A Arte do Coaching

Share Embed


Descrição do Produto

30 A arte do coaching é saber perguntar e saber ouvir

Com o processo de coaching você explora perguntas que te ajudam a concretizar seus sonhos mais importantes e a transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Madailda de Lima

257

Ser + com Coaching

258

Madailda de Lima

M

uito se tem falado ultimamente sobre o coaching e seus efeitos nos executivos. Desde que surgiram as primeiras escolas no país, pouco se sabe sobre o assunto fora do ambiente corporativo, o que é realmente e para que serve. Até mesmo neste ambiente há muita especulação sobre o assunto, pois grande parte das empresas se pergunta: qual o real ganho de um programa de coaching? Acontece que praticamente inexistem indicadores para medir a efetividade do processo de coaching para o executivo e para a organização, bem como para os coaches e coachees. O que você quer? Que desafios está enfrentando? O que esta meta lhe trará? Imagine uma forma de explorar estas perguntas com alguém para ajudá-lo a concretizar seus sonhos mais importantes, e a transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser. Isso é o que o processo de coaching te entrega. Um coach é o nosso orientador no processo de sermos o melhor que pudermos. E o que é notável, é a força e a capacidade inata do coaching em ajudar a melhorar o desempenho em uma profissão de escolha, desenvolver uma nova habilidade, ou resolver um problema. Várias pessoas se beneficiam por conseguirem direção e equilíbrio, e os coaches individuais auxiliam as pessoas a terem uma vida com maior qualidade. Para simplificar o entendimento, temos as seguintes definições: Coaching: é um processo focado em ações do coachee para a realização de suas metas e/ou desejos. Tem foco em ajudar pessoas a avançar em relação às suas metas mais importantes, realizar seus objetivos e criar a versão do coachee da vida ideal e da carreira ideal. Coachee: indivíduo que passa pelo processo de coaching. Coach: profissional que atua no processo de desenvolvimento do coachee. Sonho X Realidade X Coaching O que tem uma coisa a ver com a outra? – você deve estar se perguntando. Sonhos modificam o mundo e coaching faz com que sonhos se realizem. Porque coaching é sobre mudança e sobre como efetuar mudanças, especialmente mudanças que envolvam hábitos que funcionam como se fossem verdadeiros “vírus” de computador, isto é, uma vez implantados em nosso sistema de crenças e comportamentos e, dependendo do tempo em que estão lá e do quanto foram reforçados, nos impedem ou nos atrapalham muito no processo de mudança.

259

Ser + com Coaching As mudanças geralmente partem de um sonho de algo melhor e, quando atingimos este sonho, olhamos pra frente e sonhamos novamente. O coaching lida com as metas e as realizações desses sonhos, vinculando-os com o mundo da realidade. Existem diversas áreas de enfoque do coaching. A seguir serão apresentadas as mais utilizadas:

AREAS DO COACHING AMBIENTE ORGANIZACIONAL

260

ALTERNATIVAS Coaching no ambiente de trabalho: • Liderança: inclui coaching para alto desempenho; desenvolvimento de habilidades técnicas, de gestão de conflitos, de planos sucessórios, dentre outros. • Alto desempenho: atuar como orientador e facilitador na criação e no desenvolvimento de indivíduos e de times de alto desempenho. • Cultura organizacional: promover um bom clima organizacional ou reduzir tensões e resistências à introdução de uma nova cultura. • Aprendizado organizacional: estimular a introdução do aprendizado contínuo é uma atividade do coach, que deverá fazer uso de diferentes instrumentos (e.g., formação tradicional em cursos e instituições de ensino, tutoria, mentoring, grupos de autodesenvolvimento). • Carreira: trabalhar com indivíduos ou organizações no desenvolvimento de carreiras. Nas organizações, fazer uso do que se denomina five coaching roles (i.e., educar, patrocinar, desenvolver, aconselhar e confrontar). • Alta gerência: treinar equipes de alto desempenho e estabelecer plano de carreira, planejamento estratégico, ética e moral, resiliência. • Empreendedorismo: identificar e preparar aqueles com habilidades empreendedoras. • Desenvolvimento organizacional: trabalhar a missão da organização, por meio do estímulo dos executivos à visão de futuro.

Madailda de Lima ATENÇÃO PESSOAL

Aprender a cuidar de si e dos outros • Pertences pessoais, saúde e bem-estar. • Limites pessoais e amizade. • Tempo para si, espiritualidade e alimentação. • Finanças pessoais e atividade física.

CASAIS

Encorajar o cuidado recíproco, a diversão e a intimidade com os significados do outro: • Dedicar momentos regulares para conversar e trocas. • Partilhar atividades, responsabilidades e divertir-se em casa. • Respeitar e reconhecer mutuamente a importância do trabalho do outro. • Apreciar amizade e comprometimento mútuos. • Dividir projetos e atividades externas ao lar. • Priorizar tempo para intimidade do casal. • Apreciar atividades recreativas e de descontração.

FAMÍLIA E AMIGOS







COMUNIDADE

Parental: tornar-se um pai/mãe, aprender sobre as habilidades de pai e mãe; como avós: formas de gerir o núcleo familiar a fim de fortalecer os elos. Extensão da família: estender as relações de amizade e dividir a responsabilidade com as crianças, com os pais e com outros, gerenciando as despesas, as refeições e outras atividades atinentes. Amizades adultas: encontrar maneiras para ampliar, manter e terminar amizades.

Como avaliar as conexões sociais do cliente: • Participar das organizações comunitárias e voluntariar-se nas atividades comunitárias. • Fazer parte de associações de classe. • Comprometer-se com a vizinhança. • Participar de instituições religiosas e de redes de contato, incluindo as redes virtuais. • Participar de movimentos por causas sociais. • Apreciar atividades e funções em grupos de apoio a causas sociais e ambientais.

261

Ser + com Coaching

262

Coaching em Ação Para compreender o que o coaching faz, é preciso compreender as “perguntas poderosas” e o que elas podem fazer pelo coachee. As perguntas movem o mundo e são irresistíveis, pois, ao serem feitas, levam a outra pessoa a ter que pensar para responder. É impossível não pensar, mesmo que a pessoa não queira responder a uma pergunta, antes ela terá que pensar até mesmo na maneira de dizer isso. A primeira função das perguntas é obter informações e isso pode ser feito de duas maneiras: de forma aberta ou fechada. Somente quando se faz uma pergunta aberta é que se pode obter novas informações. Por exemplo, “onde você mora?”. Quando se faz uma pergunta fechada, a pessoa pode simplesmente responder com um “sim” ou “não”, daí só se consegue extrair uma confirmação ou negação do que estava na cabeça do coachee e, portanto, não se obtém nenhuma informação nova. Por exemplo, “você mora em apartamento?”. Ele responderá simplesmente “sim” ou “não”. As perguntas abertas podem começar por “que”, “onde”, “quem”, “como” ou “por que”. Entretanto, as perguntas iniciadas por “por que”, são as menos recomendadas para o coaching, uma vez que buscam motivos e justificativas e assim dificultam que o coachee avance, já que permanecerá preso nas causas passadas. Como usar as perguntas? Um bom coach faz perguntas estabelecendo empatia ou rapport, com honestidade, com respeito e com clareza. - Use o tom de voz respeitoso, procurando combinar o seu tom de voz com o do coachee. - Tente fazer perguntas do modo que o coachee preferir, não do modo que você prefere. - Jamais faça uma pergunta se não estiver interessado na resposta. - Você não precisa gostar do coachee, mas, precisa respeitá-lo, sempre. - Evite fazer duas perguntas em uma, pois o cliente pode perder o sentido da pergunta. - Não existe pergunta perfeita, depende de quando e como ela foi feita. - A menos que você ouça o coachee, jamais saberá o que ele está sentindo ou o quanto está aberto à mudança. Para exercer a profissão de coach, é muito importante buscar uma certificação em instituições reconhecidas no mercado. Uma das pioneiras é a Lambent do Brasil, cuja formação credencia os participantes a ingressarem no ICC-International Coaching Community.

Madailda de Lima Coach, consultora organizacional e professora universitária, com formação em Administração de Empresas, pós-graduada em Marketing pela FIA-USP, pós-graduada em RH pela USCS, master pratictioner em Neurolinguística, especialista em Psicologia Aplicada a Negócios e Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro. Atualmente é coach, sendo membro da Comunidade Internacional de Coaches - ICC e está em formação pelo ICI – Integrated Coaching Institute - credenciado pela ICF - International Coach Federation, para o Brasil e Cone Sul do continente americano. É qualificada em diversos instrumentos de desenvolvimento humano, dentre eles o MBTI®, TMP®, FIRO-B® e BIRKMAN®. Blog : www.madailda.blogspot.com E-mail: [email protected] Twitter: @madailda

263

Ser + com Coaching

Anotações

264

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.