Use de um programa de rádio em uma aula sobre o mecanismo do sono.

September 7, 2017 | Autor: Romario Sousa | Categoria: Ensino De Ciências, Ensino De Ciências E Biologia
Share Embed


Descrição do Produto

Referências:
REIS, Débora D'Ávila. Acontece durante o sono. Disponível em: Acesso em: 18/01/15
MOURA, Adelina Maria Carreiro et al. Podcast: Uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. Disponível em: < http://ubicomp.algoritmi.uminho.pt/csmu/proc/moura-147.pdf> Acesso em: 18/01/15
PUC-RS. Curiosidade, criticidade e autonomia. Disponível em: < http://www.pucrs.br/edipucrs/online/autonomia/autonomia/4.4.html> Acesso em: 18/01/15
WIKIPEDIA. Questionamento Socrático. Disponível em: Acesso em: 18/01/15
INSTITUTO DE MEDICINA e SONO. Conheça as fases do sono. Disponível em: Acesso em: 18/01/15
ALÓE, Flávio. Sonhos. Disponível em: Acesso em: 18/01/15
NDC. Ciência para Todos. Disponível em: < https://www.ufmg.br/online/ndc/noticias/ciencia-para-todos/ > Acesso em: 19/01/15
NDC. Histórico. Disponível em: < https://www.ufmg.br/naondadavida/?page_id=7 > Acesso em: 19/01/15





Avaliação:
O conteúdo poderia ser avaliado através de um teste oral, tentando perceber se o aluno aprendeu conceitos básicos sobre o sono e suas fases. É interessante que o professor elabore perguntas contextualizadas, evitando perguntas do tipo " o que é isso?", " O que ocorre na fase tal?". Também é importante que o aluno sinta-se desafiado pelas perguntas.


2. Em seguida o professor deve apresentar o vídeo.
Crê-se que após o momento inicial os alunos estarão mais interessados no áudio.
3. Em seguida o professor deve dar uma pequena explanação sobre as fases do sono, dando ênfase ao instante do sono REM e sua importância na compreensão do sonho.
Seria interessante que o professor fizesse analogias com o que foi discutido nas fases 1 e 2.
Metodologia:

O conteúdo do programa poderia ser aplicado em sala de aula da seguinte maneira:
1. O professor poderia iniciar a aula pedindo a seus alunos que narrassem sonhos dos quais eles se lembram. O professor deve usar isto para fazê-los a pergunta " Por que sonhamos?"
O interessante seria que o professor incitasse o aluno a se sentir interessado pelo sonho em si, de modo a sentir-se interessando sobre suas origens


Interface Homem-Máquina:
Como em todo recurso didático do tipo auditivo, é necessário que o programa envolva o aluno, criando uma atmosfera de interatividade, pois a ausência de informações visuais algumas vezes causa ausência de interesse, levando a dispersão da atenção. Neste áudio, isso é conseguido por meio de perguntas e exercícios de imaginação.

O interessante é que o uso da imaginação na ausência do sentido da visão permite um exercício da criatividade do aluno, pois o exercício imaginativo utilizado acaba levando o aluno a lembrar de coisas que viu em sua experiência cotidiana, e exercer visualização, no sentido de imaginar o que se ver, e a partir disso desenvolver esta habilidade.


A ambientação no começo do podcast serve para atrair o interesse do aluno para o tema.

Tendo na aplicação uma diferença básica, enquanto no questionamento socrático o professor usa de perguntas para levar ao aprendizado, no exercício imaginativo o instrumento utilizado é a imaginação do aluno como caminho para o conhecimento.

Este tipo de estratégia é análoga ao questionamento socrático, define-se como questionamento socrático 'o questionamento disciplinado que pode ser usado para perseguir o pensamento ainda que em muitas direções e muitos propósitos: explorar ideias complexas, para chegar a verdade das coisas, abrir questões e problemas, descobrir suposições, analisar conceitos, diferenciar o que nós sabemos e o que não sabemos, seguir implicações lógicas do pensamento ou controlar a discussão.'


O áudio, ao iniciar-se a partir da descrição de uma situação do cotidiano permite abrir no aluno uma série de indagações sobre o fenômeno a ser tratado, no caso o sono. Assim, ele abre espaço para a curiosidade sobre o conteúdo, levando uma indagação sobre o senso comum a se tornar entrada de conteúdo científico.

Segundo Paulo Freire, a curiosidade é uma ' manifestação presente à experiência vital', havendo uma dimensão ingênua da curiosidade, que se vincula ao senso comum, e há também a curiosidade epistemológica, que possui relação com o método científico. Assim, uma das tarefas fundamentais da prática educativo-progressista é exatamente o desenvolvimento da segunda ( FREIRE,1997).
Por que sonhamos?
Primeiramente seria bom definir o que é sonho, sonho é uma atividade mental ligada a uma série de ocorrências que se sucedem durante a fase do sono-REM dos mamíferos. Durante o Sono-Rem, o cérebro está ativo e o corpo está ativamente paralisado, isso ocorre para que a pessoa não saia fazendo o que está sonhando. O sonho tem um papel importante em em vários aspectos para o nosso organismo, um desses aspectos é o descarregamento de excessos de informações que deixaram de ser importantes.

Logo no início, o programa envolve o ouvinte em uma atmosfera cheia de perguntas, criando uma interação entre o mesmo e o programa, provocando assim interesse pelo conteúdo a ser abordado.



5ª: Na quinta fase, mais conhecida como sono REM, a atividade está em pleno vapor e desencadeia o processo de formação de sonhos. A frequencia cardíaca e respiratória voltam a aumentar, os músculos ficam paralisados e a pressão arterial sobe. É nessa fase que o cérebro fixa as informações captadas durante o dia, mas descarta as menos importantes.

O podcast pode ser uma excelente ferramenta quando se trata de passar um conteúdo que necessite de memorização, justamente por poder ser ouvido várias vezes.

3ª: O corpo começa a entrar em um sono profundo. As ondas cerebrais tornam-se grandes e lentas. É uma fase rápida e dura apenas 5% do tempo total de sono.
4ª: Na quarta fase o sono é profundo, fazendo com que a pessoa se recupere do cansaço diário. É a fase fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgaos. Corresponde a menos de 20% da noite. Nesse período a pessoa fica totalmente inconsciente.


Potencialidades pedagógicas:
Recursos como o programa de rádio e o podcast são muito úteis pois permitem certa flexibilidade na aquisição do conhecimento, o estudante pode ouvir o conteúdo e estudá-lo em qualquer ambiente, permitindo-o fazer isso mesmo quando não teria como fazer ao utilizar um livro ou site. Esta tecnologia pode também ser útil ao professor, especialmente quando o conteúdo não muda muito durante o tempo ( ex: química orgânica) permitindo que o professor grave a aula, que depois será usada várias vezes, e assim o professor pode concentrar-se em sanar as dúvidas dos alunos .

2ª: Na segunda fase a temperatura corporal e os ritmos cardíacos diminuem, assim como as ondas cerebrais. Essa fase ocupa de 45% a 55% do sono, durando aproximadamente 20 minutos. A pessoa cruza o limite entre o estar acordado e dormindo e os olhos já não respondem a estímulos externos, como de alguém levantando suavemente sua pálpebra.
Tema abordado:
O tema abordado trata do que acontece durante o sono, o sono possui cinco fases, sendo elas:


1ª: A primeira fase é a do adormecimento, que ocupa de 5 a 8% do sono. Essa fase pode durar de alguns instantes até cinco minutos e funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. A tensão muscular diminui e o cérebro produz ondas irregulares e rápidas. A respiração começa a se tornar suave, mas se a pessoa for acordada nessa fase ela reagirá rapidamente negando que estava dormindo.
Objetivo de aprendizagem:
Apresentar algumas informações científicas sobre o mecanismo do sono.
Descrição do programa:
O programa inicia propondo ao ouvinte imaginar uma sitação de sonho estranho, onde ele mistura pessoas e fatos que ocorreram em diversos períodos da vida, abrindo caminho para se questionar sobre o porquê do sonho. Em seguida, o audio explica que durante o sono passamos por diversos estados e culmina explicando sobre o sono-REM. Então o vídeo explica porque que atividade neurológica do sono-REM leva aos sonhos.

Esta apresentação tem como objetivo mostrar as potencialidades pedagógicas do uso de programas de rádio como objeto educacional no ensino de biologia. Utilizaremos como objeto de estudo um programa de divulgação científica da rádio UFMG educativa, intitulado" Na onda da vida". O programa utilizado trata-se de uma edição sobre o mecanismo do sono.

Uso de um programa de rádio em uma aula sobre o mecanismo do sono .
Clique para editar o formato de notas




































Clique para editar o formato do texto do título
Clique para editar o formato do texto da estrutura de tópicos
2.º Nível da estrutura de tópicos
3.º Nível da estrutura de tópicos
4.º Nível da estrutura de tópicos
5.º Nível da estrutura de tópicos
6.º Nível da estrutura de tópicos
7.º Nível da estrutura de tópicos




Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.