A Caderneta Eletrónica na relação Escola-Família: Perceções dos Professores e Encarregados de Educação | The Electronic Booklet in the School Family relationship: Perceptions of Teachers and Guardians

Share Embed


Descrição do Produto

A Caderneta Eletrónica na relação Escola-Família: Perceções dos Professores e Encarregados de Educação The Electronic Booklet in the School Family relationship: Perceptions of Teachers and Guardians António Abreu Instituto Politécnico do Porto, ISCAP- Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [email protected]

Manuel Pérez Cota

Álvaro Rocha

Universidade de Vigo [email protected]

Universidade de Coimbra, Departamento de Engenharia Informática [email protected]

Resumo - Este artigo apresenta a primeira fase de um trabalho de investigação, cujo objetivo é introduzir uma nova forma de colaboração e comunicação entre a escola e a família, através de uma Caderneta Eletrónica (CE). Procurou-se identificar, através de questionário, as perceções dos Professores e Encarregados de Educação relativamente à adoção de uma CE. Ambos os grupos salientaram a importância da comunicação entre a escola e a família e manifestaram interesse na CE, enquanto instrumento comunicacional.

A escola deve usar os recursos tecnológicos para desenvolver novas formas de comunicação entre a escola e a família [3] [4] [20] [26] [27] [28] [32], daí se falar na CE [14] [15] [16] [17] [18] [21] [33].

Palavras-chave: Escola; Família; Colaboração escola-família; Comunicação; Caderneta Eletrónica.

Para facilitar a comunicação [18] [20], surgiu a necessidade de tornar a CT, num instrumento mais dinâmico e atrativo para a família e para a escola, o que poderá ser concretizado com recurso à CE.

Abstract This article presents the first phase of a research project whose goal is to introduce a new form of collaboration and communication between the school and the family through an Electronic Booklet (EB). We sought to identify through a questionnaire the perceptions of teachers and Guardians regarding the adoption of an EB. Both groups stressed the importance of communication between school and family and expressed interest in the EB as a communication tool. Keywords: School; Family; Collaboration school-family; Communication; Electronic Booklet.

I.

INTRODUÇÃO

O presente estudo, com implicações na comunicação, gestão e divulgação da informação em ambiente digital, reveste-se de significado e interesse. Procura-se dar um contributo no que se refere à comunicação entre a escola e a Família, desenvolvendo uma Caderneta Eletrónica (CE). Efetivamente a revolução tecnológica implicou mudanças na sociedade [1] [11] [12] [13] [14] [19] [20] [32] e nas formas de comunicação que ultrapassa as barreiras do espaço e do tempo [6] [7] [25] [31].

Presentemente para essa comunicação, recorre-se à Caderneta tradicional do aluno em papel (CT) que não constitui um meio mais direto de contacto, pois requer o recurso ao aluno e, por outro lado limita o conteúdo comunicacional [21].

Procuramos desenvolver um estudo que tem como ponto de partida três questões de investigação: A comunicação entre escola-família é fundamental no processo de ensino-aprendizagem? A CT é um instrumento fundamental na comunicação escola-família? A CE potencia e melhora a comunicação escolafamília? O estudo envolveu três fases. Na primeira fase, sobre a qual incide este artigo, desenvolveu-se um estudo sobre a exequibilidade da adoção da CE na relação escola-família através das perceções dos Encarregados de Educação e Professores. II.

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO

Nesta fase do estudo, socorremo-nos do método de pesquisa por inquérito, dado ser um método viável e desejável no âmbito do universo escolar, para além de gerar medidas precisas e confiáveis que permitam análise estatística [6]. O instrumento usado foi o questionário que ficou constituído por duas partes: a primeira parte relativa à caraterização da

CISTI 2015 | 999

amostra e a segunda correspondente ao questionário propriamente dito, que, por sua vez integrou a parte B, referente à Caderneta do aluno e a parte C relativa à nclusão de itens numa Caderneta Eletrónica . Foi usada uma escala ordinal do tipo Likert com cinco alternativas de resposta Para esta investigação formularam-se as seguintes hipóteses: H1: A comunidade educativa valoriza a comunicação entre a escola e a família; H2: A CT é um instrumento fundamental na comunicação escola-família; H3: A CE potencia a comunicação entre a escola e a família. Foi realizado um pré-teste junto de trinta Professores e Encarregados de Educação para clarificar e validar o questionário. Uma vez que não ofereceu dúvidas passou-se à fase da distribuição dos questionários em papel e on-line pelas escolas e agrupamento de escolas participantes, tendo em conta a disponibilidade da forma de responder pelos participantes no estudo e de acordo com a opção dos Diretores de escola. Realizou-se um inquérito por questionário em escolas e agrupamentos de escolas de ensino cooperativo/privado e público do norte, cento e sul do país, entre 17 de novembro de 2013 e 8 de março de 2014. Através de reunião informal foi explicado aos diretores de escola os objetivos do estudo e todo o processo na realização dos questionários, cabendo depois a estes e aos responsáveis dos agrupamentos de escola explicar aos Professores, Diretores de Turma e aos elementos das associações de pais e Encarregados de Educação o objetivo da investigação e explicar como poderiam participar. Os dados obtidos foram tratados com recurso ao programa informático SPSS, versão 20. Para além da análise descritiva dos dados, procedeu-se a uma análise correlacional, pelo cruzamento de algumas das variáveis que integravam o questionário, no sentido de encontrar resposta para as três hipóteses de investigação formuladas [22]. Foram também utilizadas as medidas de dispersão absoluta (desvio padrão) e relativa (coeficiente de variação), úteis para se descrever a variação observada nos valores de um conjunto e informar sobre a homogeneidade. Sendo que quanto menor forem, (
Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.