SILVA, V.M.F. & CAMPOS, A.K.P. (2015). \"Breve Análise do Povoamento da Idade do Ferro e a Romanização no concelho de Monção (Viana do Castelo, Norte de Portugal)\"

Share Embed


Descrição do Produto

BREVE ANÁLISE DO POVOAMENTO DA IDADE DO FERRO E A ROMANIZAÇÃO NO CONCELHO DE MONÇÃO (VIANA DO CASTELO, NORTE DE PORTUGAL) Vítor Manuel Fontes Silva1 & Anna Katherine Pinto Campos2 1

1&2 Projeto Arqueológico de Longos Vales Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho (Lab2pt)

Resumo: Com esta comunicação pretende-se sintetizar os conhecimentos acerca do povoamento da Idade do Ferro e da Romanização no concelho de Monção. Desde o séc. XIX até aos dias de hoje, foram diversos os eruditos que sentiram inquietação no conhecimento desta realidade no concelho. No entanto, apesar dos diversos estudos existentes sobre a ocupação humana na Idade do Ferro e a respetiva integração destas comunidades no Império Romano, estas não são aprofundadas e, muitas vezes, contraditórias. Apesar de haver conhecimento de uma grande concentração de povoados durante este período cronológico-cultural no concelho, apercebemo-nos da importante necessidade de realizar novos trabalhos científicos para compreender as dinâmicas das comunidades, tendo em conta as respetivas alterações paisagísticas, o desenvolvimento ocorrido durante as distintas fases ocupacionais, assim como, as transformações nas estratégias de povoamento face à ocupação romana, que muitas vezes se articularam com os trabalhos de mineração. Todavia, destacaremos o estudo realizado na freguesia de Longos Vales, nomeadamente o Castro de S. Caetano e os vestígios romanos no Mosteiro de São João de Longos Vales. A partir desta breve análise, pretendemos lançar hipóteses e questões oportunas para o desenvolvimento contínuo de trabalhos de investigação nesta região.

Palavras-chave: Povoamento, Paisagem, Idade do Ferro, Romanização, Monção, Investigação.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.