A Cidadania através da literacia matemática

July 23, 2017 | Autor: Alice Faro e Santos | Categoria: Mathematics Education, Critical Pedagogy, Critical Mathematics Education
Share Embed


Descrição do Produto

3.º CONGRESSO

Literacia, Media e Cidadania

A CIDADANIA ATRAVÉS DA LITERACIA MATEMÁTICA Alice Patrícia Lopes Faro e Santos

Pavilhão do Conhecimento - Lisboa abril de 2015

Linhas Orientadoras da Educação para a Cidadania* - A prática de cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo que apela à reflexão e à ação

sobre os problemas sentidos por cada um e pela

sociedade. - O exercício da cidadania implica uma tomada de consciência por parte de cada

indivíduo e cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social. - A escola constitui um importante contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade, que envolvem

diferentes dimensões da educação para a cidadania. * Direção Geral da Educação (Currículo e Programas Educação para a Cidadania)

Educação para os Media* Processo pedagógico que procura capacitar os cidadãos para viverem de forma crítica e interventiva a “ecologia comunicacional”. No tema Liberdade e Ética, Direitos e Deveres, um dos resultados de

aprendizagem esperado é que os alunos compreendam que um cidadão mais informado está mais preparado para tomar decisões e para participar numa sociedade democrática.

* Dimensões / Áreas temáticas

Trinómio Educação, Cidadania e Media Repensar criticamente as relações entre educação e cidadania é tanto mais

necessário quanto o novo cânone remete a educação para uma função meramente adaptativa e a cidadania para um modelo de mercado de liberdades, estritamente económicas, dos consumidores. Lima, L. ( 2005 )

Não é necessário saber ler e escrever para escutar a rádio a transístores ou olhar a televisão e receber a mensagem quotidiana que ensina a aceitar o domínio do mais

forte e confundir a personalidade com um automóvel, a dignidade com um cigarro e a felicidade com uma salsicha. Galeano, E. (1975)

Cidadania

Desenvolvimento

Pensamento

sentido moral

crítico

Educação

Matemática

Equidade e inclusão social

Democracia

A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA  Dados oficiais mostram, através dos resultados dos alunos portugueses, que

persistem continuamente as dificuldades em várias vertentes, nomeadamente no desenvolvimento de raciocínios lógico-dedutivos e na resolução de problemas.  Vários relatórios, provenientes do próprio ME reconheceram a disciplina de

Matemática como um fator determinante de insucesso e até de exclusão escolar.  Possíveis fatores:  Achar que a Matemática não serve para nada é talvez dos aspetos mais

negativos do insucesso da disciplina; sendo simultaneamente um forte contributo o ser incapaz de usar ideias e representações matemáticas para lidar com situações do dia a dia. Ponte (2003).

 A falta de qualidade de um clima educativo pode também traduzir-se num sinal de insucesso escolar. As desigualdades sociais levam a desigualdades escolares e estas propiciam as desigualdades sociais. Benavente (1990b)

A PEDAGOGIA CRÍTICA EM SALA DE AULA * Um meio para os alunos aprofundarem a compreensão dos contextos sociopolíticos dos quais fazem parte. * Valoriza o desenvolvimento do poder matemático através da dedução de generalizações matemáticas, da compreensão conceptual, da exploração de problemas com múltiplas soluções. * Pretende-se que os alunos entendam a matemática não como uma série de regras e leis desconexas, com tendência à mecanização, mas como uma poderosa e útil ferramenta analítica, relevante para a compreensão de fenómenos complexos do mundo real. Atividade “Usar os números para descrever o mundo” “A educação matemática deve servir o propósito da “libertação da opressão” e o ensino deve ser o veículo para a emancipação e mudança social.” Gutstein (2006)

A EDUCACÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DA MODELAÇÃO DO REAL

Para Ponte (2002) a capacidade de utilizar conhecimentos matemáticos na resolução de problemas da vida quotidiana – em especial, conhecimentos ligados aos números e operações numéricas – e a capacidade de interpretar informação estatística são reconhecidas como aspectos fundamentais da literacia do cidadão da sociedade moderna.

Objetivos pedagógicos: - Ler o mundo com a matemática; - Escrever o mundo com a matemática; - Desenvolver identidades culturais e sociais positivas Para ler o mundo com a matemática pode-se começar por dissecar e desconstruir as mensagens veiculadas pelos meios de comunicação (media) e usar a matemática para analisar fenómenos, tanto em casos próximos como num mundo social mais amplo .

Atividade Usar os números para descrever o mundo Analisa a seguinte tabela salarial mensal dos trabalhadores EDP relativa ao ano 2012.

Tendo em conta que o índice BR corresponde a técnicos, o índice das letras corresponde a engenheiros e que o valor da atribuição de um prémio anual, para todos os trabalhadores, é de 173 €. Determina:

1.

o ganho anual de um técnico que esteja na BR 13, considerando unicamente o vencimento ilíquido.

2.

determina o ganho mensal de um engenheiro cujo salário corresponda à letra J, incluindo o subsídio de alimentação e o prémio anual.

Lê a seguinte notícia: “O presidente executivo da EDP, António Mexia, recebeu 1,2 milhões de euros em 2012, a que se soma o prémio plurianual relativo ao mandato dos três anos anteriores, num total de 3,1 milhões de euros, segundo a EDP” Fonte: Jornal Público

3.

Quanto ganhou por dia o presidente da EDP, no ano de 2012, incluído o prémio plurianual?

4.

Sabendo que o Salário Mínimo em Portugal, em 2012, foi 485 euros, quantas vezes mais ganha António Mexia que um trabalhador com o salário mínimo, mensalmente?

5.

Representa graficamente o ganho, por hora, dos tralhadores da EDP, em 2012, e de um trabalhador cujo salário corresponda ao Salário Mínimo Nacional. Nota: Considera e utiliza apenas o ganho de cada um dos seguintes trabalhadores da EDP: BR2, BR 21, Letra N e o presidente da

empresa.

Uma turma de 8.º Ano de PCA aprende um pouco de

matemática do mundo real Com a resolução destes problemas ligados à vida real, e no qual os cálculos foram parte integrante para a sua compreensão, conseguiuse atingir objetivos gerais tais como: (i) diferenciar o currículo; (ii) criar um currículo interdisciplinar; (iii) desenvolver a aprendizagem de uma forma contextualizada; (iv) aumentar a literacia matemática, através do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade para resolver problemas; (v) facilitar o envolvimento dos alunos nas aulas.

O

professor

deve

É indispensável a criação de

No intento de aplicar assuntos da

comprometer-se

um ambiente de trabalho

realidade social e retratados pelos

ativamente não só na

estimulante e que valorize o

media, junto dos alunos, consegui

promoção e sucesso

contributo

verificar que os seus interesses e

das

aprendizagens

sendo que, a modelação

competências

mas

também

matemática surge aqui como

significativamente.

no

desenvolvimento

integral

de

uma

cada

de

forte

cada

um,

aliada

à

construção desse ambiente.

aluno.

A

literacia

matemática

é

imprescindível

ao

aprofundamento e à compreensão dos contextos sociopolíticos dos quais fazemos parte e cujo desenvolvimento pode ser conseguido a partir da articulação de três vetores dominantes cidadania, media e resolução de problemas.

aumentaram

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.