A epistemologia e seus desafios

June 7, 2017 | Autor: Gisiela Klein | Categoria: Epistemologia, Japiassu Interdisciplinaridade
Share Embed


Descrição do Produto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECÔNOMICAS – ESAG
PROGRAMA ACADÊMICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO


Disciplina: Epistemologia da Ciência em Administração
Turma: 2015
Professor: Mauricio C. Serafim
Discente: Gisiela Hasse Klein
Aula: A epistemologia e seus desafios
Obra estudada: JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. São Paulo: Francisco Alves, 1991. pp. 12-38.


Sobre o que é o livro?
Trata-se de uma tentativa de conceituar a epistemologia contemporânea. O autor esclarece alguns conceitos como saber, ciência e epistemologia, além de explorar os entendimentos existentes sobre filosofia das ciências, história das ciências, psicologia das ciências e sociologia do conhecimento. O professor Japiassu conclui que é preciso tratar a epistemologia como ramo do saber sem desconsiderar o que há de comum com outras disciplinas.

O que está sendo dito, de modo detalhado, e como está sendo dito?
Primeiramente, o professor nos apresenta os conceitos básicos de saber, ciência e epistemologia. Saber seria o conjunto de conhecimentos metodicamente adquiridos, sistematicamente organizados e susceptíveis de serem transmitidos por um processo pedagógico de ensino. São exemplos de saberes a filosofia (racional) e a teologia (religioso). Já a ciência é conceituada por Japiassu como um conjunto de aquisições intelectuais das matemáticas e das disciplinas de investigação do dado natural e empírico. Para o autor, a ciência faz uso da matemática ou da matematização. Epistemologia, por sua vez, seria o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências. Etimologicamente, a palavra significa discurso (logos) sobre a ciência (episteme).
Na segunda parte, Japiassu tenta responder o que é epistemologia partindo dos conceitos de filosofia das ciências, história das ciências, psicologia das ciências e sociologia do conhecimento. Por filosofia da ciência o autor conclui que trata-se do trabalho desenvolvido pelos filósofos que tentam construir uma teoria do conhecimento, refletindo sobre o que fazem. A história das ciências seria o trabalho de analisar como as noções, atitudes ou os métodos ultrapassados foram, em sua época, um "ultrapassatempo". A diferença entre o historiador das ciências e o epistemólogo é que o primeiro toma as ideias como fatos e o segundo, os fatos com ideias. A psicologia das ciências tenta entender como se articulam as diferentes etapas do conhecimento, desde a infância até a ciência dos adultos, associando estreitamente a análise lógica à análise psicológica. Por fim, a sociologia do conhecimento assume que o conhecimento não é uma construção autônoma e individual, mas uma atividade social, inserida em determinado contexto sociocultural. O conhecimento seria sempre tributário de um pano de fundo ideológico ou filosófico. Também seria tributário da religião, da economia, da política e de outros fatores extra científicos.
Por fim, Japiassu conclui que é preciso conferir à epistemologia uma estrutura e um desenvolvimento específico enquanto ramo do saber sem, no entanto, prescindir daquilo que tem em comum com outras disciplinas. Para o professor, a epistemologia serve para designar, quer uma teoria geral do conhecimento, quer estudos mais restritos sobre a gênese e a estrutura das ciências, quer uma análise lógica da linguagem científica, quer o exame das condições reais de produção dos conhecimentos científicos.

O livro é verdadeiro? Todo ele ou somente parte dele?
Na minha avaliação, o livro é verdadeiro, mas fiquei com a sensação de inconcluso. Os conceitos apresentados pedem um estudo mais aprofundado e contextualizado. Creio que o livro seja exatamente o que diz o título: Introdução ao pensamento epistemológico. Ao final da leitura, fica a sensação de uma necessidade de mais leitura sobre o assunto. Logo, se tomarmos o título como parâmetro para analisar a honestidade do livro, ele é sim muito verdadeiro.

E então? Qual a importância do livro para mim?
O livro me apresentou alguns conceitos básicos que serão de extrema relevância para o
início de meus estudos no Mestrado Acadêmico. Será necessário, no entanto, aprofundar a leitura. O professor Japiassu foi bastante didático na exposição de conceitos complexos como saber e ciência, além de sistematizar o entendimento de filosofia, história e psicologia das ciências e sociologia do conhecimento. A partir dessa leitura, poderei, agora, seguir com textos mais complexos.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.