2016b. Notas sobre representação fonográfica, ritual de gravação e tradição musical

Share Embed


Descrição do Produto

E os efeitos de versões únicas nas concepções unívocas e homogeneizadoras sobre a organização cultural e social de dado grupo humano (Goody, 2011, p. 58-59).

O projeto Coleção Documentos Sonoros é idealizado e implementado em coeditoria com Gustavo Pacheco, a partir de 2000. O projeto, com patrocínio via edital de fomento da Petrobras, a partir das coleções do Setor de Etnologia e Etnografia com o do Museu Nacional, previa três volumes iniciais: a restauração das gravações históricas de Roquette-Pinto, e o registro-edição de repertório afro-brasileiro (Ile Omolu Oxum) e indígena (Tikuna, alto Solimões) contemporâneo. Posteriormente, outros dois volumes foram idealizados e produzidos com Renata Menezes (NuAP, PPGAS/MN/UFRJ) e Maria José Freire (LACED/MN/UFRJ), através de outros editais de fomento. Faz parte das atividades do LACED (Laboratório de Estudos em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento) e pode ter alguns de seus resultados acessados gratuitamente no sítio: http://laced.etc.br/site/projetos/projetos-executados/colecao-documentos-sonoros/

Penso em esboço a rentabilidade de uma análise de ritual dramática (TURNER, 2008) e, sobretudo, multivocal (TURNER, 2005), para dar conta da complexidade do processo fonográfico. Para o caso da área que podemos classificar como de ‘estudos afro-brasileiros’, dentro de exercício de análise processual dramática, veja-se p.e. Maggie (2001) e Dantas (1988).

Consulte-se, p.e.: Agawu, 2003; Goody, 2011b; Lassiter, 1998.

ZON, Bennett. Representing Non-Western Music in Nineteenth-Century Britain. UK: University of Rochester Press, 2007.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.