“Tirando a roupa antes do primeiro beijo” reflexões sobre a Sociabilidade Erótica na era da Internet.docx

Share Embed


Descrição do Produto

"Tirando a roupa antes do primeiro beijo": reflexões sobre a Sociabilidade Erótica na era da Internet


Cassiano Celestino de Jesus


É impressionante como mudamos através dos tempos. Ao longo dos séculos mudam-se as crenças, costumes, comportamentos, imaginário e, obviamente, não pensamos e muito menos agimos da mesma maneira que dez anos atrás. Evoluímos? Não, passamos por um processo de transformação. O século XXI inaugura um período de quebra de tabus e de maior liberdade de expressão. Uma mudança importante se dá no campo da sexualidade: o direito ao corpo, ao afeto, aos usos do sexo para além da reprodução humana, valorizando o prazer individual e o orgasmo marcam essa nova fase histórica.
Se fôssemos definir o tempo presente em um único termo, seria: conectados. Esta é, inquestionavelmente, a palavra chave da Era Digital. Na medida em que, através dos novos dispositivos informáticos, os utilizadores têm acesso imediato a todos os acontecimentos que ocorrem em qualquer parte do mundo, desde que disponíveis na rede. Tal fato permite manter hoje toda a humanidade em permanente contato.
Com o avanço e desenvolvimento acelerado das tecnologias de informação e comunicação (TIC's), boates e bares deixaram de ser os principais locais em busca da concretização de desejos afetivos/sexuais. Outros percursos passaram a ser trilhados para a busca do prazer nas cidades. Com apenas alguns cliques nas redes sociais, aplicativos, ou em qualquer outro site de relacionamento, os sujeitos reformulam sociabilidades e caminhos pelos quais transitam para alcançar parceiros e concretizar fantasias (REZENDE; COTTA, 2015).
Anteriormente, os encontros estavam concentrados nas praças, ruas e avenidas, passando por domicílios de amigos, festas, saunas, boates. Ademais, com a internet e o desenvolvimento de aplicativos de encontros com geolocalização, passaram a acontecer em qualquer lugar, em qualquer momento e de maneira facilitada e mediada por um dispositivo móvel. O uso da internet potencializa a sociabilidade, tanto à distância como no ambiente da comunidade local. As pessoas ligam-se e desligam-se da rede, mudam de interesses, e, além disso, mudam de companheiros on-line quando querem.
O sexo é algo que vem se tornando comum em uma sociedade cada vez mais midiatizada. O acessamos em apenas um toque. Vivemos na época da democratização do nudes, tira-se a roupa bem antes de dar o primeiro beijo, todos tem a livre liberdade de enviar fotos de sua nudez para qualquer um. Na Era Digital, o sexo seguro é com camisinha e os celulares dentro da gaveta.
É fato que a internet traz informação e facilita a nossa busca pelo prazer, mas, ela também pode distorcer a visão do jovem sobre o que é o sexo. O acesso irrestrito a pornografia não afasta a sociedade de um sexo saudável, menos mecânico e machista?
Em suma, como afirma a historiadora Mary Del Priore: o nosso, é um tempo de transformações. Estamos submetidos a um conjunto de estímulos cotidianos que nos incitam desenvolver novas competências. Umas delas é a de "estar conectado", "ligado". Trata-se de construir um tipo de subjetividade adaptada a novas exigências fundadas sobre a importância da visibilidade e da imagem. Nossa identidade se constrói, não mais no "interior", mas, no exterior. A intimidade apenas se tornou o palco onde cada qual monta o espetáculo de sua personalidade.

Como referenciar este artigo?
JESUS, Cassiano Celestino de. "Tirando a roupa antes do primeiro beijo": reflexões sobre a Sociabilidade Erótica na era da Internet. Jornal O Ponto. Simão Dias, p. 04-05. mar. 2016.

Bibliografia utilizada:
REZENDE, Renata; COTTA, Diego. "Não curto afeminado": homofobia e misoginia em Redes Geossociais homoafetivas e os novos usos da cidade. Revista Contemporanea, Salvador, Vol. 13, no. 02, p. 348-365, maio-ago. 2015.
PRIORE, Mary Del. Apresentação. In: ALBUQUERQUE, Samuel. Nas memórias de Aurélia: cotidiano feminino no Rio de janeiro do século XIX. São Cristóvão: Editora UFS, 2015.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo: EDUSC, 2001.








Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.