A construcao de um passado pre colonial uma breve historia da arqueologia do Brasil

June 8, 2017 | Autor: Kayo Fonseca | Categoria: Resumo
Share Embed


Descrição do Produto

BARRETO, C. 2000. A construção de um passado pré-colonial: uma breve história da arqueologia do Brasil. Dossiê Antes de Cabral: Arqueologia Brasileira, Revista da USP, São Paulo. 44: 32-51.
Por Kayo Fonseca

Há mais de 500 anos materiais dos antigos habitantes do Brasil são encontrados, esses achados têm sido estudados e interpretados, e visão do europeu branco pesquisando sobre o exótico e desconhecido perdurou até os se institucionalizar uma arqueologia científica nos museus e centros acadêmicos no século XIX. Sendo um movimento de valorização dos indígenas, como os movimentos nativistas, romântico e mais a frente o modernismo.
Durante o a segunda metade do século XVIII e inicio do XIX muitas foram às expedições que se lançaram no Brasil por estrangeiros, com o objetivo de exploração mais sistemática do território nacional. Esses naturalistas, geralmente franceses e alemães, embasados no cientificismo iluminista esses pesquisadores tinham como objetivo a descrição cientifica da fauna e flora brasileira, marcado pelo crescente interesse na etnologia, muitas teorias foram formuladas com tentativa de se descobrir a origem desses povos que aqui estavam se baseado em boa medidas baseando em evidências arqueológicas, principalmente essas expedições criou um clico de viajantes na Amazônia, como a La Condamine (1745), Franz Keller-Leusinger (1784) e Alexandre Rodrigues Ferreira (1785-1790). Tais expedições e outras um pouco mais recentes deram inicio a uma tradição de expedições estrangeiras mais voltadas para a Arqueologia, sendo que mesmo atualmente isso a Amazônia ainda e palco de grande interesse de arqueólogos estrangeiros.
Uma viajem que teve grande repercussão foi a viagem de Alexandre von Humboldt (1799-1903), que registrou vários importantes sítios arqueológicos. Sendo ele a propor a primeira teoria da origem das populações americanas baseando-se em observações antropológicas. Sugerindo uma origem asiática únicas dessas populações. Mas o Humboldt foi impedido pelo governo brasileiro de entrar em território brasileiro, por promulgar ideias e teorias que iam contra os interesses da Coroa tentando impedir as ideias que fortalece o incipiente nativo brasileiro.
Von Martius foi outro explorador que no início do século XIX se dedicou principalmente a etnologia e arqueologia indígena, se preocupando com a origem dos povos indígenas brasileiros.
Outro grande explorador dessa fase 'pré-histórica' da arqueologia brasileira foi Peter Wilhem Lund, em que suas teorias até hoje tem revolucionado sobre a ocupação antiga do nosso território

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.