Site Piatamzinho: planejamento e execução da Arquitetura da Informação

September 22, 2017 | Autor: Bianca Sotero | Categoria: Crianças, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação
Share Embed


Descrição do Produto

Site Piatamzinho – Planejamento e execução da Arquitetura da Informação Bianca Sotero de Menezes Graduada em Artes Plásticas – UFAM

Lilia Valessa Mendonça da Silva Esp. Tecnologia Educacional - UFAM

Nara Vieira da Silva Acadêmica em Design de Interface Digital Fucapi

Jackson Colares Dr. Tecnologia Educativa – Univ. Illes Ballears/ES

Área de Comunicação Design e Multimídia – ACDM/Piatam Centro de Excelência Ambiental da Petrobras – Ceap Amazônia Rua Rio Mar, 185 Vieiralves – N. Sra. De Nazaré – 69053-180 – Manaus – AM - Brasil

bianca.sotero@piata m.org.br

lilia.valessa@piata m.org.br

ABSTRACT On this article we describe this methodology applied on the planning and execution of Piatamzinho`s website. During these stages we worked with the concept of Architecture of Information aiming to build an efficient website, adequate to its public, having in view to transform it on a product with pro-environmental quality.

Termos Gerais Arquitetura da Informação, Educação, Design, Ergonomia, Internet, Criança, Educação Ambiental, Tecnologia da Informação, Piatam, Amazônia, Comunidades Ribeirinhas, Interfaces Gráficas, Comunicação, Multimídia, Ludicidade, Conteúdo.

Palavras-Chave Site Piatamzinho – Amazônia – Criança – Arquitetura da Informação – Internet

1. INTRODUÇÃO O site Piatamzinho é uma ação eficiente e em constate atualização. Isto se deu ao fato de planejar e organizar as informações oriundas do Projeto Piatam e verificar e selecionar quais destas seriam as mais viáveis e assimiladas pelo público. Para tanto utilizamos como ferramenta primordial no nosso trabalho os conhecimentos fornecidos pela Arquitetura da Informação. Esta área do conhecimento tem por objetivo organizar e estruturar grande quantidade de dados (informações) em sites web, com o objetivo de torná-las compreensíveis e acessíveis a todos, independente de fatores como: idade e escolaridade [5].

2. SITE PIATAMZINHO – PRIMEIRAS IMPRESSÕES Durante as excursões realizadas pelo Projeto, em sua área de abrangência, observa-se que as crianças das comunidades onde o barco ancora ficam curiosas com o trabalho dos pesquisadores. Observou-se ainda, que tanto os brinquedos como suas brincadeiras eram feitos e realizadas com elementos da natureza, bem diferentes do que se costuma ver na cidade. Buscou-se uma maneira de transmitir para estas, o conhecimento gerado no PIATAM. Assim nasce a iniciativa da criação de um site pela Área de Comunicação Design e Multimídia – ACDM/PIATAM, que deve apresentar as crianças e adolescentes o trabalho realizado no projeto,

nara.oliveira@piata m.org.br

jackson.colares@piata m.org.br

associando o conteúdo aos aspectos lúdicos e a questão da Educação Ambiental.

2.1 Público de Interesse Com o estreitamento cada vez maior das crianças com as mídias torna-se necessário o desenvolvimento de objetos educacionais e/ou software educativos que proporcionem e potencializem a efetiva interação desse público com essas tecnologias. Buscando oportunizar ou disponibilizar conteúdos que fogem, por sua característica informal, daqueles, de sua realidade escolar, familiar, etc. Rompendo com estereótipos, propondo uma relação de conhecimento e interação na internet [3].

3. CONTEÚDO DO SITE Para inicio de investigação a equipe ACDM optou pela elaboração de uma entrevista aberta que, por conseguinte, guiaria o restante do trabalho. Partindo destas premissas, iniciamos nossa pesquisa com 200 escolares matriculados regularmente em turmas de 50 e 80 séries do Ensino Fundamental, divididos em três grupos: o primeiro oriundo de duas escolas privadas; o segundo de duas escolas da rede pública; e, finalmente, o terceiro, oriundo de duas escolas de Educação Ambiental. Todas estabelecidas na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas. Portanto, propomos as seguintes perguntas: • Onde fazem sua pesquisa escolar? • Quais os sites mais visitados? • Possui interesse por assuntos relacionados à região Amazônica? • Têm facilidade de acesso à internet? Os resultados apontaram dificuldades com relação ao acesso à Internet e, revelaram também que os mesmos possuem interesses por assuntos sobre a Amazônia. Após diversas reuniões a ACDM discutiu a cerca dos resultados da pesquisa e sobre o conteúdo que irá ser disponibilizado no site, chegamos então aos seguintes temas Componentes de Conteúdo e, em seguida os Requisitos Funcionais.

3.1 Componentes de Conteúdo: Projeto Piatam - Áreas de Pesquisa – Comunidades – Fauna – Flora – Quizz – Jogos – Midiateca - Fale Conosco.

3.2 Requisitos Funcionais: •

O conteúdo de texto deve ser narrado;

• • •

Enquanto o texto estiver sendo narrado, não poderá ser executada outra ação; Todo o conteúdo deve ser disposto em ícones ilustrativos; O site deve ser composto de animações.

3.3 Agrupamento e rótulos A partir dos componentes de conteúdo e requisitos funcionais, estabeleceu-se um inventário de conteúdo do site. Este conteúdo foi agrupado e rotulado utilizando a técnica de Card Sorting.

4. ESTRUTURA DO SITE A ACDM optou pela utilização de Metáforas Visuais que são aquelas imagens que remetem a conceitos culturais. E realizou uma pesquisa iconográfica no banco de imagens do PIATAM e assim ilustrar seu trecho de pesquisa: o ambiente amazônico, os ribeirinhos, a fauna e flora e as comunidades. A etapa seguinte foi definir a mascote do site, em outras palavras, a marca, que teria de refletir todo o contexto do Projeto PIATAM, acrescentando o apelo infantil. Assim, foram coletadas várias sugestões do pessoal da equipe e de pesquisadores. Depois de muita discussão, elegeu-se a figura de um barquinho; primeiro por representar o principal meio de transporte do homem da região amazônica e segundo porque a coleta do material de pesquisa é feita por meio das excursões fluviais, em viagens de barco pelo rio Solimões. Dessa forma, além da sua importância como transporte, o barco está relacionado ao rio, que é um elemento essencial à vida do povo da região.

4.1 Listagem da estrutura do site De acordo com a idéia ou metáfora do site Piatamzinho, foi escolhido o habitat do ribeirinho. Assim foi definido as seções principais que são as "raízes" da listagem da estrutura do site. Essas informações foram identificadas, mapeadas e organizadas de acordo com seções e níveis que o site irá apresentar.

4.2 Mapa do site Para facilitar o entendimento da listagem da estrutura do site, desenhou-se uma representação gráfica denominada mapa do site. Neste é possível observar como esses elementos estão dispostos e como eles se ligam. Ver Anexo 01

5. DESIGN DE INTERFACE DIGITAL 5.1 Grids de Layout De acordo com Radfahrer [5], a utilização dos grids é uma forma de organizar os elementos de uma interface digital, tem como objetivo padronizar o espaço e criar uma estrutura previsível que facilite ao usuário encontrar o que procura. Por meio, de linhas e colunas divise-se a área útil visando estabelecer a comunicação e a identidade de uma interface. A partir desses conceitos foi realizado um levantamento com todos os elementos que farão parte do conjunto de layouts do site Piatamzinho e seguida organizados em grupos temáticos: Títulos, subtítulos e textos; ilustrações ou fotos com legendas entre outros. Ver Anexo 02

5.2 Sobre a interface gráfica Diante das ações e elementos categorizados para o site, o designer buscou trabalhar uma linguagem visual de símbolos e

ícones que sejam de fácil navegabilidade, evitando erros e que supra a necessidade do usuário. No primeiro momento foi realizado levantamento fotográfico e desenhos esquematizados, ponto importante para a identificação dos signos que darão forma aos ícones. Diante dessas informações procurou-se criar uma réplica do habitat dos ribeirinhos, onde passaram a forma de desenhos vetoriais. Para o site Piatamzinho estabeleceram-se cores vibrantes e atrativas, ícones hipersensibilizados e animados; mensagens de textos (que também são narradas) elaboradas a partir de supervisões pedagógicas e apresenta expressão gráfica com desenho unidimensional, disponibilizando, ainda, fotografias tiradas nas excursões realizadas pelo projeto Piatam de legendas explicativas. Assim, diante de todos os elementos previstos (botões, ícones, cores, textos e entre etc.), que compõem a área de trabalho do site, foram definidos em forma de um layout.

6. CONCLUSÃO O site Piatamzinho é o resultado de um investimento significativo de tempo e recursos humanos na preparação da informação. Sendo assim, temos consciência de que o desenvolvimento de um site, independente do seu objetivo, deve estar sempre num processo de atualização buscando sempre possuir um conteúdo que atenda as exigências do que se considera um produto de qualidade.

7. REFERÊNCIAS [1] Agner, L. 2006. Ergodesign e Arquitetura da Informação: Trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet. [2] Colares, J. et all. 2006. Piatamzinho: Estruturação e Desenvolvimento de um site infanto-juvenil para Educação Ambiental. Anais Intercom – UnB. [3] Colares, J., Menezes, B.S., Rocha, B.R.L. e Silva, L.V.M. 2007. Site Piatamzinho - Processo e Desenvolvimento de Software Interativo. Anais FILE 2007 – São Paulo/SP. [4] Passos, R. e Moura, M. 2007. Design da Informação na hipermídia. In: Infodesign - Revista Brasileira de Design da Informação. Disponível em: http://www.infodesign.org.br/indexOk.php. [5] Radafahrer,L. 2000. Design/Web/Design:2. Disponível em: http://www.luli.com.br/dwd2/. [6] Shiple, J. 2008. Arquitetura da Informação. Traduzido por João Henrique de Andrade Bruni. Disponível em: http://www.jbruni.com.br/AI/.

ANEXO 01

ANEXO 02

Malha: quatro linhas por quatro colunas. Definições de áreas: aplicação da marca, controles, conteúdo.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.