Gestão de resíduos sólidos nas unidades acadêmicas do campus Diadema da Unifesp: Uma aboradgem sintonizada Á Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

July 23, 2017 | Autor: Leticia Viesba | Categoria: Gestão De Resíduos Sólidos Urbanos, Coleta De Lixo Seletiva
Share Embed


Descrição do Produto

I Mostra de Programa de Bolsas de Iniciação a Gestão - BIG

Gestão de resíduos sólidos nas unidades acadêmicas do campus diadema da UNIFESP: uma abordagem sintonizada à lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Prof. Coordenador: José Guilherme Franch Discentes: Letícia Moreira Joyce Nascimento

Justificativa Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, no campus Diadema tem forte viés ambiental.

A Unifesp é um potencial gerador para a cidade de Diadema: Somos cerca de 3000 pessoas gerando cerca de 1.000 kg de resíduos por dia.

Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) Art. 3o .VII - destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa; Art. 3o . VIII - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em ATERROS, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

Objetivos •

Propor nova forma de destinação dos Resíduos Sólidos produzidos na UNIFESP campus Diadema, excluindo-se os laboratoriais.

Objetivos Específicos •



Levantamento qualitativo e quantitativo dos resíduos gerados

Possíveis destinações dos resíduos junto a Prefeitura Municipal de Diadema e as cooperativas da cidade.

Metodologia Entrevistas • Alunos, professores e demais funcionários • Com funcionários da empresa terceirizada da Unifesp que cuida da limpeza do campus • Funcionário do Instituto Florestan Fernandes • Agente Socioambiental conhecida

Reunião com a PMD Por conta da cidade não tem estrutura para oferecer coleta seletiva aos pequenos e grande geradores indica as cooperativas situadas na cidade.

COOPERLIMPA Cooperativa com 26 cooperados atualmente, que recolhe de 6 a 7 toneladas de material reciclável por mês.

Resultados entrevistas Resultados do levantamento qualitativo junto aos funcionários da limpeza • Unidades com maior geração de resíduos: Florestan Fernandes e José de Alencar. • Principal resíduo gerado: PAPEL. • Em menores quantidades: embalagens de salgadinhos, bolachas, caixas de sucos, cascas de frutas, garrafas de vidro e latas de alumínio.

Proposta do Projeto SECO -> Possa ser reciclado, como embalagens, caixinhas, etc. ÚMIDO => os resíduos que a destinação será direta para o lixo, como restos de comida, lixo de banheiro, papel molhado, etc.

PAPEL => folhas de papeis, em branco ou usadas, secas de preferência e colocadas no lixo de modo que não amasse, empilhando-as uma em cima da outra.

Fase de Implementação

Conclusão • Com primeiros resultados foram desanimadores por conta de algumas dificuldades como:  A adaptação às mudança das lixeiras pelos alunos e professores  Posteriormente dificuldade em relação ao trabalho dos funcionários da limpeza que por vezes misturavam os materiais como faziam antes.

Conclusão Conclui-se portanto que o trabalho deste projeto deve ser contínuo, nesta nova fase exige novas ações de participação da comunidade do campus, e formação para a equipe da limpeza, bem como sincronia entre a cooperativa e a geração dos resíduos.

Realização:

Apoio:

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.