Implementação da Coleta Seletiva em uma Instituição de Ensino Superior (Unifesp, campus Diadema)

July 23, 2017 | Autor: Leticia Viesba | Categoria: Gestão De Resíduos Sólidos Urbanos, Coleta De Lixo Seletiva
Share Embed


Descrição do Produto

Congresso Novos Direitos Tema: CIDADES EM CRISE?

Implementação da Coleta Seletiva em uma Instituição de Ensino Superior (Unifesp, campus Diadema) Letícia Moreira Viesba¹ , José Guilherme Franchi² Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema ¹[email protected]; ²[email protected]

Introdução Em 2010 foi sancionada a Lei 12.305/2010¹ que implementa a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevendo como meta até agosto de 2014 a erradicação do uso dos lixões. Pela sobrecarga dos aterros sanitários, a lei sugere como opção a diminuição de geração dos resíduos e a sua reciclagem, incluindo algumas determinações para a logística reversa. A Educação é entendida como um dos instrumentos básicos para a sustentabilidade dos processos de gestão ambiental (Zanetti, 2002)², mostrando a importância da destinação correta dos resíduos em uma universidade como a UNIFESP campus Diadema, que possui um forte viés ambiental pelos seus cursos de graduação, mestrado e pesquisas ali desenvolvidas, e que conta com uma comunidade de cerca de 3 mil pessoas.

Objetivo O projeto tem como principal objetivo propor a coleta e destinação adequadas dos resíduos gerados nas diversas unidades do campus.

Resultados Com as entrevistas, obteve-se as classificações dos principais resíduos gerados (tabela 1), o que motivou a divisão das lixeiras do campus em seco/úmido/papel (Figura 3). Plásticos em geral Embalagens tetrapak, Copos descartáveis Latinhas de alumínio, Papelão Folhas de caderno Embalagens de produtos de Papel sulfite limpeza Tabela 1. Tipos de resíduos gerados no campus Diadema da Unifesp

Os resultados inicialmente obtidos com a implantação desta sistemática foram desanimadores, tendo em a dificuldade de mudança de hábitos dos usuários do campus. Após avaliação dessa situação, modificou-se a designação das lixeiras para recicláveis/orgânicos/papeis (Figura 4), com uma maior divulgação do projeto entre os alunos, principalmente. A gravimetria revelou resultados satisfatórios, com 21% dos resíduos orgânicos destinados incorretamente nas lixeiras de recicláveis, de modo que os outros 79% pudessem ser destinados corretamente para a cooperativa.

Metodologia Foi realizado um levantamento qualitativo dos resíduos por meio de entrevistas com os funcionários da limpeza, do setor administrativo, alunos, professores e, ainda, com cooperados da COOPERLIMPA, a cooperativa de catadores de material recicláveis da cidade com a qual realizaríamos uma parceria. O levantamento quantitativo foi realizado por técnicas de gravimetria onde os resíduos correspondentes a um determinado período de geração foram separados segundo as categorias: papel e papelão, isopor, plástico duro, plástico mole, embalagens de tetrapak, alumínio, e restos orgânicos, sendo, por fim pesados (Figura 1 e 2).

Figura 3. Disposição Seco/úmido/papel

Conclusão Concluiu-se, portanto que as atividades de coleta seletiva, mesmo quando em instituições de ensino, são complexas e trabalhosas sendo que os projetos devem ser contínuos para buscar atingir a comunidade fazendo com que essa mudança de hábitos se torne permanente no cotidiano dos estudantes e professores.

Referências 1

Figura 1. Separação manual

Figura 2. Resíduos separados de acordo com as categorias

Figura 4. Disposição reciclável/orgânico/papel

BRASIL. Lei nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União 2010; 3 ago. ² ZANETI, I. C. B. B.; SÁ, M. L. M. B. A educação ambiental como forma de mudanças na concepção de gestão dos resíduos sólidos domiciliares e na preservação do meio ambiente. In: Encontro Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, Indaiatuba, SP, 2002. Anais. Anais I Encontro Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2002

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.