 1,2.Surge como cada vez mais importante, à semelhança do que se faz atualmente nos Países Nórdicos, um rastreio aos Profissionais de Saúde, a fim de constatar o seu estado de portador e poder atuar preventivamente, resultando em ganho de qualidade, e também de segurança para o próprio e para os doentes com os quais contata.

1.2 - DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

1 - STAPHYLOCOCCUS AUREUS

1.3 - TRATAMENTO

Coco Gram positivo, que pode ser um habitante normal da flora Humana, sem qualquer tipo de risco aparente, mas que, contudo, numa baixa de imunidade do seu portador ou na possibilidade de ser transmitido a um doente se pode revelar extremamente patogénico.É também uma bactéria muito associada a infeções alimentares, nomeadamente pela sua enorme capacidade de resistência ao NaCl, tornando-a bastante comum em determinados alimentos da dieta mediterrânea 2 .

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a importância do rastreio, afim da identificação dos portadores assintomáticos e do seu necessário tratamento, nomeadamente quando estes indivíduos possam, pela sua actividade diária, constituir um risco para os seus pacientes, que ao encontrarem-se habitualmente imunodeprimidos surgem como um terreno fértil e propício à invasão e desenvolvimento da bactéria, com consequências de aumento da morbilidade e mortalidade do paciente 6.

1.1 - MRSA O Staphylococcus aureus resistente à meticilina está a aumentar a sua prevalência, nomeadamente nos Profissionais de Saúde. Em comunidade os seus valores tendem a ser baixos. Os principais fatores de risco que podem influenciar a sua presença são a existência de um internamento recente numa Unidade de Saúde, exposição a terapêutica com antibióticos, frequência de locais de Saúde (nomeadamente dos seus trabalhadores), do-

Existem várias metodologias para o seu diagnóstico em laboratório, sendo que o método automatizado, com recurso a um conjunto de provas bioquímicas é o mais utilizado. Pode ainda recorrer-se, para o seu despiste, a metodologia de aglutinação, com a utilização de partículas látex sensibilizadas, ou com a sementeira do produto biológico em meios de cultura diferenciais 5.

OBJETIVOS O principal objetivo deste trabalho é conhecer a prevalência de Staphylococcus aureus na mucosa nasal dos funcionários do Cento de Saúde de Vila de Rei. Este trabalho tem como objetivos complementares:Relacionar a profissão desempenhada com a prevalência de Staphylococcus aureus;Avaliar a prevalência de Staphylococcus aureus nos Familiares dos

Correspondência do Autor: Professor Doutor José Barbas Rodrigues Email: [email protected] TRABALHO LABORATORIAL REALIZADO NA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS, INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO E NA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DA GUARDA 1) DOUTOR EM SAÚDE PÚBLICA PELA UNIVERSIDADE DE SALAMANCA, MESTRE EM MICROBIOLOGIA CLÍNICA PELA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, FACULDADE DE MEDICINA. COORDENADOR DA LICENCIATURA EM ANÁLISES CLÍNICAS E DE SAÚDE PÚBLICA DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO. 2) ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ANÁLISES CLÍNICAS E DE SAÚDE PÚBLICA, ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO. 3) LICENCIADO EM ANÁLISES CLÍNICAS E DE SAÚDE PÚBLICA PELA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO. ASSISTENTE DA LICENCIATURA EM ANÁLISES CLÍNICAS E DE SAÚDE PÚBLICA DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO 4) MESTRE EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS PELO INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL. ASSISTENTE DA LICENCIATURA EM ANÁLISES CLÍNICAS E DE SAÚDE PÚBLICA DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO. 5) MESTRE EM MICROBIOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE AVEIRO. ASSISTENTE DA LICENCIATURA EM ANÁLISES CLÍNICAS E DE SAÚDE PÚBLICA DA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DR. LOPES DIAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCO. TÉCNICA DE ANÁLISES CLÍNICAS E DE SAÚDE PÚBLICA NA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DA GUARDA.

16 REVISTA DE SAÚDE AMATO LUSITANO 2013; 32:15-18

Profissionais de Saúde do Centro de Saúde de Vila de Rei;Relacionar a prevalência de Staphylococcus aureus nos Familiares dos Profissionais de Saúde com a sua profissão;Identificar a presença de Staphylococcus aureus resistente à meticilina tanto nos Profissionais de Saúde como nos seus Familiares.Relacionar o número de serviços diferentes onde os Profissionais de Saúde desempenharam funções nos últimos cinco anos, com a presença de Staphylococcus aureus;Avaliar a importância dada a este tema por parte dos Profissionais de Saúde.

MATERIAL E MÉTODOS A amostra foi constituída por 20 indivíduos, sendo 10 Profissionais de Saúde do Centro de Saúde de Vila de Rei e 10 Familiares desses Profissionais. A escolha da amostra foi aleatória, tendo sido constituída pelos Profissionais de Saúde que se encontravam escalados em funções no Centro de Saúde de Vila de Rei no dia da colheita e ainda pelos seus Familiares que optaram por se dirigir ao Centro de Saúde de Vila de Rei nesse mesmo dia.Foi realizada uma colheita nasal, com zaragatoa, a todos os participantes e aplicado um inquérito sóciodemográfico. As zaragatoas foram semeadas em meios de cultura apropriados (Manitol e MRSA Cromogenic (biomerieux). Foram ainda realizados os testes de catalase e coagulase.Todas as culturas positivas para Staphylococcus aureus foram confirmadas, através de sistema automatizado VITEK, sendo posteriormente realizado o seu antibiograma. O tratamento estatístico dos dados foi efetuado através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 16.0 para Windows, para determinação de frequências e teste de ÷2 da independência, para avaliar a associação entre as variáveis, considerando como significativo o valor de p
Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.