A beleza presente nos tetos religiosos da Bahia: devoção e arte

Share Embed


Descrição do Produto

A beleza presente nos tetos religiosos da Bahia: devoção e arte Mônica Farias Menezes Vicente1

RESUMO A Reforma Tridentina estabeleceu normas e decretos disciplinares relacionadas aos atos litúrgicos e preparação do ambiente sacro, principalmente relativo ao decoro, onde a arte foi utilizada como ferramenta para propagar a fé. A produção artística figurativa desempenha papel fundamental na catequização através do olhar, sobretudo quando nela está inserida códigos de linguagem que apenas são alcançados com estudos profundos sobre iconografia; ela representava a mensagem sagrada cuja interpretação era, na época, alcançada pelos fiéis através da fé, e por seus autores através dos segredos que ali ocultavam. A pedagogia através da imagem, como defendida, também, pelo Padre Antônio Vieira em seu Sermão da Sexagésima (1655), representava um teatro sacro moral no qual o emprego de instrumentos comunicativos e persuasivos, claros ou velados, alfabetizava o fiel. Nesse contexto, as cenografias pintadas nos forros das igrejas, verdadeiros teatros representando catecismos iconográficos constituídos por tratados litúrgicos e gráficos, eram validadas como uma decoração ‘moderna’ para a época, visto que envolvia métodos artístico-científicos com alto grau de conhecimento matemático, geométrico e óptico na sua elaboração, traduzindo exatamente o objetivo da Reforma.

1

Doutoranda em História da Arte pela UNICAMP com estudo sobre Iconografia e Geometria nos Tetos em Falsa Arquitetura de Salvador. Mestra em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFBA (2011) com a pesquisa A pintura de falsa arquitetura em Salvador: José Joaquim da Rocha (1750-1850). Possui especializações em Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER/IBPEX (2003); em Educação e Informática pela Faculdade Olga Mettig – FACOMETIG (1999); e em Educação Estética Semiótica e Cultura pela Faculdade de Educação da UFBA – FACED (1998). Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela UCSal (1995). (Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4383727997002432).

Foi na Bahia colonial, com referências europeias, sobretudo de origem italiana e portuguesa, que se estabeleceu a vasta produção desta tipologia, então identificada por pintura de Falsa Arquitetura ou de Quadratura ou de Perspectiva, a depender do contexto em que esteja inserida. A decoração dos forros religiosos com avançada cientifização artística, aplicabilidade de métodos e referenciais iconográficos oriundos de gravuras, missais e tratados, passam a representar os meios didáticos para compreender a Palavra Sagrada e alcançar o homem na sua essência mais profunda por meio da fé.

Palavras-chave: Bahia; Pinturas de Falsa Arquitetura; Devoção pela Arte; Pedagogia pela Imagem.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.