A busca do equilíbrio teológico através do relacionamento: O Encontro Mosaico sobre Ortodoxia Integral

October 6, 2017 | Autor: Pedro Lucas Dulci | Categoria: Theology, Reformational Philosophy, Missão Integral, Ortodoxia, Ortodoxia Integral
Share Embed


Descrição do Produto

A busca do equilíbrio teológico através do relacionamento:
O Encontro Mosaico sobre Ortodoxia Integral

Pedro Lucas Dulci

No último dia 29 de novembro, aconteceu na Igreja Presbiteriana Maranatha, em Goiânia, o último Encontro do Movimento Mosaico de 2014. Além de tudo aquilo que está se tornando tradição nos eventos realizados pelo Mosaico – a qualidade da reflexão oferecida a um problema contemporâneo, a presença de músicos de altíssima qualidade (a banda Sarrafo), uma experiência de estética incrível e a prática da hospitalidade tipicamente cristã –, também contamos com a presença dos pastores Augustus Nicodemus Lopes e Paulo Borges Júnior. O que estava em jogo dessa vez no encontro era a necessidade de um equilíbrio teológico no Brasil que, ambos, acreditam vir através da percepção por meios dos discípulos de Cristo que a fé cristã ortodoxa, necessariamente, desdobra-se em uma prática de vida integral.
Ainda que a temática, bem como sua resposta, possam parecer sem nenhuma novidade, não é esse o caso. Sabemos que no atual cenário cristão brasileiro, multiplicam-se novos métodos de crescimento de igrejas, modismos evangélicos e todo tipo de invencionice de líderes criativos – para não dizer o pior. Em um ambiente como esse, reafirmar que a mais tradicional doutrina protestante, deixada pelos reformadores, levará, necessariamente, seus seguidores à promoção de justiça em todas as esferas do mundo, é, no mínimo, algo ousado. No entanto, mesmo que seja ousado, não é sem propósito. O que estava no centro das duas exposições feitas no Encontro Mosaico é a certeza de que o cerne do problema teológico brasileiro não se trata de uma questão de mudar os referenciais teológicos, mas de transformar nossa consciência de missão à luz das Escrituras.
Quanto a isso, o rev. Nicodemus incumbiu-se de mostrar a proficuidade da ortodoxia cristã, através da exemplaridade de João Calvino, enquanto o pr. Paulo Júnior insistiu na necessidade de cada cristão se esforçar em manifestar sua fé para além de si mesmo. O ponto de encontro dessas duas exposições foi o emprenho pelo relacionamento. Ambos mostraram que na história da cristandade, só conseguirmos ser ortodoxos e integrais quando compreendermos que nossa espiritualidade precisava transpor os muros da nossa vida privada e transformar a realidade ao nosso redor. Isso só poderia ser feito com uma compreensão relacional da dinâmica do Espírito Santo através de nós. Não é sem motivo que, todas as vezes que as Escrituras falam do enchimento, do fruto e da plenitude do Espírito, elas fazem através de termos que se referem à interação entre indivíduos, e nunca somente sobre a particularidade de uma pessoa. Somos constantemente conclamados amar, perdoar, pacificar, agir com bondade, etc.
Em outras palavras, o Encontro Mosaico sobre Ortodoxia Integral nos leva a pensar que o equilíbrio teológico brasileiro, isto é, algo que parece ser meramente uma questão teórica, na verdade é um problema eminentemente prático, e que envolve todos nós. Trata-se, uma vez mais, de buscarmos o equilíbrio através da disposição de nos desgastarmos em relacionamento com todos aqueles que nos circundam, manifestando o poder transformador do Espírito Santo no meio de nós.



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.