A entrada em Leiria de D. João Cosme da Cunha, bispo de Leiria

Share Embed


Descrição do Produto

EstóriasdanossaHistória Ricardo Charters dAzevedo

A entrada de D. João Cosme da Cunha em Leiria I D. João Cosme da Cunha, cujo nome religioso era o de João de Nossa Senhora da Porta, foi nomeado bispo de Leiria por D. João V, a 19 de novembro de 1745. Logo que o mestre Escola da Sé de Leiria e o seu cabido souberam da notícia mandaram "cumprimentar Sua Excel. e pôr aos seus pés a sua devida e sincera obediência" pelo Rev. Doutor Alexandre de Almeida Pacheco, que foi ao mosteiro de S. Vicente dos cónegos Regulares de Santo Agostinho, onde D. João Cosme de Távora estava residente, num "coche rico, com seus caudatários e a comitiva de vários homens a pé, grave e ricamente vestidos executando esta função com magnificência e acerto". O novo bispo de Leiria foi sagrado a 29 de junho de 1746 na Patriarcal, mas a sua entrada na cidade de Leiria realiza-se somente a 5 de outubro de 1746. O novo bispo sai de Lisboa no dia 26 de setembro, acompanhando D. João V na sua deslocação que fez à vila das Caldas, onde foi a banhos. Permaneceu naquela localidade por oito dias, partindo para Leiria a 4 de outubro. Jantou em Pataias, primeiro lugar do seu bispado, e pelas quatro horas da tarde chegou aos Fomos da Cal (Pataias) a uma légua de distância de Leiria, onde era aguardado pelo provisor, pelo vigário geral e pelo juiz eclesiástico. Depois, e ainda antes de entrar na cidade, foi aguardado pela justiça e nobreza da cidade no lugar dos Parceiros, a meia légua de Leiria. Perto das cinco horas e meia da tarde chegou à Igreja da Encarnação, local onde passou a noite "nas casas que tinham prevenido" e arranjado para o efeito, tendo ido ao seu encontro em grande número o Cabido, a Nobreza, Comunidades e confrarias, "ostentando muito luzimento" .

\Jomal de Leiria 2 de Fevereiro de 2017

"Onovo bispo de Lema foi sagradoa29 de junho de 1746 na Patriarcal. mas a sua entrada na cidade de Leiria realiza-se somente a 5 de outubro de 1746"

No dia 5, partiu dos Parceiros para proceder à sua Entrada. Substituiu a sua capa de viagem pela capa e montado num "cavalo branco com arreios da mesma cor e fivelões dourados, como eram os estribos, revestindo pontificalmente com alva e estola, cruz, anel e capa pluvial". Miguel Luís da Silva Ataíde e Costa e o brigadeiro Pedro de Sousa de Castelo-Branco, ambos fidalgos bem conhecidos, pegavam no fiador e cauda

respetivamente, e "montados em formosos cavalos ricamente ajaezados, com outros à destra", acompanhavam. À porta da cidade, que "estava magnífica e primorosamente armada, distinguindo-se nos adornos os frontispícios das casas do brigadeiro Pedro de Sousa Castelo-Branco, as de Miguel Luís da Silva Ataíde da Costa e as de Alberto Homem Spínola de Vasconcelos", a -comítiva parou tendo, o bispo, sido recebido pelo senado da Câmara. Ao chegar a este ponto o bispo apeou-se da sua montada e colocou-se de joelhos sobre uma alcatifa, beijando a cruz que lhe foi apresentada pelo Deão paramentado pelos cónegos assistentes e sentando-se depois num trono. O vereador mais velho, que neste caso foi Gregório Cernache de Noronha, leu um discurso de boas vindas. Seguidamente, procedeu-se à entrega das chaves da cidade, ocasião plena de simbolismo pois "as chaves abriam não só as portas da cidade, como também os corações dos fieis". Seguidamente, a comitiva seguiu para a Sé. A cerimónia prosseguiu com a entrada na Sé acompanhado pelo "Te Deum Laudamus". Debaixo do palio, em que seguia desde que entrara na cidade, o novo bispo dirigiu-se à capela do Santíssimo Sacramento e após realizar uma breve oração, encaminhou-se para a Capela-mor onde se sentou num trono que se encontrava debaixo de um dossel, tendo-se seguido o beija mão por parte do cabido. Tinham sido decretadas "3 noites de luminárias e iluminações engenhosas". As janelas deviam estar cheias de velas e lanternas de azeite a nas ruas teria havido "barris de graxa" a arder. Deve ter havido festa rija!

Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.