A Fauna Medieval de Penedo dos Mouros

May 30, 2017 | Autor: Vera Pereira | Categoria: Zooarchaeology, Medieval Archaeology, Late medieval Portugal
Share Embed


Descrição do Produto

Do Império ao Reino. Viseu e o território (séculos IV a XI)

A f a u n a me d i e v a l d o Pe n e d o d o s M o u ro s Vera Pereira Universidade de Coimbra | CEAACP

Vista de nordeste do Penedo dos Mouros.

O sítio arqueológico do Penedo dos Mouros (Arcozelo, Gouveia) teve duas ocupações distintas, separadas no espaço e no tempo, datáveis do Neolítico Antigo e da Alta Idade Média. O presente estudo reporta-se à análise da coleção faunística recuperada nos contextos arqueológicos medievais, estando os restos neolíticos em vias de publicação. O conjunto faunístico compreende um número muito reduzido de elementos ósseos: somente 88 restos recuperados, dos quais apenas 45 (51%) permitiram identificação taxonómica. Apesar da pequenez do conjunto, esta análise procurou determinar os táxones presentes (até à espécie, sempre que possível), a parte do esqueleto representada e os fenómenos pós-deposicionais observáveis. Neste trabalho foi ainda consultada a coleção osteológica de referência do Laboratório de Arqueociências da Direcção-Geral do Património Cultural.

13%

Elemento Crânio Maxila Mandíbula Dente Hióide Úmero Metatarso NRD NMI

Mamíferos Cão Suíno 30 1 3 3 1

34 1

Ovelha/Cabra

2 1 2 1 6 1

4 1 Anfíbios

Elemento Escápula NRD NMI

Sapo 1 1 1

Os mamíferos dominam claramente a amostra, com 98% dos restos determinados taxonomicamente. O táxon mais abundante em termos de número de restos determinados é o cão doméstico (Canis familiaris), com 34 elementos (75,5%), mas pertencentes a um único indivíduo. A morfologia do crânio e dos dentes indicam um cão de grande porte, provavelmente próximo da atual raça Cão da Serra da Estrela.

2%

Os ovinos e/ou caprinos contam com 6 restos identificados (13%), correspondentes a um número mínimo de um indivíduo. Registam-se ainda suínos (Sus sp.), com 4 fragmentos (9%), também correspondentes a um indivíduo. Por fim, reconheceu-se uma escápula de sapo (Bufo sp.), único elemento de anfíbio da amostra.

9%

76% Cão Suíno Ovelha/Cabra

Apesar da diminuta dimensão, este conjunto osteológico abre uma janela para o conhecimento da economia pastoril da região em tempos medievos.

Sapo Percentagem do Número de Restos Determinados (NRD), por espécie/família.

Bibliografia: Schmid, E. (1972) - Atlas of Animal Bones. London: Elsevier Publishing Company. Von den Driesch, A. (1976) - A guide to the measurement of animal bones from archaeological sites. Cambridge, MA: Peabody Museum Press / Harvard University.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.