A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE MASSIFICAÇÃO DO ESPORTE EM CUBA

May 27, 2017 | Autor: R. Calado de lima | Categoria: Cuba, Educação Física Escolar, Esportes, Massificação
Share Embed


Descrição do Produto

A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE MASSIFICAÇÃO DO ESPORTE EM CUBA Reginaldo Calado de Lima1 Antonio Carlos Monteiro de Miranda2 Bruna Solera3 Larissa Michelle Lara4

PALAVRAS-CHAVE: Educação física escolar; Esporte; Massificação; Cuba

INTRODUÇÃO Cuba é uma República socialista onde o Estado é responsável por orientar, fomentar e promover a educação, cultura e as ciências em suas mais diversas manifestações. Tomando o esporte como elemento da cultura cubana, seu acesso está garantido na constituição, mas nem sempre se deu dessa forma. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo apresentar aspectos do processo de massificação do esporte em Cuba. Para tanto, utilizou-se como estratégia metodológica a pesquisa de cunho bibliográfico. Antes da revolução de 1959 o esporte era prática seleta (OLIVEIRA e CARTIER, 2011). Superar o status de prática elitizada do esporte exigiu a implementação de um processo de massificação da prática esportiva. A massificação do esporte sugere o sucesso dos ideais revolucionários, mediante a proposta de que a revolução “deu certo”. Ainda de acordo com Oliveira e Cartier (2011) o esporte serviu em Cuba como instrumento dos anseios revolucionários, bem como meio de propaganda de uma nova ordem social que se estava construído.

ANÁLISES E DISCUSSÕES A revolução acarretou uma reestruturação social em Cuba, nesta senda, o processo de massificação exigiu que as esferas política e educacional passassem por readequação. O que outrora constituía-se prática seleta, passa a configurar direito referendado pela Constituição da República de Cuba de 24 de fevereiro de 1976, que em seu artigo 52 expressa que “ Toda pessoa tem direito à educação física, esporte e recreação. O gozo deste direito é garantido pela inclusão do ensino e prática da educação física e do desporto no currículo do sistema de educação nacional5”.

Para Córdova e Rodriguez (2015) uma das maiores riquezas na realidade desportiva em Cuba é justamente a garantia do acesso ao esporte como um direito de todo cidadão. A partir da constituição política se verifica a elaboração de uma estratégia de massificação do esporte que se vale da estrutura educacional do país, o ensino da cultura física ocorre por meio da educação física. Guardadas as devidas proporções, a cultura física é o equivalente brasileiro a área da educação física, enquanto que o termo educação física se refere ao componente curricular escolar. Existe em cuba uma tendência nacional para o esporte de alto rendimento, nesse contexto a educação física representa a base da pirâmide e figura no currículo em todos os níveis de escolaridade (MEDEIROS, 2009). Com o objetivo de efetivar o acesso ao esporte a toda população cubana, foi criado em 1961 o INDER - Instituto Nacional de Esporte, Educação Física e Recreação. Antes da criação do INDER as iniciativas referentes à educação física em Cuba ficaram a cargo do Ministério da Educação e do Ministério das Forças Armadas Revolucionárias, ou ainda de algumas organizações de massa (INDER, 1986). Para efetivação do projeto de massificação do esporte por intermédio da prática massiva da educação física no ambiente escolar, foi lançado em 1964 o “plano INDERMINED”, plano que promoveu a formação, por meio de cursos de curta duração, de 26.000 professores. Para Córdova e Rodriguez (2015) esta estratégia possibilitou o acesso de milhares de crianças à prática esportiva por meio da educação física no ambiente escolar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao propormos como objetivo apresentar aspectos do processo de massificação do esporte em Cuba é possível constatar, a relevância da educação física. Verificamos que o esporte em Cuba passou de uma prática reservada a poucos, para uma tendência nacional de realização em alto nível, e que essa mudança passou necessariamente pelo âmbito escolar. Inferimos ainda que o desenvolvimento estrutural da educação física cubana teve por objetivo atender ao anseio de massificação do esporte.

REFERÊNCIAS CÓRDOVA, Beatriz Sánchez; RODRÍGUES, Gloria Barroso. La formación del profesional de la cultura física y el deporte: experiencia cubana. In: SILVA, Ana Márcia; BEDOYA, Victor Molina. Formação profissional em Educação Física na América Latina: Encontros, Diversidades e Desafios. Jundiaí: Paco editorial, 2015. p. 119 – 148. CUBA. Constitucion (1976) Constitucion de la Republica de Cuba. Disponível em: http://www.cuba.cu/gobierno/cuba.htm Acesso em: 21 mar. 2016.

2

INDER. Mensage deportivo. Número especial. Mayo de 1986. Cuba MEDEIROS, Mara. Socialismo e Educação Física. Estudos, v. 36, n. 9/10, p. 941-957, set/out. 2009. Disponível em: http://seer.ucg.br/index.php/estudos/article/viewFile/1168/811 Acesso em: 21 mar. 2016. OLIVEIRA, Carolina Machado de; CARTIER, Eduardo. Educação Física e Revolução cubana. Fiep bulletin, v.81, Special edition, 2011. Disponível em: http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/215 Acesso em:21 mar. 2016. 1 Doutorando, Participante do Grupo de Pesquisa Panorama da Educação Física Escolar latino-americana: dimensões da cultura e qualidade na educação, Universidade Estadual de MaringáUEM. [email protected] 2Doutor em Educação Física, Participante do Grupo de Pesquisa Panorama da Educação Física Escolar latino-americana: dimensões da cultura e qualidade na educação, Universidade estadual de Maringá-UEM. [email protected] 3 Mestranda, Participante do Grupo de Pesquisa Panorama da Educação Física Escolar latinoamericana: dimensões da cultura e qualidade na educação, Universidade Estadual de MaringáUEM. [email protected] 4 Doutora, professora do Departamento de Educação Física. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Panorama da Educação Física Escolar latino-americana: dimensões da cultura e qualidade na educação-Universidade Estadual de Maringá-UEM. [email protected] 5 Artículo 52o.- Todos tienen derecho a la educación física, al deporte y a la recreación. El disfrute de este derecho está garantizado por la inclusión de la enseñanza y práctica de la educación física y el deporte en los planes de estudio del sistema nacional de educación; y por la amplitud de la instrucción y los medios puestos a disposición del pueblo, que facilitan la práctica masiva del deporte y la recreación.

3

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.