A diferença entre a Estrutura do Projecto de Pesquisa e da Monografia Científica

June 23, 2017 | Autor: Jaime Jose Henriques | Categoria: Metodologias de Pesquisa
Share Embed


Descrição do Produto

A diferença entre a estrutura de um projecto de pesquisa e da monografia científica



Por: Jaime José Henriques (Licenciado em Ensino de História com Habilitações em Geografia pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação do Niassa)





c) Materiais e Métodos - O mesmo que metodologia; neste capítulo o autor debruça-se sobre a metodologia de investigação utilizada, indicando e descrevendo, com detalhe, os instrumentos, materiais e procedimentos adoptados para a recolha e processamento de dados.
Deve-se dar destaque aos autores de técnicas específicas que não sejam da autoria do investigador. No caso concreto de uso de instrumentação, esta deverá ser indicada com detalhes técnicos.
d) Resultados - Nesta parte, o autor apresenta e interpreta sucintamente os principais resultados do seu próprio trabalho. A forma de apresentação dos resultados dependerá da área científica. Normalmente, os resultados aparecem sob forma de tabelas, quadros, gráficos, diagramas, desenhos, fotografias, gravações em fitas electromagnéticas, mapas cartográficos, transcrições, extractos de textos, etc. Para evitar-se um número exagerado de tabelas e gráficos, alguns destes poderão constar dos anexos, devidamente enumerados e referidos ao longo do texto referente aos resultados.
3- Elementos Pós-Textuais
Nos elementos pós-textuais apresenta-se a bibliografia do trabalho, onde são indicadas todas as fontes referenciadas e que auxiliaram na materialização do trabalho.
Deverão constar também os Apêndices (são todos os documentos produzidos pelo autor e que sejam relevantes para o estudo, tais como Tabelas, gráficos, fotos/imagens, etc) bem como os Anexos (são os documentos não produzidos pelo autor, mas que sejam relevantes para o estudo, tais como Organigrama de uma instituição, o estatuto de determinada instituição, o regulamento interno, etc).
Em suma, a diferença entre a estrutura de um Projecto de Pesquisa e da Monografia Científica pode ser apresentada em três vertentes: A finalidade; A linguagem usada e a estrutura propriamente dita.
1- Quanto a Finalidade: um projecto de pesquisa tem a finalidade de planear uma pesquisa ou acção a ser realizada; institucionalmente, tem a função de fundamentar um pedido de fomento para pesquisa ou ingresso em um programa de Pós-Graduação. Enquanto que a Monografia Científica tem a finalidade de relatar os resultados de uma pesquisa ou acção realizada, além de compartilhar o conhecimento com a comunidade académica, textos monográficos são apresentados como exigência para obtenção de títulos académicos de graduação e Pós-Graduação.
2- Quanto a Linguagem: Num projecto de pesquisa o tempo verbal aparece no futuro (Exemplo: Este projecto pretende realizar…); ao passo que na Monografia Científica, o tempo verbal é expresso no pretérito (Exemplo: A presente pesquisa realizou, estudou, analisou, …).
3- Quanto a estrutura propriamente dita: Um projecto de pesquisa apresenta a seguinte estrutura, i) Introdução; ii) Tema; iii) Problema; iv) Hipóteses de Pesquisa; v) Justificativa; vi) Objectivos da pesquisa; vii) Referencial Teórico; viii) Metodologia; ix) Cronograma; x) Recursos/Orçamento. Enquanto que a Monografia Científica apresenta a seguinte estrutura:
Introdução (Apresenta os objectivos do estudo realizado, analisa a metodologia utilizada e a justificativa do estudo já feito);
Desenvolvimento (São os capítulos que apresentam os resultados do estudo já efectivado);
Conclusões (Relata os principais resultados obtidos com a pesquisa, arrolados com o que se pretendeu realizar.
Portanto, o Projecto de Pesquisa consiste em um planeamento de um trabalho científico a ser desenvolvido, enquanto que a Monografia Científica é o resultado do processo de investigação delineado pelo projecto.

Se qualquer viagem traz consigo uma sensação de novidade e de confronto com o desconhecido, a viagem do conhecimento depara-se adicionalmente com a inédita realidade de que o caminho da pesquisa deve ser construído a cada momento pelo próprio pesquisador. Um projecto de pesquisa é um roteiro que estabelece as etapas a serem cumpridas numa pesquisa; e uma monografia Científica é um documento que representa o resultado de um trabalho científico que aborda um problema de pesquisa. A estrutura de um projecto de pesquisa surge como guia para a monografia científica. A partir do projecto de pesquisa, criam-se bases para a consolidação de uma pesquisa científica que pode ser versada em uma monografia científica.

Num Projecto de Pesquisa, o pesquisador faz um planeamento de um trabalho científico a ser desenvolvido, e a Monografia Científica é o resultado do processo de investigação delineado pelo projecto.
Referências
COMISSÃO CENTRAL DE REFORMA CURRICULAR: Normas para Produção e Publicação de Trabalhos Científicos na Universidade Pedagógica. Maputo, 2009.
BARROS, José D'Assunção. O Projecto de Pesquisa em História: Da escolha do tema ao quadro teórico. 5ª Edição, Petrópolis: Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2009.
GONÇALVES, José A. Teixeira. Metodologia de Pesquisa: Diferenciando Projecto e Monografia. Brasil, 2011.
b) Revisão da Literatura - A função principal da revisão de literatura é estabelecer uma base científica para a formulação das hipóteses ou questões de investigação e fazer o enquadramento teórico do processo de desenvolvimento de um projecto de investigação em função da lógica predominante. A revisão da literatura serve igualmente para construir uma plataforma do conhecimento e ideias existentes sobre um determinado tema; identificar lacunas no conhecimento existente sobre um determinado tema; identificar outros investigadores que trabalham na mesma área de interesse; identificar informações que possam ser relevantes para o projecto que está a ser desenvolvido; identificar visões/perspectivas opostas em relação a um mesmo assunto; mostrar capacidade de aceder e sumarizar uma parte significante da investigação realizada na área; identificar métodos de investigação usados em projectos que se debruçaram sobre subtemas do mesmo tema geral e que possam ser usados no projecto que está a ser desenvolvido; desenvolver uma compreensão inicial sobre as metodologias e lógicas usadas na investigação de determinado tema.
e) Discussão – Nesta parte, que representa o coração do trabalho, o autor analisa os resultados, compara-os com os resultados de investigações anteriores, avalia o seu significado e elucida o leitor sobre determinados aspectos em discussão. Por isso, os autores podem optar por escrever um único capítulo, intitulado "Resultados e Discussão." Se o autor escrever o capítulo de "Discussão" depois do capítulo de "Resultados," terá de, inevitavelmente, referir-se aos dados apresentados no capítulo dos Resultados, o que originará algumas repetições.
f) Conclusões: As conclusões são apresentadas sob forma de teses sumárias, concisas e claras; as conclusões referem-se tanto ao que foi alcançado, como também ao que se poderia alcançar; trata-se de apresentar um balanço final sobre os objectivos, questões e hipóteses e metodologia do trabalho. No entanto, as conclusões não devem trazer novidades. No fim das conclusões, incluem-se recomendações principais que podem ser sobre outras pesquisas na mesma área. As recomendações podem ser concernentes tanto às novas questões como à metodologia de investigação.
b) Autor(es): a ordem em que o/s autor/es são alistados depende de dois factores: (1) querer se destacar o autor principal, ou então (2) querer-se simplesmente alistar de acordo com a ordem alfabética.


c) Agradecimentos: Agradece-se aos que ajudaram de modo relevante na realização do trabalho (em conselhos na construção de um aparelho, nas medições, na recolha de dados, na dactilografia ou digitalização do trabalho, etc.), às instituições, às organizações financiadoras, etc. Se a publicação resulta de uma investigação no âmbito de um trabalho para obtenção de um grau académico, é obrigatório que se agradeça ao supervisor.



d) Dedicatória: Homenagem ou dedicatória do trabalho à outras pessoas, como colegas, amigos, parentes.
e) Resumo: O resumo deve ser elaborado por forma a permitir a leitura e compreensão da matéria de investigação, das questões científicas, dos materiais e métodos, dos resultados, da discussão e das principais conclusões, sem que para tal o leitor tenha que recorrer ao trabalho inicial.

Estrutura do Projecto de Pesquisa
Um projecto de pesquisa é um roteiro que estabele as etapas a serem cumpridas numa pesquisa. Tem por objectivo, estabelecer o retrato de uma pesquisa em andamento; é um instrumento para o diálogo científico e académico; é um roteiro de trabalho ou instrumento do planeamento; é um instrumento direccionador de pesquisa e também é um instrumento para a elaboração de ideias. Possui a seguinte estrutura:


f) Palavras-chave: são as chamadas key words em Inglês; não ultrapassam o número de sete e reflectem claramente a matéria de publicação; palavras-chave estão separadas por vírgula.
g) Lista de figuras: Relação de figuras que constam no texto devendo constar o número, a legenda e a página.
h) Lista de tabelas: Relação de tabelas apresentadas no texto devendo constar o número, o título e a página.
Lista de abreviaturas e símbolos: Relação das abreviaturas e símbolos constantes no texto, acompanhados do seu respectivo significado.
2. Elementos Textuais
a) Introdução - A introdução serve para identificar e delimitar o tema e o objecto específico de investigação; mostrar a relevância do tema em relação ao actual estágio de investigação; (apresentar o paradigma anterior e actual); expor com clareza e concisão as questões científicas ou hipóteses que se levantam; definir os objectivos do trabalho e apresentar uma breve descrição da sua estrutura/ organização.
Deve estar intimamente relacionada ao "Quadro Teórico". As hipóteses também contribuem para definir a Metodologia que será empregada. Desta forma, as hipóteses preenchem um certo espaço entre a teoria e a metodologia de um Projeto de Pesquisa.

4. Justificativa
A justificativa ressalta a importância do problema a ser investigado. Esta responde a pergunta: Por que fazer? É uma pergunta importante, que interessa particularmente àqueles que irão decidir se o seu projecto deve prosseguir, se deve ser financiado, se pode ser aceite em um programa de pesquisa ou de Pós-Graduação.
5. Objectivos
Neste item refere-se ao que se quer com determinada pesquisa. Vincula-se ao estabelecimento de objectivos a atingir, ou seja, as finalidades a serem alcançadas. O objectivo geral corresponde ao resultado final do trabalho. Os objectivos específicos são





1- Tema
Neste item é apresentado o assunto abordado pela pesquisa. O tema do projecto não deve ser generalizado. É preciso delimitá-lo, não há como alcançar um objecto de estudo muito amplo. Delimitando o tema, o autor pode mostrar como se interessou pelo assunto. Na elaboração do tema, responde-se a pergunta o que fazer?

2. Problema
É precisamente aqui que o pesquisador deve esclarecer ao seu leitor qual é objecto de sua investigação ou da sua realização científica.
3. Hipóteses de Pesquisa

As hipóteses constituem o verdadeiro cerne da pesquisa do tipo "tese".


Uma hipótese corresponde a uma resposta (ou possibilidade de resposta) que se relaciona ao problema formulado.
que será feita. Escolhido o tipo de pesquisa, o autor fornece informações sobre as características do objecto de estudo, justificando a opção por ele.

8- Cronograma
O cronograma responde a pergunta: Quando fazer?. A escolha deve recair sobre datas exequíveis, possíveis de serem cumpridas. Há atividades que requerem prazos longos. Porém, se não houver tempo, é melhor redimensionar a pesquisa.

9- Recursos
A elaboração de um projecto de pesquisa custa algo para o pesquisador. Nesta parte do projecto, enquadram-se os recursos e aspectos orçamentais. O orçamento prevê recursos financeiros de: Material de consumo, Material permanente e Outros serviços.
Estrutura da Monografia Científica
A Monografia Científica É um documento que representa o resultado de um trabalho científico que aborda um problema de pesquisa, devidamente delimitado e desenvolvido com uma atitude científica. A Monografia é feita sob a orientação de um supervisor e visa a obtenção do grau de Licenciatura. Ela possui a seguinte estrutura:
1- Elementos preliminares ou pré-textuais
a) Título: O título de um trabalho científico deve abarcar o seu conteúdo de forma sumária e concisa; deve ser escrito na mesma língua do texto. As regras para o título são: um bom título é um pequeno resumo do trabalho.


resultados parciais, mas devem contribuir para que o objectivo geral seja efectivamente concretizado. Os objectivos respondem a pergunta: Por que fazer?.
6- Referencial Teórico
O referencial teórico é constituído pela teoria que fornece sustentação ao projecto como um todo e é elemento gerador do problema e da hipótese. Aqui remete-se a todo conjunto de possibilidades teóricas ou mesmo de visões de mundo que, pelo menos em parte o pesquisador já deve trazer consigo ao iniciar a sua viagem produtora de conhecimento. Busca concentrar verdadeiros alicerces mentais que nortearão as acções e as escolhas feitas pelo pesquisador.
7- Metodologia
Este é o passo onde se responde às indagações: que procedimentos serão executados? Como serão as técnicas de abordagem do objecto da pesquisa? Para expor a metodologia, primeiramente é necessário esclarecer qual é o tipo de pesquisa
Clique para editar o estilo

Clique para editar os estilos
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar os estilos
15-10-2015


15-10-2015


Clique para editar o estilo
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar os estilos
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Faça clique para editar o estilo
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
15-10-2015


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
15-10-2015



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.